Sistemas que te ajudam na comunicação e nas atividades do dia a dia. Conheça tudo sobre as assistentes pessoais, Siri, Cortana e Google Now
A era do “Se meu fusca falasse” já vai longe, aliás muito mais longe do que jamais imaginou o filme da Disney de 1968. O negócio agora é e se o seu smartphone falasse? Sim, eles, que há tempos já são os melhores amigos de muita gente, mas só faltavam falar. Faltavam, no passado, porque agora a interatividade com os aparelhos alcançou lugares nunca dantes navegados, audaciosamente indo onde nenhum aparelho jamais esteve.
Tudo graças a alguns aplicativos muito espertos, como o Google Now (Android), Cortana (WindowsPhone) e Siri (iOS), que turbinam e dão voz ao seu gadget – e de quebra ainda o ajudam nos afazeres do dia, lembrando e realizando algumas tarefas. Só não respondem a algumas questões básicas, como qual o sentido da vida, de onde viemos e para onde vamos. Ainda.
Siri
Sozinho em casa sem ter com quem conversar em plena sexta à noite? Bem, não será por falta de papo que você vai entrar em depressão, a Apple pensa em tudo. Conheça Siri, cuja voz pode ser customizada como feminina ou masculina, para você ouvir a resposta da forma que melhor agradar. Sim, resposta, o Siri entende o que você pergunta e responde mesmo. Considerado um assistente pessoal inteligente, ele roda em iPhone 4s ou posterior, iPad de 3ª geração ou mais, iPod Touch de 5ª geração e iPad Mini.
O legal é que com ele você literalmente bate papo, já que não precisa decorar palavras-chave ou comandos específicos. Assim você agenda reuniões, envia e-mails, manda torpedos e faz ligações apenas pressionando o botão de início, mas para quem tem o iOS8, nem isso: basta dizer “Hey, Siri!” e o danado responde. Ele também funciona por meio de fones, headset bluetooth, CarPlay e Eyes Free e nem precisa de treinamento para reconhecer a sua voz: o sistema de reconhecimento é inteligente e quanto mais você fala mais ele assimila o seu padrão de fala, inclusive com o reconhecimento de sotaques e dialetos.
Quer mais? Siri ainda utiliza a sua localização atual e outras (como casa e trabalho) para fazer lembretes e/ou ajuda-lo a pegar o melhor caminho, por exemplo. O recurso está disponível em 15 idiomas, mas adivinha? Ainda não em português.
Ok Google! Google Now
O Google Now você já conhece, é aquele aplicativo que mostra a temperatura, o melhor caminho e o tempo até em casa ou o trabalho, cards com lembretes e informações personalizadas e até o que está passando no cinema mais próximo, além dos sistemas de busca, claro. Só que ele acaba de ser atualizado com a função Ok Google (disponível para sistemas Android 4.1 ou superior), um comando de voz em português que pode ser acessado de qualquer tela para quem usa o Google Now Launcher. Para os demais o recurso stand by está com liberação gradativa.
Basta você tocar no ícone do microfone e dizer a que veio: “mande um e-mail para fulano”, “me acorde daqui a 6 horas”, “lembrete comprar pasta de dentes” ou “abrir o WhatsApp”, por exemplo. Para cancelar basta arrastar o card para o lado. Basicamente, no entanto, ele ainda é o melhor amigo, aquele que mais ouve do que fala, já que ele ainda não responde, pelo menos não em português.
Alguns recursos, no entanto, estão a caminho, como o de apenas falar “Google!” para executar um comando sem precisar tocar no ícone do microfone e o de responder a perguntas da busca em português. Essa última funcionalidade chegou a ser disponibilizada, mas aparentemente acabou sendo removida.
Cortana
Se o seu aparelho é um WindowsPhone não precisa ficar com inveja, a Microsoft já está liberando o Cortana, um dos recursos mais aguardados da atualização Denim para os celulares mais poderosos da família. A ideia é a mesma dos demais, fazer com que você se comunique com seu smartphone sem precisa tocar em nenhum ícone: basta dizer “Hay Cortana!” e pronto, ele o obedece mais do que cachorro bem treinado.
A nova funcionalidade foi lançada há algumas semanas, liberada juntamente com o Lumia Denim, e tem tecnologia similar à usada no Kinect, aquele sensor de movimentos que é sucesso absoluto no Xbox One. Mesmo em stand by ela atende ao seu chamado, mas antes é preciso “treinar” o recurso falando a frase pelo menos umas cinco vezes de forma que o sistema faça um reconhecimento da sua voz e do seu jeito de falar. A ideia é fazer com que apenas você tenha acesso a ele, garantindo a segurança dos seus dados.
Sozinho, nunca mais. Quem tem um smartphone agora tem um verdadeiro amigo para sempre.
Com tanta evolução assim, seu Seguro para Smartphone é essencial. Afinal, a tecnologia chama a atenção.
comentários