Smartphones também são essenciais para pessoas da terceira idade; conheça alguns apps que são de grande ajuda em diversas ocasiões
O uso de smartphones já virou uma rotina entre a maioria de nós. Até mesmo as pessoas da terceira idade, que antes eram vistas como resistentes a essa tecnologia, hoje também têm um aparelho sempre por perto.
A boa notícia é que você pode adaptar um celular para idosos.
Obviamente eles podem utilizar os mesmos aplicativos que qualquer outra pessoa utiliza.
Entretanto, para aqueles que têm menos conhecimento ou precisam de cuidados especiais, existe uma ampla variedade de apps para smartphones Android ou iPhone que podem fazer a diferença.
Nesse artigo, separamos alguns aplicativos bastante interessantes que podem se tornar companheiros inseparáveis dos seus pais ou dos seus avós.
Fique de olho nessa seleção, baixe e instale aqueles mais adequados para eles, e bom proveito.
1 – CPqD Alcance
A ideia do CPqD Alcance é servir de auxílio para pessoas que tenham algum grau de deficiência visual.
Assim, o que o app faz é deixar os ícones maiores, de forma que fique mais fácil localizar cada um deles, além de reorganizá-los de modo que eles sejam ordenados logicamente.
Outro recurso importante é o de narração. Ele funciona da seguinte forma: ao passar o dedo sobre as opções na tela, uma mensagem de voz alerta o usuário qual item será executado.
Há ainda uma função de leitor de textos, perfeita para quem quer consumir conteúdo na web.
O CPqD está disponível apenas para Android e há duas versões: a gratuita, mais simples, compreende apenas funções básicas enquanto a paga incrementa o aparelho com outros recursos. No entanto, a versão grátis dá conta do recado tranquilamente.
Clique aqui para baixar o app CPqD Alcance para Android
Veja também – Melhor seguro para celular: 05 detalhes importantes na hora de escolher!
2 – Phonotto
Para quem está começando agora a usar um smartphone, encontrar a opção correta em meio a tantos ícones pode parecer algo bastante confuso.
O Phonotto simplifica o acesso às informações principais, deixando a tela inicial com ícones grandes e coloridos, de fácil identificação.
Basicamente, os recursos principais fixados na tela inicial passam a ser o telefone, as mensagens de texto, a câmera fotográfica, a galeria de fotos, a agenda de contatos e um importante recurso de SOS.
Por meio dele você pode configurar para que com um simples toque um número de celular seja avisado imediatamente.
Clique aqui para baixar o app Phonotto para Android
3 – Caixa de Remédios
Uma das preocupações que filhos e netos têm com relação aos idosos é se eles estão tomando os remédios que precisam nos horários certos.
Nessa idade, é comum que haja o consumo diário de mais de um medicamento e nem sempre eles se lembram de tomá-los na hora certa.
O app Caixa de Remédios funciona como uma espécie de alerta. Basta configurar o nome do remédio e os horários em que ele precisa ser tomado para que um alarme soe lembrando da necessidade.
Para que não haja confusão, ele mostra ainda uma foto do medicamento que precisa ser tomado. App imprescindível em um celular para idosos.
Clique aqui para baixar o app Caixa de Remédios para Android
Confira mais – Como fazer com que o seu celular tenha maior durabilidade?
4 – BP Watch
Os dados relacionados à saúde das pessoas idosas são extremamente importantes e tê-los sempre à mão em uma consulta médica pode facilitar a vida do médico. O BP Watch armazena dados da pressão sistólica, diastólica e peso.
Além disso, ele calcula automaticamente dados como Índice de Massa Corporal (IMC), Pressão de Pulso (PP) e a Pressão Arterial Média (PAM). Simples de ser utilizado, ele ainda oferece lembretes personalizáveis.
Os dados podem ainda ser transformados em tabelas para facilitar a consulta. Trata-se de um app perfeito para ser instalado não apenas em um celular para idosos, mas também nos aparelhos de todas as pessoas que, de alguma forma, sempre precisem dessas informações.
Clique aqui para baixar o app BP Watch para Android
Não deixe de ver – Aplicativo de segurança: Você conhece os melhores?
5 – Idoso Ativo
A prática de exercícios é fundamental para uma boa saúde. Para as pessoas da terceira idade, fazer atividades físicas é ainda mais importante, uma vez que sem elas pode haver problemas de articulação, respiração e resistência.
Mas como saber qual é a intensidade correta desses exercícios?
O app Idoso Ativo resolve esse problema apresentando um guia com exercícios que podem ser feitos por pessoas com mais idade.
A ideia aqui é dar dicas de movimentos, focando especialmente nas pernas e favorecendo o equilíbrio na hora de andar.
As dicas de postura, para minimizar os problemas de coluna também estão presentes.
Ele funciona como uma espécie de personal trainer, mas sem que exista a necessidade de equipamentos de ginástica, uma vez que somente atividades leves são indicadas.
Clique aqui para baixar o app Idoso Ativo para Android
Clique aqui para baixar o app Idoso Ativo para iOS
Não se esqueça do seguro para celular
Mesmo os aparelhos mais simples devem contar com uma proteção extra. Um seguro para celular é o melhor caminho para evitar que furtos e roubos se transformem em grandes prejuízos.
Infelizmente, pessoas de mais idade são alvos fáceis para os bandidos e é melhor não facilitar.
Caso o celular tenha sido roubado, basta registrar um boletim de ocorrência na delegacia. De posse desse documento, basta entrar em contato com a seguradora solicitando o resgate da apólice.
O dinheiro investido no smartphone é devolvido integralmente após a conferência da documentação.
comentários