Celular para criança: Saiba com quantos anos ela pode ganhar seu primeiro smartphone
Muito se fala da dependência das pessoas com os celulares. No mundo atual o smartphone se tornou essencial para o dia a dia de seus usuários. E como não podia ser diferente, as crianças também fazem parte dessa onda. É cada vez mais comum encontrar um pequeno portando um celular infantil ou tablet para criança em lugares públicos. Sabendo disso, muitos pais se perguntam sobre a melhor idade para dar um smartphone aos filhos.
Na verdade, não existe uma regra. Depende de cada caso. Muitos pedagogos acreditam que dos 9 aos 13 anos é a faixa de idade ideal para o primeiro celular para criança. Contudo, alguns limites precisam ser impostos sobre a criança. Recomenda-se que o primeiro dispositivo seja um modelo básico, apenas para comunicação, principalmente para os pequenos que passam mais tempo sozinhos.
Cuidados x celular para criança
Caso os pais decidam comprar um smartphone, precisam ter controle sobre o acesso dos filhos. A vigilância precisa ser uma constante, afinal os perigos da internet são reais. A instrução para evitar riscos à criança deve ser priorizada pelos adultos.
Segundo uma pesquisa da TudoCelular, crianças gastam cerca de seis horas semanais jogando no smartphone, um dado preocupante para os pais que se prezam com a qualidade de vida dos seus filhos.
As regras sobre o uso da internet precisam ser impostas para a criança, já que o uso excessivo da internet e de jogos baixados pode comprometer o estudo delas. Uma solução para isso é liberar internet com Wi-Fi e, assim, ter mais controle sobre o tempo que o pequeno passa na frente da tela do celular. Incentivar o uso de aplicativos de lógica e ortografia também é uma boa pedida, pois estimula a educação da criança de uma forma divertida.
Lembre-se que o mundo digital é muito importante para os pequenos, mas os brinquedos reais e o relacionamento com amigos e familiares também são fundamentais para o seu desenvolvimento.
Lenice Pereira dutra
Eu quero um celular
João Pedro
Eu tenho 24 anos e dei um celular para ele quando ele tinha 11 anos