A Black Friday figura como o evento em que marcas e lojas oferecem promoções especiais e ótimos descontos em seus produtos.
Do inglês (black significa preto e friday, sexta-feira), o termo tem origem no mercado financeiro, quando ela significava o final de uma semana de muitos prejuízos e baixas nas ações.
Além disso, lá na era analógica, a definição dos lucros nas folhas de controle era feita com marcações pretas, enquanto os prejuízos eram anotados em vermelho: esse cenário trouxe todo o sentido de lucros e muitas vendas para a palavra black.
Depois da difusão mundial dessa data tão especial, muitos consumidores aguardam ansiosamente para pagar mais barato e adquirir, com desconto, os produtos que desejam.
Nesse contexto, ganha principal destaque o consumo de eletrônicos, que tem constantes renovações no mercado e que, em geral, possuem preços mais elevados.
A Black Friday é a oportunidade perfeita para que os clientes comprem esses itens por preços menores, economizando suas finanças e podendo até investir em outros eletrônicos, também com ofertas exclusivas.
Já é tradição: ao fim de novembro, começamos a receber promoções, cupons de desconto, benefícios… – e é natural que sejamos tentados a aproveitar. É preciso, porém, certa atenção para comprar o item desejado, economizando de verdade e vivendo a Black Friday da melhor forma!
O Blog BemMaisSeguro separou 7 dicas para ensinar você a aproveitar essa data e finalmente comprar aquele notebook, smartphone, tablet, smartwatch ou fone de ouvido super tecnológico que você tanto queria. Vamos à leitura?
Qual a melhor maneira de comprar eletrônicos na Black Friday?
Os eletrônicos são itens intensamente procurados e que estão presentes em boa parte das promoções da Black Friday.
Devido às numerosas ofertas, existem algumas etapas importantes que você precisa agregar ao seu processo de compra para que ele seja o mais organizado, econômico e assertivo possível.
Use a internet a seu favor e garanta boas compras – e o melhor preço!
1. Planeje seu consumo e programe-se para comprar
Pense com antecedência.
Sabendo que a Black Friday ocorre sempre na mesma data (ao final de novembro), é possível criar um planejamento prévio, com uma lista de produtos que deseja comprar e com segundas opções, caso não encontre em estoque exatamente aquilo que deseja.
Reserve um dinheiro para suas compras, ou organize a fatura do cartão de crédito: assim, você não cria dívidas, mesmo que o valor do eletrônico seja alto.
Pesquise sites e locais de venda online, para evitar trabalho ou confusão na época da Black. Tenha tudo pronto para clicar, definir o produto e comprar durante a Black Friday, evitando problemas e confusões.
2. Conheça os lançamentos e fique por dentro das variações de preço por queima de estoque
O setor de eletrônicos está, o tempo inteiro, se renovando e trazendo novas versões atualizadas dos produtos.
Por vezes, esses novos itens apresentam poucas diferenças de uma versão antiga para a mais recente – mas o preço, por outro lado, é bem mais caro.
É preciso atentar a esses detalhes e entender qual versão atende suas necessidades. Ao lançar uma nova atualização, o gadget passado tende a baixar os preços: portanto, essa é uma chance de pagar ainda mais barato em um produto realmente útil.
Observe variações de preço dessas estratégias de queima de estoque e busque também por versões passadas, mas com atualizações recém lançadas – provavelmente com um menor preço e em ofertas de Black Friday.
3. Compare sites e preços dos eletrônicos
Na Black Friday, a concorrência entre as marcas dispara! Os pontos de venda oferecem ofertas exclusivas e promoções incríveis e é válido uma boa pesquisa pelo Google, Instagram ou outros sites para formar uma base dos preços e promoções disponíveis.
Entretanto, vale uma comparação entre essas ofertas para não ser levado pelas primeiras opções visualizadas e depois descobrir que poderia ter feito uma compra melhor. Faça sua busca pela internet nas principais plataformas de venda e também em lojas menores, revendedores e microempreendedores. Não deixe faltar opções!
4. Esteja atento a ofertas com promessas boas demais (para ser verdade)
Preços absurdamente baixos e promessas milagrosas são ótimos indicadores de potenciais fraudes ou golpes aplicados com a fachada da Black Friday.
Devido ao alto número de consumidores ativos nessa época, é natural que algumas pessoas tentem se aproveitar disso – aplicando golpes, vendendo produtos falsificados ou danificados, e até mesmo com ofertas falsas para roubo de dados pessoais.
Fique sempre atento ao site onde está comprando: confira em detalhes a descrição do produto e outras informações e nunca coloque suas informações de compra e pessoais em sites não confiáveis, ou sem garantia de segurança.
Você já estará 80% seguro se utilizar plataformas confiáveis para a compra, dedicando atenção aos detalhes técnicos e etapas do processo (como checar o endereço do site ou abrir em um computador).
5. Observe o preço do frete.
O eletrônico pode estar sendo vendido por um preço incrível… Mas se o valor do frete não compensa, busque em outro site!
Existem milhares de ofertas de eletrônicos na Black Friday: não será uma tarefa difícil encontrar alguma com frete baixo (ou até mesmo grátis!) para economizar no valor do produto – e também na entrega.
6. Não aja por impulsividade!
Há muitas ofertas disponíveis na Black Friday, e é normal que a empolgação aconteça. Não se deixe levar pelo momento e não compre na primeira oportunidade!
Conheça ofertas, busque outras promoções e veja preços de modelos ou gerações diferentes de um mesmo eletrônico, para encontrar a melhor oportunidade e manter-se dentro do orçamento.
7. Reflita sobre garantias estendidas e políticas de troca
Com o valor economizado na compra do artigo eletrônico, você poderá, agora, pensar em investir em um garantia estendida que cubra defeitos de fábrica (por um pacote adicional).
Também é interessante ler políticas de troca para aproveitar ao máximo as condições oferecidas pela promoção.
Investir em cuidados prévios pode, sem dúvida, significar uma boa economia no futuro!
Leia também:
- Celular em 2021: o que vem por aí e quais vale a pena comprar?
- Seguro para notebook vale a pena? | Blog BemMaisSeguro
Proteja os novos eletrônicos comprados e faça valer sua economia e esforço!
Após seguir todas as dicas e encontrar a oferta ideal para comprar seu novo smartphone, notebook ou outro eletrônico, é importante pensar na segurança desse novo item.
A economia feita na compra é muito importante, mas como você cuida do aparelho é que dirá o tempo que esse eletrônico te atenderá. Dessa forma, garantias estendidas e seguros são opções ótimas para evitar imprevistos.
Se você encontrou uma promoção imperdível e garantiu o novo iPhone, a BemMaisSeguro tem o seguro ideal para seu smartphone.
Oferecemos também seguros para os mais diversos gadgets, como smartwatches, tablets, notebooks e muito mais!
O seguro é uma importante etapa do cuidado com seus itens eletrônicos – com a garantia de que, caso haja imprevistos, você não ficará na mão, sem suas ferramentas de trabalho ou lazer.
Conheça a BemMaisSeguro e faça sua cotação de um de nossos seguros: eles são feitos online, de forma prática, com a maior cobertura e o melhor preço do mercado.
comentários