Saiba o que é preciso levar em consideração antes de comprar um cartão micro SD para o seu smartphone
Uma das grandes vantagens que os smartphones com o sistema operacional Android oferecem é a possibilidade de o usuário ampliar a capacidade de armazenamento com um cartão de memória. Em teoria, podemos pensar que “quanto maior, melhor”, mas não é bem assim.
Existe uma série de especificações técnicas que devem ser levadas em consideração antes de comprar um cartão para o seu aparelho.
Itens relacionados à velocidade de transferência de dados, à longevidade do produto e até mesmo ao tipo de uso devem ser considerados.
Sendo assim, escolher simplesmente aquele que tem a maior capacidade ou que custa menos pode fazer com que você acabe comprando um produto que não serve para o seu celular. Aliás, os aparelhos também têm limitações quanto à capacidade.
Nesse artigo, falaremos um pouco mais sobre as diferenças entre os cartões de memória para que você possa saber qual deles é o mais adequado para o seu aparelho.
Antes de tudo: observe o seu smartphone
Antes de comprar um cartão de memória, é preciso observar qual é capacidade de expansão do seu aparelho.
Alguns modelos são compatíveis com cartões de até 256 GB de espaço de armazenamento, enquanto outros podem chegar nominalmente a 2 TB.
Falamos “nominalmente” pelo simples fato de que ainda não existem cartões de memória com essa capacidade – o máximo disponível no mercado, e custando bem caro, é de 1 TB. Sendo assim, observe a compatibilidade de capacidade.
Em geral, as versões com 64 GB e 128 GB de espaço costumam ser compatíveis com todos os modelos existentes na atualidade.
Além disso, essas versões apresentam uma melhor relação custo-benefício do que outras menores ou maiores.
Veja também – Recupere as suas fotos apagadas do cartão de memória
Velocidade de transmissão e gravação de dados
Os cartões de memória são classificados também pela velocidade mínima de transmissão de dados e gravação.
Por essa razão, comprar um cartão de memória de uma classe baixa pode fazer com que você perca em desempenho e qualidade.
Hoje, as classes de cartão de memória mais indicadas para smartphones são a Classe 10 e a UHS3.
Abaixo, listamos quais são as classes existentes, de acordo com as especificações técnicas que possuem:
- Classe 2: atinge velocidades de transmissão de até 2 MB/s e a velocidade de gravação é mínima. É recomendado apenas para gravação de vídeos em HQ. Trata-se de uma tecnologia que já está caindo em desuso e não recomendamos para o seu celular.
- Classe 4: atinge velocidades de transmissão de até 4 MB/s e a velocidade de gravação é média. É recomendado para gravação de vídeos em HD e Full HD. São cartões de memória baratos, mas menos duráveis. Se puder, busque versões de classes mais altas.
- Classe 6: atinge velocidades de transmissão de até 6 MB/s e a velocidade de gravação é média. É recomendado para gravação de vídeos em HD e Full HD. Trata-se de uma evolução da classe 4, mas seu custo-benefício não compensa o maior investimento.
- Classe 10: atinge velocidades de transmissão de até 10 MB/s e a velocidade de gravação é alta. É recomendado para gravação de vídeos em HD e Full HD e para captura de fotos continuas. É classe de cartão mais recomendada para uso em smartphones.
- Classe UHS 1: atinge velocidades de transmissão de até 10 MB/s e a velocidade de gravação é média. É recomendado para gravação de vídeos em HD e Full HD e para captura de fotos continuas. Trata-se de uma variação da classe 10, mas menos veloz (e, por isso, mais barata).
- Classe UHS 3: atinge velocidades de transmissão de até 30 MB/s e a velocidade de gravação é alta. É recomendado para gravação de vídeos em 2K e 4K. É o que há de mais moderno em cartões de memória – e também mais caro. Ideal para smartphones top de linha.
Veja também – Smartphones: confira os principais lançamentos de outubro
Por fim, observe a capacidade de armazenamento
Depois de observar a classe do cartão de memória, aí sim é que você deve escolher a capacidade de armazenamento.Nós recomendamos para o seu celular, apenas os modelos das classes 10 e UHS 1.
Se você tiver um aparelho top de linha, vale a pena investir em um UHS 3, caso contrário você estará desperdiçando seu dinheiro, pois não usufruirá por completo dos benefícios que ele proporciona.
Isso feito, observe as capacidades de armazenamento. Hoje, encontramos nas lojas modelos com 16 GB, 32 GB, 64 GB, 128 GB e 256 GB.
Via importação você pode encontrar ainda versões com 512 GB, mas elas são caras e ainda não valem a pena.
As capacidades de armazenamento mais comuns e que apresentam a melhor relação custo-benefício são as de 64 GB e 128 GB. As versões de 256 GB também são um pouco caras e só são indicadas para quem precisa salvar muita coisa no aparelho (especialmente vídeos em 4K).
Não deixe de ver - 10 GB de memória RAM no celular? Smartphone Oppo Find X
Escolha conscientemente também a proteção do seu aparelho
Agora que você já sabe que existem diferenças entre os cartões de memória já deve ter percebido também a importância de pesquisar qual é o modelo mais adequado para o seu celular.
Esse cuidado é fundamental para que você adquira um produto de qualidade e sem gastar muito.
O mesmo conselho se aplica à escolha do seu seguro para celular. Essa forma de proteção extra é a melhor maneira de evitar dores de cabeça em caso de furtos ou roubos.
comentários