Entenda como funcionam os assistentes pessoais presentes nos principais smartphones da atualidade
Smartphones. A palavra de origem inglesa é uma conjunção dos termos smart (que significa “esperto”) e telephone (que significa “telefone”).
Entretanto, quando a palavra smartphone foi criada não se tinha ideia de até onde os aparelhos celulares poderiam chegar e hoje podemos dizer que eles nunca estiveram tão espertos em sua história.
Além de um grande número de funções que os aparelhos podem executar, por meio dos milhares de aplicativos disponíveis para download nas lojas de apps, é cada vez mais constante a adição nos sistemas operacionais de recursos que permitam que você possa interagir com o aparelho sem necessariamente encostar a mão nele.
A essas funções dá-se o nome de assistentes pessoais. Praticamente todos os novos smartphones do mercado contam com algo nesse sentido.
Nos iPhones temos a Siri, nos aparelhos Android temos o Google Now e, agora, nos novos smartphones da Samsung á também a opção de usar a Bixby.
Isso sem falar da Cortana, presente nos quase extintos modelos com Windows Phone.
Elas estão aí para facilitar a sua vida
A grande sacada dos assistentes pessoais é o fato de eles compreenderem a sua linguagem, do jeito que você fala.
Assim, basta pedir aquilo que você deseja para que sistema busque a resposta na internet e execute uma ação ou retorne com a resposta mais precisa possível.
A utilização é bastante simples, mas requer que você sempre esteja conectado à internet, seja por WiFi ou 3G/4G.
Por exemplo: você não precisa desbloquear o seu iPhone, acessar o aplicativo Mapas, digitar o endereço para onde pretende ir e clicar em buscar.
Basta apenas dizer para a Siri o endereço desejado que, em questão de segundos, o sistema de encarrega de entender que você está buscando um local e, ainda, abrir o aplicativo e traçar a melhor rota até o destino desejado.
Recurso cada vez mais utilizado
Embora já faça um bom tempo que os assistentes pessoais estejam disponíveis nos smartphones, os brasileiros demoraram um pouco mais para embarcar nessa brincadeira.
Isso porque as primeiras versões dos sistemas operacionais eram compatíveis apenas como versões em outros idiomas, especialmente o inglês.
Só depois de um bom tempo é que as versões em português começaram a ser disponibilizadas.
Uma pesquisa realizada recentemente em 17 países, incluindo o Brasil, apontou que pelo menos 35% dos consumidores já buscam hoje aparelhos que sejam capazes de fazer chamadas e enviar mensagens sem que seja preciso usar as mãos.
O recurso é muito procurado especialmente por aqueles que passam boa parte do dia no trânsito – vale lembrar que usar o celular ao volante é infração gravíssima, gerando multa e 7 pontos na carteira de habilitação.
Habilitando os assistentes pessoais
Vamos começar pelo Google Now. Trata-se de um aplicativo desenvolvido pela Google para o Android e que já vem instalado de forma nativa nos smartphones mais recentes.
Se não é o seu caso, você pode fazer o download do aplicativo diretamente na Play Store.
Depois que ele estiver instalado, ative o Google Now e coloque-o em português. Dessa forma ele aceitará comandos de voz.
Para fazer uma pesquisa, fale apenas “Ok, Google”, para que ele ative o Google Now. Em seguida, fale o que deseja pesquisar ou uma ação que deseja fazer.
Por exemplo: fale “ir para o endereço Rua das Acácias, 234” ou “abra o WhatsApp”.
Já no caso da Siri, disponível no iPhone, o funcionamento é similar. Depois de habilitar o recurso nas configurações do sistema, basta dizer “Hey, Siri”, para ativar o assistente pessoal e fazer a busca ou a pesquisa que você necessita.
O modo de pesquisa é o mesmo, mas há limitações de funcionamento para os aparelhos mais recentes.
Nos modelos mais antigos, curiosamente, a busca funciona apenas quando os celulares estão carregando.
Bixby trazendo ainda mais novidades
A aposta mais recente em termos de assistentes pessoais é a Bixby, novidade disponível apenas nos smartphones Samsung Galaxy S8 e Samsung Galaxy S8+.
A promessa do sistema desenvolvido pela empresa sul-coreana é de que ele vá um pouco além, inclusive identificando objetos a partir do momento que você aponta a câmera do celular para eles.
Entretanto, como se trata de um sistema novo, ele ainda não está disponível em português, mas se você domina o inglês já pode ser divertir um pouco com ele.
Em linhas gerais ela tem as mesmas funções da Siri e do Google Now, com alguns recursos extras.
No entanto, não deixa de ser mais uma alternativa para que você possa conversar com seu celular e deixar que ele resolva as coisas.
Aproveite seu assistente pessoal e já programe um seguro para celular
Você sabia que pode conversar com o seu smartphone e pedir para que ele se encarregue anotar na agenda para você fazer um seguro para celular?
Além de essa ser uma maneira inteligente de manter o seu aparelho sempre protegido, esse é um recurso relativamente simples para os assistentes pessoais de todos os sistemas.
Tudo que você precisa fazer é acioná-los, cada um ao seu modo, e depois dizer o seguinte “agendar meu seguro para celular com a Bem Mais Seguro para o dia X”.
A notificação será incluída na sua agenda e no dia programado um lembrete vai surgir indicando que chegou a hora de você contratar a sua apólice.
Pode ter certeza de que não existe jeito melhor de proteger a sua agenda do que com um seguro.
comentários