Confira essas dicas e saia feliz com seu carro novo.
Carro novo na garagem, parece que até o olhar do vizinho vai arranhar a pintura. Cuidado para não bater a porta, limpar os pés antes de entrar, toda hora vai para o lava a jato. Mas será que é isso mesmo, que esses são os cuidados certos para quem acabou de comprar o carro? Sim, porque, vamos ser sinceros: carro novo a gente pensa muito na aparência, mas às vezes esquece coisas muito mais importantes. Antes de comprar também valem algumas dicas para escolher bem, então veja os cuidados que você deve ter para deixar seu carro mais novo por mais tempo.
Modelo e preço
Nada como a emoção de ter seu primeiro carro, o sentimento de independência e de maturidade por ter um símbolo da vida adulta se misturam. Mas na hora de comprar é preciso ficar de olho em alguns itens para depois toda essa felicidade não se tornar uma tremenda dor de cabeça. Gostou do modelo, o preço cabe no seu bolso? Peça para fazer um test drive, afinal o carro já deve ter rodado um bocado por aí e você deve sentir como ele se comporta. Preste atenção em volantes tremendo ou puxando, no barulho dos freios e do motor.
Não tenha vergonha de ficar de olho nos detalhes: a lataria merece atenção para você ver se não há emendas ou amassados que denunciem uma batida, dê uma olhada no chão debaixo do motor com ele ligado para ver se não há nada pingando, tire os tapetes para ver como está o estado do assoalho do veículo, Para isso apalpe com as mãos por cima do carpete para descobrir furos ou pontos macios. Se puder, leve um mecânico de confiança.
Bonito, mas será que é o ideal?
Tudo certo com o carro, além de lindo e confortável está em ótimo estado. Mas será que ele é o ideal para as suas necessidades? Leve em consideração fatores como o consumo do carro, o valor do IPVA, o modelo (os que já saíram de linha são mais baratos porque a manutenção e a substituição de peças fica cada vez mais difícil, desvalorizando mais ainda o valor na revenda), o tamanho.
Mantenha seu carro em segurança
A segurança do carro é um item essencial, afinal ele é um investimento monetário e afetivo. Proteja-o da chuva e do sol procurando guarda-lo em sempre garagem coberta, mas se não tiver invista em uma capa para carros Dá trabalho colocar e tirar todo dia, mas use-a pelo menos quando ele for ficar parado mais tempo.
Confira toda a documentação
Pode parecer óbvio, mas na excitação de comprar o carro muita gente acaba deixando passar detalhes como multas, impostos atrasados ou falta de vistoria. Antes de fechar negócio pegue o número do renavam e faça uma busca pela internet no site do Detran ou com um despachante online. Isso pode até gerar algum gasto, mas com certeza será bem menor do que se houver uma penca de multas atrasadas, por exemplo.
Nesse caso o antigo dono é o responsável, mas nem sempre é fácil fazê-lo pagar depois que o carro é vendido. Aí o jeito é abrir um processo no Detran pedindo a retirada das multas com base na data do documento de compra do carro.
Faça logo a transferência para não andar com o carro irregular. Hoje em dia esse serviço é bastante simplificado e você não precisa pagar despachante se não quiser. Basta ligar para o Detran e agendar a sua transferência.
Proteja seu carro contra roubo, furto, batidas e colisões com um bom seguro auto. Escolha um que ofereça tenha opcionais de serviços 24 horas para o caso de a bateria arriar, ou reboque por exemplo.
E rode seguro e feliz no seu carro, porque, com certeza, você fez por merecer. Cuide do que é seu e corra o mundo com a segurança que você merece.
comentários