Saiba como fazer o seu smartphone durar mais evitando correr riscos desnecessários seguindo as nossas dicas
Os celulares estão com a gente em todos os lugares. Seja no bolso ou na bolsa, não há quem saia de casa sem o seu aparelho. Porém, para ter um celular com maior durabilidade é preciso cuidar com bastante carinho dos smartphones.
Às vezes nos esquecemos que, acima de tudo, estamos falando de um eletrônico e como tal ele precisa de atenção especial.
Somente assim você tem a garantia de que o seu companheiro de bolso vai durar um pouco mais – o que no final das contas vai representar economia.
Nesse artigo, trazemos algumas dicas simples que você pode seguir para aumentar a vida útil do celular. Não se trata apenas de cuidados com o software do aparelho. É preciso ficar atento ao sol, à poeira e, principalmente, à queda de líquidos.
Seguindo esses conselhos, certamente você irá proporcionar uma vida mais longa ao seu eletrônico.
1 – Use uma capinha
As capinhas para celular são mais do que um item meramente estético. Elas servem para proteger o seu aparelho que, por mais resistente que seja, está sujeito a riscos, quedas e aranhões que podem prejudicar a aparência ou impedir o bom funcionamento.
Prefira as capinhas de silicone do que àquelas de plástico mais duro. Elas ajudam a amortecer um pouco as quedas e podem salvar o seu aparelho em muitas ocasiões.
Além disso, existe uma variedade enorme de modelos para escolher e certamente um deles vai combinar com a sua personalidade.
2 – Película também ajuda
A parte mais sensível de qualquer modelo de smartphone é a tela. Mesmo que você tenha um celular com maior durabilidade, em caso de queda é o display o local mais propenso a quebrar ou trincar. Por isso, adicionar uma proteção extra na tela pode ser de grande ajuda.
É importante lembrar que uma película não vai deixar a tela do celular indestrutível, mas certamente vai reduzir muito as chances de que algum problema ocorra.
Além disso, essa segunda tela impede que o aparelho seja danificado com riscos de chaves ou outros utensílios dentro do bolso.
3 – Limpe o aparelho frequentemente
Mesmo que você use uma capinha, isso não significa que a poeira não encontrará espaço para entrar.
Em geral, os aparelhos têm frestas ao redor dos botões, além das entradas tradicionais para o carregador, para o fone de ouvido ou para a gaveta de SIM cards e cartão micro SD.
Esses locais são propensos a acumularem poeira e, com o passar do tempo, podem emperrar botões ou danificar componentes internos.
Para manter o celular com maior durabilidade, procure limpar o aparelho sempre, usando uma flanela levemente umedecida. Não use materiais abrasivos.
Veja também: Como transferir dados ao trocar de celular.
4 – Evite deixar o celular no bolso ou na bolsa com outros objetos
Mesmo estando guardado, o seu celular pode sofrer avarias se houver por perto objetos pontiagudos ou capazes de danificar a aparência.
Dois grandes vilões são os bolsos de calça, especialmente para os homens, e as bolsas, para as mulheres.
Misturados com outros objetos, o aparelho pode ser arranhado com os movimentos bruscos.
Por isso, a dica é não colocar o celular no bolso junto com outros itens.No caso das bolsas, envolver o aparelho em uma flanela pode ser uma boa tática.
Você também pode gostar de: Acessórios para celular – Deixe seu smartphone com a sua cara!
5 – Água e celular não combinam
Pode até ser que o seu smartphone seja à prova d’água, mas ainda assim você deve ter em mente a seguinte regra: água e aparelhos eletrônicos não combinam.
Por isso, recomendamos que mesmo que o seu smartphone tenha proteções do tipo IP67 ou IP68, evite o contato dele com líquidos.
Além disso, é importante redobrar a atenção na hora de praticar esportes.O suor também é um dos grandes responsáveis por oxidar equipamentos eletrônicos e um contato prolongado com a pele pode deixar marcas irreversíveis no celular.
6 – Na praia, tome cuidados extras
Se os líquidos são nocivos para os eletrônicos, os ambientes de praia são ainda piores, pois há mais ameaças.
Se você gosta de ir para o litoral, então é preciso aprender a tomar uma série de cuidados com o celular para que ele não tenha a sua vida útil reduzida.
Aqui você deve tomar cuidado com o sol, com a areia, com a água do mar e com os efeitos da maresia.
Sabemos que evitar levar o celular para a praia é difícil, por isso tenha também uma capinha especial à prova d’água para guardar o seu aparelho. Quanto menos exposto ele estiver, melhor.
Confira aqui: Acessórios de celular: 03 indispensáveis para levar à praia!
7 – Tenha um seguro para celular
Por mais que você tome cuidados específicos com o seu smartphone, muitas vezes estamos sujeitos a ações que fogem do nosso controle.
É caso dos roubos de celular, um problema grave em nosso país e que faz muitas vítimas, especialmente nas grandes cidades.A melhor saída para se proteger em casos como esses é contratando um seguro para celular.
Com valores de mensalidade acessíveis, um seguro para smartphone dá a você o direto de recuperar o dinheiro investido no produto de forma rápida e tranquila.
Caso você seja roubado, é preciso fazer um boletim de ocorrência do incidente e, posteriormente, entrar com o pedido de resgate da apólice junto à seguradora.
Ao final do processo você receberá de volta o valor segurado do produto para comprar um novo aparelho.
comentários