Versão 9.0 do sistema operacional mobile do Google está prevista para ser liberada para os usuários no último trimestre de 2018

Todos os anos o Google prepara uma grande atualização do Android. Atualmente, o sistema operacional está em sua versão 8.0, mas no último trimestre de 2018 deveremos ter o lançamento da versão 9.0.

Mesmo faltando alguns meses para a sua chegada, já dá para se ter uma ideia do que virá por aí. Muitas das novidades foram reveladas em um evento realizado no final do mês de maio, a conferência Google I/O.

De lá para cá, a maior especulação passou a ser o nome da versão do sistema operacional.

A empresa tem por hábito batizar cada versão com o nome de um doce, seguindo a ordem alfabética. Atualmente estamos no Android O (Oreo). Qual será o nome do Android P?

A chegada do Android P no seu celular, entretanto, depende do fabricante do aparelho.

A partir do mês de outubro, o Google deve liberar o Android 9.0 para os aparelhos da linha Pixel – inéditos no Brasil. Somente depois disso é que cada fabricante pode começar a distribuição.

atualizacao-do-android-samsung

 

 

O que esperar da próxima atualização do Android

A julgar pelo que foi apresentado durante a conferência de maio, e por tudo aquilo que foi apresentado pelos sites especializados até agora, a atualização do Android deste ano será muito mais discreta em termos de visual e funcionalidades.

Além das habituais melhorias no funcionamento e correção de bugs, tudo leva a crer que teremos um refinamento das funções existentes.

Haverá a adição de novos gestos para controle e um enfoque maior no uso de inteligência artificial e machine learning.

De tudo que se sabe até agora, listamos aqui os recursos mais interessantes que estarão presentes na próxima geração do Android.

Veja também – Android one, go e oreo: você sabe qual é a diferença?

Você menos dependente do celular

Uma das preocupações atuais das empresas de tecnologia é a de reduzir a dependência dos usuários com relação aos smartphones.

Pode parecer um contrassenso, uma vez que as ferramentas lançadas existem para que você utilize os aparelhos cada vez mais.

No entanto, a ideia é transformar isso em algo mais saudável e menos viciante. Uma das novidades do Android P será a inclusão de um painel de controle de uso.

Ele permitirá a configuração de “tempos máximos” de uso e vai mostrar o histórico de utilização do celular.

Sempre que você exceder o tempo previsto, uma mensagem vai aparecer na tela informando que a meta não foi cumprida.

A ferramenta promete ser especialmente útil para quem controla o uso do celular pelas crianças.

Novos gestos de navegação

A interface do Android 9.0 deverá apostar em formas mais práticas de controle do celular. Por conta disso, novos gestos devem ser adicionados.

Em outras palavras, isso significa que será preciso reaprender a utilizar alguns recursos, uma vez que o botão multitarefa será eliminado.

Veja, por exemplo, quais comandos poderão ser executados a partir do botão Home:

  • Tocar: vai para a tela inicial
  • Pressionar por mais tempo: abre o Google Assistente
  • Deslizar a partir da metade para cima: mostra os apps em execução
  • Deslizar a partir de baixo: abre a bandeja de aplicativos
  • Arrastar para a direita: abre a lista de apps recentes

Veja também – Os 07 melhores smartphones com android de todos os tempos!

A aposta na inteligência artificial

Não é de hoje que as principais fabricantes de smartphone têm apostado cada vez mais as suas fichas na inteligência artificial.

Na próxima atualização do Android não será diferente e poderemos adicionar nessa equação as possibilidades que o machine learning traz.

A ideia é que o Android entenda melhor o seu comportamento e passe a sugerir ações baseadas em suas preferências.

Com isso, todos teriam em mãos um sistema operacional mais personalizado e, portanto, mais fácil de ser utilizado.

Recursos como a Siri, nos aparelhos da Apple, foram um embrião disso. Nos modelos com Android a missão será do Google Assistente. O objetivo inicial é garantir uma melhor gestão de apps, diminuindo o consumo de energia e colocando em segundo plano o que não é mais utilizado.

Os recursos de machine learning serão igualmente importantes, pois é por meio deles que o sistema “aprende”.

Quanto mais ações você faz, mais subsídios o Android tem para oferecer novos recursos. Isso poderá ser aplicado a praticamente qualquer tarefa.

Se hoje você é capaz de ter um smartphone cujo controle de brilho é automático, em breve poderá ter um celular com controle de volume, notificações e privacidade que configure as coisas do jeito que você gostaria – sem que você precise mover um dedo para fazer isso.

atualizacao-do-android-novidade

Não deixe de ver – 05 maneiras de economizar o consumo de bateria.

Atualização menos atrativa para os usuários

É claro que os recursos apresentados até agora pelo Google são bastante promissores – e se funcionarem como a empresa promete trarão muitas novidades para os usuários.

Contudo, não há como negar que o que mais chama a atenção são as mudanças no visual – e elas serão pouquíssimas dessa vez.

Porém, se você tiver o privilégio de receber o Android P ainda em 2018 no seu smartphone – estima-se que os aparelhos que estão hoje no mercado só receberão o Android 9.0 a partir do início de 2019 –, é sinal que você tem um smartphone top de linha no bolso.

Celulares mais novos são os mais visados pelos ladrões na hora de roubar ou furtar smartphones.

Por isso, além de tomar as devidas precauções de segurança, nós recomendamos ainda que você contrate um seguro para celular.

Trata-se de uma proteção extra, com valores de mensalidade acessíveis, que permite que você recupere o dinheiro investido no celular em caso de roubo.

Saiba como contratar um seguro para celular e proteja o seu smartphone hoje mesmo.