Melhore o desempenho do seu smartphone e não corra o risco de ficar na mão na hora que você mais precisa
Para quem tem um celular intermediário, básico ou ainda conta com um modelo muito antigo, existe um problema que de tempos em tempos pode bater à sua porta: espaço de memória insuficiente.
E quando falamos de memória, nos referimos tanto à memória RAM (a memória auxiliar do processador para executar seus aplicativos), quanto à memória de armazenamento (o espaço onde os seus aplicativos são instalados).
Em alguns casos não há mesmo o que fazer, a não ser substituir o seu celular antigo por outro mais novo. Porém, existem muitas dicas e truques que você pode utilizar para minimizar os problemas e evitar que problemas de memória insuficiente estraguem o seu dia.
Listamos aqui algumas ações que você pode fazer para contornar a situação.
Memória RAM insuficiente
Os problemas de memória RAM insuficiente afetam principalmente aqueles que têm smartphones com 512 MB ou 1 GB de RAM. Usuários mais avançados com smartphones de 2 GB de RAM também podem ficar na mão ao executar aplicativos que requeiram uma maior capacidade de processamento.
Aqui, há duas dicas essenciais para melhorar a situação.
Muitas pessoas recorrem a aplicativos de otimização de memória para contornar a situação. Ao usar um app como esse, eles terminam imediatamente processos em execução que estejam em segundo plano, liberando mais RAM para o processamento das novas tarefas.
Porém, esse efeito é momentâneo. Minutos depois, a maioria dos processos é retomado de forma que o sistema volta a ficar como estava. Funciona? Sim, um pouco. Resolve o problema? Não, infelizmente.
Já a outra maneira – e a mais recomendada – é descobrir quais são os aplicativos que mais consomem memória RAM e, se possível, desinstalá-los. Para conferir esse detalhe, acesse o ícone de Configurações e em seguida localize a opção Memória.
Na nova página você verá uma opção chamada Memória usada por apps.
Clique sobre ela para ver um relatório completo de uso de RAM no seu aparelho. Dependendo do aplicativo que estiver ali, você pode ter uma ideia de qual software está “matando” a sua RAM e pode apaga-lo, se for possível.
Memória de armazenamento insuficiente
Já o problema de memória insuficiente no espaço de armazenamento conta com algumas alternativas a mais para resolver a situação.
Esse problema aparece frequentemente em smartphones com capacidades menores do que 16 GB de espaço (modelos de 8 GB e 4 GB ainda são muito comuns no mercado brasileiro).
Em linhas gerais, o que você precisa fazer é liberar espaço e isso é possível desinstalando apps ou transferindo arquivos.
Mova fotos e vídeos para um cartão micro SD ou para a nuvem
A melhor maneira de liberar espaço imediatamente no seu aparelho é gerenciando fotos e vídeos. Elas não precisam, necessariamente, ser armazenadas dentro do celular.
Se o seu smartphone for compatível com cartão micro SD, o primeiro passo é inserir um no celular e transferir fotos e vídeos para lá. Ou, ainda, baixar as imagens e vídeos no PC. Essa dica vai aliviar bastante espaço logo de início.
Se você não tem um PC ou não está afim de comprar um cartão de memória, é possível enviar fotos e vídeos de graça para a nuvem. Serviços como o Google Fotos, por exemplo, suportam até 5 GB de espaço de armazenamento – o suficiente para você mandar muita coisa para lá sem gastar nenhum tostão.
Elimine arquivos temporários ou exclua os inúteis de uma vez
Aqui é outro lugar que você pode vasculhar para encontrar coisas para serem apagadas que vão liberar mais um espaço precioso. Primeiramente, vá em Configurações e selecione a opção Apps.
Em seguida, encontre a opção que permite que você liste todos os aplicativos instalados no celular. Escolha qualquer um clique sobre ele.
Em seguida, localize as informações de Armazenamento. Ali há um indicativo de quanto de espaço o app usa, dessa forma você tem duas novas opções. A primeira delas é apagar completamente o app. Para isso, selecione a opção Desinstalar (ou Desativar se for um app nativo) e pronto. Mais um espaço liberado na memória.
Porém, se você estiver diante de um app que não deseja apagar, clique sobre as informações de Armazenamento. Uma nova tela será aberta e nela você vai encontrar a opção Limpar Cache.
Esses dados são arquivos que ficam salvos na memória do aparelho após você executar um app. Eles permitem, por exemplo, que uma aplicação carregue mais rápido ao iniciar, mas limpar o cache não compromete o desempenho do software.
Não existe milagre
Por mais que existam soluções para minimizar o problema de memória insuficiente, tenha em mente que milagres não existem. Se você possui um dispositivo com 512 MB ou 1 GB de RAM, em algum momento você vai sofrer para executar apps mais pesados.
Essa capacidade funcionava bem na época do Android 5.0, mas de lá para cá dois anos se passaram e as novas versões do sistema operacional e dos aplicativos exigem um pouco mais dos aparelhos.
Além disso, em se tratando de memória de armazenamento, há um problema de espaço cuja conta não fecha. Não adianta ter um aparelho com apenas 16 GB de armazenamento (e não se esqueça que pelo menos 5 GB são ocupados pelo sistema operacional) e querer que nele caibam vários jogos com 1 GB de tamanho cada.
Simplesmente, não dá. O melhor mesmo é evitar guardar lixo no celular, como apps que não são mais utilizados ou fotos recebidas pelo WhatsApp.
Agora que você já aprendeu como melhorar o desempenho do seu celular, você pode também proteger seu celular, é fácil, com o seguro para o seu celular da Bem Mais Seguro.
Quer receber todas as nossas novidades? Cadastre-se em nossa newsletter e aproveite o universo da tecnologia!
comentários