Aprenda como resolver o problema que pode afetar proprietários de iPhones de qualquer geração
Uma das vantagens que os usuários de iPhone têm em relação aos donos de smartphones Android é o fato de que as atualizações do iOS são muito mais longevas do que as do SO da Google.
Enquanto um Android recebe em média uma ou duas atualizações, os iPhones costumam receber até quatro novas versões de software, o que faz com que a vida útil do aparelho seja maior.
Entretanto, nem tudo são flores no caminho dos usuários de iPhone.
A Apple frequentemente se complica na hora de disponibilizar as suas atualizações de software, de forma que sempre há reclamações de usuários que vem o seu iPhone trava na hora de receber uma nova versão do software.
Antes que você entre pânico por conta disso, á avisamos que o problema é comum e fácil de ser resolvido.
Nesse artigo, listamos algumas alternativas que você pode seguir caso o seu aparelho seja “premiado” na hora da atualização do iOS.
Por que esse problema acontece?
Há várias razões que levam os iPhones a apresentar problemas como esse na hora da atualização do iOS.
A primeira delas diz respeito à própria natureza de um software recém-lançado.
Quando uma nova versão é disponibilizada para todos os usuários, é sinal que ela foi testada por muitas pessoas, porém em ambientes controlados e com avaliação constante.
Quando o software é liberado para todos a empresa perde o controle sobre possíveis problemas no código e precisa esperar que eles ocorram para que os técnicos possam encontra-los e corrigi-los.
Em outras palavras, nesse momento todos nós nos tornamos cobaias da Apple, mas é por uma boa causa.
Geralmente quando muitos problemas similares são reportados a empresa age rápido para resolver a situação, lançando uma atualização extra.
Além disso, existe o fato de que todo software está sujeito a apresentar algum tipo de problema durante a sua execução.
Essas falhas podem ocorrer em função de inúmeros fatores, incluindo hardware defasado, energia insuficiente, falta de conexão à internet ou travamento inesperado de alguns processos.
Tente entrar no Modo de Recuperação
A primeira opção que você pode fazer para destravar o seu aparelho após uma tentativa frustrada de atualização do iOS é tentar lançar mão do Modo de Recuperação. Para isso, primeiramente desligue o seu iPhone.
Em um iPhone 6s ou anterior, iPad ou iPod touch: mantenha os botões Repousar/Despertar e de Início pressionados ao mesmo tempo. Não solte os botões ao visualizar o logotipo da Apple.
Mantenha-os pressionados até a tela do modo de recuperação ser exibida.
Em um iPhone 6s ou anterior, iPad ou iPod touch: mantenha os botões Repousar/Despertar e de Início pressionados ao mesmo tempo. Não solte os botões ao visualizar o logotipo da Apple.
Mantenha-os pressionados até a tela do modo de recuperação ser exibida.
Essa solução é indicada caso alguns dos seguintes problemas seja percebido: o iTunes não reconhece o dispositivo e nem informa que ele está em Modo de Recuperação; a tela pode estar travada no logotipo da Apple durante vários minutos (mais de 10 minutos) sem a exibição de uma barra de progresso; ou, ainda, a tela de “Conectar ao iTunes” é exibida.
Restaurando via computador
Antes de tudo, é importante lembrar que você precisa ter o iTunes instalado no seu computador. Se você inda não fez isso, baixe e instale o aplicativo diretamente do site da Apple.
Caso você já o tenha instalado certifique-se que a versão que está sendo executada é a mais recente do programa. Caso não seja, atualize o software antes de começar.
Conecte o cabo USB ao computador e, no momento em que você conectar o cabo ao celular, pressione e mantenha pressionado o botão Home até que o aparelho ligue.
Se tudo deu certo você verá na tela do celular o ícone do iTunes.
No computador, o programa iTunes deve estar instalado e ao se logar nele o sistema deve se encarregar de reconhecer o aparelho.
Assim, logo em sequência uma caixa de diálogo vai surgir, recomendando que você faça a atualização ou a restauração do sistema operacional. Basta autorizar o procedimento e aguardar a restauração.
Quando tudo terminar o seu celular deve estar funcionando normalmente.
Seguro para iPhone: tenha ainda mais proteção
O iPhone é hoje um dos aparelhos mais caros vendidos no Brasil e os modelos mais novos e com maior capacidade chegam a passar facilmente dos R$ 4 mil nas lojas.
Apesar disso, nem mesmo eles estão à salvo de serem vítimas de atualizações de software que, por uma razão ou outra, podem apresentar algum tipo de problema no meio do caminho.
Felizmente a solução é mais simples do que parece e certamente você não vai ficar na mão por conta disso.
Já outro problema, caso aconteça, pode sim representar um grande prejuízo: se o seu celular for roubado ou furtado. Para isso, a melhor saída é proteger o seu aparelho, fazendo um seguro para iPhone.
Em geral, os valores das mensalidades são pequenos se comparados ao valor do aparelho, de forma que as parcelas não vão pesar no seu bolso.
De quebra, caso algo de errado aconteça, é possível acionar a apólice, mediante um boletim de ocorrência comunicando o que houve, e reaver o valor integral do seu aparelho de volta.
Sem dúvida, vi sair muito mais barato do que ter que comprar um iPhone novo. Afinal, não é todo mundo que tem R$ 4 mil disponível para comprar um aparelho reserva de imediato.
comentários