O entretenimento e as facilidades online são avanços tecnológicos indispensáveis, mas também é necessário saber como se proteger contra golpes virtuais.
Não tem como evitar: a internet e o meio digital hoje fazem parte da nossa vida social, profissional e, naturalmente, esse meio se combina às nossas rotinas.
É preciso, entretanto, manter-se vigilante às ameaças da tecnologia, que podem afetar diversos âmbitos da vida de forma negativa.
Os golpes e ameaças virtuais podem prejudicar a vida financeira ou a imagem e reputação de pessoas.
Nossos dados são fontes de informações que podem ser usadas contra nós de formas muito negativas.
Sempre prezando pela proteção – física ou virtual –, preparamos essa publicação com alguns truques e dicas para se proteger de golpes virtuais. Aproveite a leitura!
Como se proteger de golpes virtuais: 6 truques para você se manter seguro!
Alguns protocolos de segurança são validados e mantêm os golpistas longe de você ou com maior dificuldade de conseguir causar danos.
As 6 dicas abaixo são verdadeiros truques para manter sua integridade ilesa contra golpes ou fraudes na internet e no digital.
Aprenda a identificar, evitar, fugir e denunciar um golpe virtual!
1. Nunca clique em um link no impulso
Recebeu um e-mail ou mensagem desconhecida com um link suspeito? Não clique de primeira!
Mesmo que aparentemente seja de uma marca conhecida ou da qual você seja cliente, a mensagem pode ser uma fraude e conter links maliciosos adulterados, reproduzindo um e-mail oficial de forma fraudulenta.
Observe o link, veja se coincide com o site oficial ou as redes sociais do remetente e procure por outros detalhes de má formatação ou ortografia que permitam identificar a fraude.
Na dúvida, não clique. Procure o suporte do remetente ou entre em contato com a pessoa que supostamente enviou para confirmar se é seguro.
2. Crie senhas fortes e variadas
Capriche na criação das senhas. Combine caracteres especiais (@, $, !, #, *) com letras minúsculas e maiúsculas, além de incluir os numéricos.
Para cada novo login, crie uma combinação nova de caracteres e mantenha tudo anotado de forma física em um local seguro da sua casa.
Você também pode criar padrões de combinações para lembrar mais facilmente e usar funções de preenchimento automático em seu computador pessoal.
O que nos leva ao próximo truque…
3. Mantenha os antivírus ativos
Parece clichê, mas um bom antivírus atualizado e ativo é capaz de proteger você de ataques virtuais invisíveis.
Além disso, um software antivírus deixa tudo mais tranquilo para navegar na internet e abrir links, fazer downloads e resolver assuntos mais burocráticos de trabalho ou financeiro.
Os maiores sistemas operacionais já possuem um firewall integrado que funciona bem, mas nunca é demais optar por uma segurança reforçada, né? Proteção é tudo.
4. Ative a verificação em duas etapas
Para evitar que suas contas sejam invadidas, existe um mecanismo chamado de “verificação em duas etapas”, que consiste em nada mais do que exigir outras informações além de usuário e senha para completar o login.
Assim, quando você (ou alguém) tentar logar em uma conta sua com a verificação ativada, precisará inserir um código recebido por SMS ou e-mail – uma outra plataforma que garante o acesso exclusivo do dono da conta.
As principais redes sociais já contam com essa tecnologia e você pode configurá-la nas áreas de privacidade e segurança.
5. Atenção antes de se conectar!
As redes Wi-Fi grátis e públicas podem ser de grande ajuda em situações nas quais necessitamos da conexão com urgência, mas é sempre bom verificar se é confiável.
Conexões de universidades, shoppings, centros comerciais ou eventos podem ser utilizadas por hackers para invadir dispositivos e roubar dados, senhas ou aplicar golpes de forma remota.
Sempre verifique a confiabilidade da rede antes de se conectar ou opte por buscar outras formas de conexão se perceber algo estranho ou não tiver certeza das procedências.
Fique atento também ao Wi-Fi particular em casa e aplique sempre as opções de segurança com senha e protocolos. Isso evitará invasões diretas de criminosos virtuais.
6. Denuncie perfis suspeitos ou com aparência de fraude
Outra forma de se manter protegido contra golpes virtuais é realizando a denúncia da mensagem que pareça um golpe.
A maioria das plataformas virtuais oferece suporte para denúncia, onde é possível reportar a publicação, e-mail ou mensagem para que uma equipe analise a situação.
Com essa atitude, você evita que os golpistas continuem se organizando e prejudicando outras pessoas com o crime, já que provavelmente terão a conta banida e não poderão continuar praticando o golpe.
Busque por símbolos como uma exclamação ou “denunciar spam” para prosseguir com o relatório de denúncia e ajudar a manter um ambiente mais seguro.
Proteja-se contra golpes virtuais e também fora da internet
Os truques deste artigo vão manter você bem mais seguro contra golpes virtuais ou fraudes da internet.
É importante sempre se manter atualizado para saber identificar as artimanhas de golpistas online, assim você evita que seja roubado ou clonado de forma prejudicial.
Mas não só na internet pode haver danos ao patrimônio. O meio físico também reserva diversos perigos como roubos, furtos, danos por líquidos e quebras em nossos aparelhos eletrônicos.
Um seguro para smartphones, tablets, smartwatches ou outros dispositivos é importante para você manter a proteção completa, online e offline.
Se você quer unir o melhor da proteção virtual com o melhor da proteção para seus aparelhos eletrônicos, conheça a BemMaisSeguro.
Somos uma seguradora especializada em aparelhos eletrônicos e oferecemos proteções completas a partir de R$ 1 ao dia!
Faça sua cotação, contrate seu plano, use as dicas para se proteger contra golpes virtuais e aproveite a segurança em seus aparelhos, mantendo-se protegido dentro e fora da internet.
Saiba mais gratuitamente pelo telefone 0800-728-0835 ou clique aqui.
comentários