Existem mais aplicativos do que a população da Croácia ou Costa Rica
Você já parou para pensar quantos aplicativos existem hoje na atualidade?
É bem provável que em seu celular você não tenha mais do que 200 deles instalados.
Com o passar do tempo, baixamos e testamos centenas de apps, mas aqueles que permanecem sendo utilizados são minoria.
Estima-se que mesmo usuários que baixam apps com muita frequência dificilmente ultrapassam a marca de 3 mil apps baixados.
Pois bem, Apple e Google não estão para brincadeira e suas lojas de aplicativos estão recheadas de opções para todos os gostos.
Juntas, ambas respondem por 5 milhões de aplicativos para celular.
São 2,8 milhões de apps disponíveis para o sistema operacional da Google e outros 2,2 milhões lançados para os celulares da Apple.
Obviamente, em meio a tudo isso temos os apps repetidos, ou seja, que estão disponíveis tanto para Android quanto para iOS, e os apps inúteis, aqueles que muitas vezes são lançados apenas para serem encontrados na busca e fazer com que os desenvolvedores ganhem alguns trocados com isso.
O fato é que com tantos aplicativos existentes, é bem provável que ao menos um deles vá satisfazer as suas necessidades.
É cada vez mais difícil inventar algo completamente novo, mas os desenvolvedores vêm se superando a cada ano e esse mercado não dá sinais de enfraquecimento.
Vamos conhecer um pouco da trajetória dos sistemas operacionais Android e iOS e entender como eles chegaram a esses números tão expressivos de aplicativos para celular.
Android: o líder do mercado
Os aparelhos com o sistema operacional Android correspondem hoje a mais de 80% dos celulares ativos no mundo.
O domínio total do SO criado pela Google faz com que ele seja o preferido dos desenvolvedores na hora de se criar um aplicativo, mesmo tendo ele sido lançado posteriormente ao iOS.
Em dezembro de 2009, quando o Android chegou ao mercado, o total de aplicativos não passava de 16 mil.
Apesar de pequeno esse número já é enorme, pois é bem provável que em toda a sua vida você não chegue a utilizar 16 mil aplicativos em seus smartphones, não é mesmo?
Menos de um ano depois, em outubro de 2010, esse número já havia sido multiplicado por seis e a Play Store comemorava a marca de 100 mil aplicativos para celular. Em 2011, novo salto: em dezembro, a loja chegava à marca de 400 mil apps.
Já em 2012 a loja encerrava o ano com 700 mil aplicativos.
A marca de 1 milhão de apps foi alcançada em julho de 2013.
Depois disso, foram necessários mais dois anos e meio para que ela dobrasse de tamanho e fevereiro de 2016 a Google anunciou que dois milhões de apps estavam disponíveis.
O dado mais recente, divulgado em março deste ano, aponta que a loja conta hoje com 2,8 milhões de aplicativos para celular.
iOS: pioneiro e brigando pela ponta
O início da trajetória do sistema operacional da Apple é anterior ao Android: ele foi anunciado no mercado em julho de 2008 e na ocasião havia um total de apenas 800 aplicativos disponíveis para o primeiro modelo de iPhone.
Apesar do ritmo acelerado, com o passar do tempo o iOS foi ultrapassado pelo Android, especialmente pelo volume de aparelhos.
Estima-se hoje que a Apple detenha 18% do mercado mundial de smartphones.
Esse número é praticamente 20% do que a Google tem de mercado e a maior parte dessa base está concentrada nos Estados Unidos, onde a disputa é muito mais parelha.
A linha de desenvolvimento dos aplicativos para celular da Apple segue uma trajetória de desenvolvimento constante.
Dos 800 apps que foram anunciados no lançamento do iPhone em julho de 2008, a empresa terminou aquele ano já com 3 mil aplicativos.
A marca de 100 mil apps foi alcançada em novembro de 2009.
Já em 2010, a empresa da Maçã fechou o ano com 400 mil aplicativos. Foi preciso esperar mais dois anos para que a companhia quase dobrasse essa marca: em janeiro de 2013 a Apple comemorava o fato de ter 775 mil apps disponíveis.
O primeiro milhão viria em outubro de 2013, na ocasião do lançamento do iPhone 5.
Em 2014 a Apple encerrou o ano com pouco mais de 1,3 milhão de apps. Em junho de 2016 a empresa atingiu a marca de 2 milhões de apps.
O número mais recente divulgado pela empresa é de março deste ano, quando a Apple comemorou o fato de ter atingido um total de 2,2 milhões de aplicativos para celular.
O que não pode faltar no seu celular é um seguro
Mesmo os quase 3 milhões de apps existentes não são capazes de proteger o seu smartphone caso alguma infelicidade aconteça.
Por isso, a contratação de um seguro para o seu celular é um item que você deve levar em consideração, independentemente do aparelho que você possua.
Os valores de mensalidades são bastante acessíveis e podem garantir que você economize um bom dinheiro.
Por exemplo: suponha que o seu celular custe R$ 3 mil. Ao ter o seu aparelho roubado você teria que comprar outro, desembolsando outros R$ 3 mil.
Porém, com um seguro contratado, a partir do momento que você apresentasse um boletim de ocorrência você recebia novamente o valor integral do aparelho, poupando um bom dinheiro.
comentários