Saber se o seu celular é a prova d’água antes de evitar um acidente é sempre bom…
Os acidentes com líquidos estão entre os problemas mais comuns listados por assistências técnicas e empresas seguradoras de smartphones. Por conta disso, há cerca de três anos as fabricantes começaram a investir em modelos que fossem um pouco mais resistentes ao contato com a água.
Essa proteção extra, entretanto, não é a mesma em todos os celulares. Existem diferentes graus de proteção contra a água em um aparelho, de forma que há uma diferença significativa entre um celular à prova d´água e um smartphone resistente à água. Por não conhecer os detalhes dessas especificações, muitas vezes o consumidor acaba se descuidando e expõe o aparelho a uma condição que não é a mais adequada para aquilo a que ele se propõe.
O resultado disso é que a garantia pode não cobrir os danos ocasionados, e as seguradoras não são obrigadas a ressarcir o cliente caso o incidente esteja além da cobertura. Quer saber qual a é diferença entre um smartphone à prova d´água e um celular resistente à água? Vamos explicar para você em detalhes.
Determinando o nível de proteção de um eletrônico
Existe um órgão internacional chamado International Electrotechnical Commision (ou Comissão Eletrotécnica Internacional) que é responsável por criar normas técnicas de avaliação de equipamentos eletrônicos. Essas normas são utilizadas no mundo todo e garantem uma padronização na forma de avaliação de um produto. Assim, um eletrônico submetido a um teste no Brasil deve receber a mesma nota se submetido ao mesmo teste na Rússia, por exemplo.
Para falarmos especificamente sobre a resistência de eletrônicos ao contato com a água, temos que levar em consideração a norma técnica IEC 60529. Ela tem como principal objetivo avaliar o grau de proteção que um aparelho é capaz de oferecer em vários aspectos – entre eles o contato com água e poeira.
A escala de classificação
Depois que todos os testes necessários são realizados, é hora de determinar uma nota para o equipamento – e ela vem em forma de uma escala, chamada IP (sigla para Índice de Proteção). Essa sigla vem acompanhada de dois números. O primeiro indica o grau de proteção que ele possui contra sólidos (por exemplo, poeira). Já o segundo indica o grau de proteção contra líquidos.
Em outras palavras, cada número indica um índice de resistência indicado que ele está aprovado naquele quesito. A tabela completa fica da seguinte forma:
Grau de proteção contra sólidos
0 – Sem proteção
1 – Proteção contra sólidos cujo diâmetro seja maior do que 50 mm
2 – Proteção contra sólidos cujo diâmetro seja maior do que 12,5 mm
3 – Proteção contra sólidos cujo diâmetro seja maior do que 2,5 mm
4 – Proteção contra sólidos cujo diâmetro seja maior do que 1 mm
5 – Proteção contra o acúmulo de poeira e contato com partes internas do equipamento
6 – Proteção total contra a entrada de poeira
Grau de proteção contra água
0 – Sem proteção
1 – Proteção contra queda vertical de gotas de água
2 – Proteção contra queda de gotas de água a uma angulação de 15 graus
3 – Proteção contra queda de gotas de água a uma angulação de 60 graus
4 – Proteção contra água borrifada em qualquer uma das direções
5 – Proteção contra jatos de água mais leves
6 – Proteção contra maresia intensa, contra grande acúmulo de líquidos ou contra jatos de água com pressão
7 – Proteção contra imersão temporária de até 1 metro e por um período de até 30 minutos
8 – Proteção contra submersão completa, contra imersão prolongada em situações sob pressão
Fique de olho no número
Para entender do que o seu celular é capaz, é preciso ficar de olho no número de certificação que deve constar na caixa do aparelho ou no manual de instruções. Um celular com certificação IP68, por exemplo, tem “proteção total contra entrada de poeira” e pode ser “submerso completamente por um determinado período de tempo, a uma determinada profundidade”. Nesse caso, estamos falando de um celular à prova d´água.
Caso você veja um aparelho cujo proteção seja IP54, por exemplo, isso indica que ele tem “proteção contra o acúmulo de poeira em partes internas do equipamento” e “proteção contra água borrifada em qualquer uma das direções”. Aqui, estamos falando dos modelos que suportam apenas respingos de água e são, portanto, apenas resistentes à água.
Mesmo assim, todo cuidado é pouco
Agora que você já sabe a diferença entre um celular resistente à água e um smartphone à prova d´água, basta ficar de olho no índice de proteção indicado pelo fabricante do celular. Assim, você pode se precaver e pode evitar molhar o seu aparelho ou colocá-lo em uma situação que extrapola os limites tolerados por ele.
Apesar de tudo isso, sempre convém ressaltar que equipamentos eletrônicos e água não combinam. Ainda que exista uma certificação validada no produto, é possível que a exposição contínua aos líquidos possa fazer com que o eletrônico apresente algum problema no futuro ou tenha a sua vida útil reduzida.
Nosso conselho é que você use o seu produto na água caso exista indicação de que ele seja compatível, porém faça isso com moderação e considere uma margem de segurança além daquilo que o fabricante propõe. Se a empresa indica que 30 minutos é o tempo máximo de imersão, evite deixar mais de 20 minutos. Todo cuidado é pouco com o seu smartphone, uma vez que eles são produtos caros e guardam seus dados pessoais.
Seu celular é à prova d´água? Se por acaso seu celular molhar e parar de funcionar, fique tranquilo. Com o seguro celular da Bem Mais Seguro, você poderá ter seu aparelho consertado ou receberá um novo aparelho. Contrate agora mesmo o seguro para o seu celular!
Quer receber todas as nossas novidades? Cadastre-se em nossa newsletter e aproveite o universo da tecnologia!
Luiz Eduardo Belém de Oliveira
Olá bom dia meu celular é um a7 gostaria de saber se ele pode pegar chuva é ficar em baixo por alguns minutos obrigado!!
Cirino
Gostaria de saber se moto g 4plus,,,,e a prova d’água ou resistente a água,,,,e qual o IP,(de proteção do mesmo)???grato pela resposta,,,,pois meu celular nunca.pegou água e levei para assistência técnica,,,e não aprovaram o reparo,,,disseram q.tinha.peças corrosivas,,,,não entendo porque ou ele é prova d’água ou e resistente,,,então não teria como ter acontecido isso,
Andrei silva
Queria tirar uma dúvida!
Como o celular é aprova d agua se ele só pode fica na profundidade de 1 mt e com um tempo limitado de 30 minutos
Pq se fosse a prova d agua poderia entra agua dentro do aparelho poderia ter um tempo 1:00 ou 1:30
Pra mim isso só é uma resistência melhor que as dos outros celulares
Andrei silva
Queria tirar uma dúvida!
Como o celular é aprova d agua se ele só pode fica na profundidade de 1 mt e com um tempo limitado de 30 minutos
Pq se fosse a prova d agua poderia entra agua dentro do aparelho poderia ter um tempo 1:00 ou 1:30
Pra mim isso só é uma resistência melhor que as dos outros celulares
Tec
No caso da profundidade ainda entendo que se deve a pressão da água, que aumenta conforme a profundidade. Mas a questão do tempo também acho questionável, pois se é a prova d’água o tempo que ele fica submerso não deveria importar. O que me leva a concordar que o aparelho que dizem ser “a prova d’água” só é um aparelho com uma resistência melhor que outros.
Karen
Queria saber como pode existir celular a prova d’agua, se ao tirar da água e ligar no carregador queima… Eletricidade+água não da ne?
Queria entender!!!!