Quer namorar? Os aplicativos de relacionamento são uma opção. Você já experimentou?
O amor é livre, desde que respeitoso. É com esse pensamento em mente que muitos jovens (e outros nem tão jovens assim) entraram na onda dos aplicativos de relacionamento, que tornaram mais fácil a paquera, o namoro e até as intimidades.
A popularização dos smartphones com acesso à Internet permitiu a chegada dos aplicativos de encontros, que foram evoluindo e se multiplicaram. Hoje, eles já têm diversos objetivos, públicos específicos e diferentes interfaces para primeiramente conquistar o usuário e depois ajudar a conquistar a sua cara metade.
Os primórdios dos aplicativos de relacionamento para celular são da época em que os computadores com acesso à Internet chegaram até as casas dos solteiros, que se conectavam a sites que prometiam encontrar o par ideal, oferecendo o perfil e uma breve descrição de belos homens e lindas mulheres. Na época, a novidade até pegou, mas não foi muito bem vista e acabou com o estigma de ser um facilitador de garotas de programas.
Antes disso, era ainda mais difícil conhecer uma pessoa legal que compartilhasse as mesmas intenções. As oportunidades ficavam restritas aos conhecidos, encontros às escuras e até mesmo anúncios de jornal! Depois da conquista, então, eram horas gastas na conta telefônica, declarações enviadas via correspondências e diversos encontros presenciais marcados com antecedência para evitar imprevistos.
Por outro lado, atualmente tem sido cada vez mais comum ouvir histórias de casais que se conheceram por meio de um aplicativo para celular, começou a namorar e acabou casando. 51% das pessoas já ouviram uma história dessas antes. Isso está acontecendo porque pelo menos 18% dos cadastrados neste tipo de aplicativo estão em busca de um relacionamento sério, principalmente as mulheres. Por outro lado, a maioria alega instalar estes aplicativos de encontros apenas por diversão ou curiosidade, especialmente durante a noite, quando o uso é mais frequente.
Se você está solteiro e quer encontrar a sua cara metade, ou se é como a maior parte dos usuários que só quer conhecer e se divertir nos aplicativos de relacionamento, confira algumas opções que podem te conquistar.
Tinder
Este é o aplicativo mais famoso, que reúne mais de 250 milhões de usuários de todo o mundo. Nele, o interessado cadastra o seu perfil, insere fotos e uma descrição pessoal, além de controlar preferências como gênero, distância e idade do pretendente. Depois, pode procurar uma pessoa atraente ao deslizar pelos perfis que atendam suas especificações, marcando com um coração aqueles que são interessantes e os demais com um “X”. Quando ambos os usuários tiverem reação positiva, há um “match” e isso quer dizer que uma janela de conversa se abre, dando oportunidade para falar sobre as intenções de cada um. Para os cariocas, a boa notícia é que o Rio de Janeiro é a cidade que mais soma combinações no mundo todo! Já usou o Tinder?
Happn
Com a maioria dos usuários da cidade de São Paulo, a proposta do aplicativo é encontrar pessoas que passam por você na rua, em lojas ou no restaurante. Ele monitora os caminhos do usuário e compara com a localização de outras pessoas, que são apresentadas por meio do aplicativo (inclusive o local onde vocês se cruzaram). Se você se interessar pelo perfil, é possível curtir anonimamente e, se a curtida for mútua, acontece um “crush” e uma conversa é iniciada. O aplicativo pode ser sincronizado com o Facebook, facilitando o cadastro. Depois disso, é só acertar as preferências pessoais como gênero e idade, manter o GPS do smartphone ativado para o funcionamento e verificar com frequência, principalmente se está de olho em alguém interessante no transporte público. Você já usou o Happn?
Eharmony
Há mais de dez anos em funcionamento, um dos pioneiros no namoro online já tirou muita gente da vida de solteiro. O serviço é um verdadeiro cupido e promete unir pessoas de interesses compatíveis, fornecendo o parceiro ideal via métodos científicos. Para isso, o usuário precisa preencher com sinceridade um longo questionário com perguntas sobre personalidade, senso de humor e crenças, além de outros assuntos. Depois do diagnóstico, o aplicativo oferece o quebra-gelo, perguntas prontas que podem ser feitas para os perfis compatíveis, facilitando o primeiro contato, que costuma ser um pouco constrangedor. De acordo com a empresa, a ciência é responsável pelo casamento de quase 5% dos americanos desde que o serviço começou a operar. Você já usou o Eharmony?
Baixe o Eharmony no Google Play
Baixe o Eharmony na Apple Store
Grinder e Brenda
Os aplicativos são para o público homossexual que está em busca de uma paixão. O Grinder permite encontrar homens gays e tem o funcionamento parecido com o Tinder: é preciso fazer o cadastro do perfil, das fotos e se descrever. Depois, escolher os homens mais interessantes e, uma vez que o “match” acontece, é possível conversar com o pretendente. Já o Brenda é voltado para mulheres lésbicas que querem conhecer novas parceiras, e o Brasil é o país que teve o maior número de downloads do aplicativo. Ele conta a função prática de tradutor para conversas em língua estrangeira, mas tem muitos anúncios na versão gratuita. Você já usou o Grinder e Brenda?
Baixe o Grinder no Google Play
Baixe o Grinder na Apple Store
Adote um cara
Com o Adote um Cara, quem tem o poder são as mulheres. A busca pelo homem dos sonhos pode ser concretizada neste aplicativo, que é uma espécie de mercado onde a procura deve ser feita por mais de 4 mil hashtags, como #geek, #tatuado e #surf. Somente quando um perfil masculino for adicionado ao carrinho por ela é que a conversa é habilitada e, a partir daí, os homens podem usar todas as táticas que possuem para provar quem é a alma gêmea dela. Você já conhece o Adote um cara?
Baixe o Adote um cara no Google Play
Baixe o Adote um cara na Apple Store
Agora que você já conhece os melhores aplicativos de relacionamento, não esqueça de fazer o seu seguro para smartphone.
Gustavo Woltmann
Esses apps estão bem populares, acho que a vantagem em relação à antiga sala de bate papo é que as pessoas podem filtrar o tipo de perfil.
Cibele Ferraz
Quero um relacionamento para fazer amizade
Cleberson
A procura de uma pessoa especial
Felipe
ficou faltando o app que eu uso que é muito bom que é o vippy namoro, ele também possui website, eu nunca tive problemas com pagamentos, site muito sério, post aprovado, gostei bastante desse post, muito bom, um site sério.
Maeineide
O badoo tambem é muito legal, dá pra conhecer pessoas do mundo inteiro e se quiser, ate ter um relacionamento sério. Recomendo.
Ana lucia
Você já conheceu alguém no badoo?