Mulher sentada em um sofá mexendo no celular

Independente do modelo e versão do aparelho, toda bateria de celular sofre perda gradual da capacidade de uso, principalmente depois do primeiro ano de utilização.

Porém, existem truques e dicas para manter o smartphone funcionando por mais tempo no dia a dia e hábitos que ajudam a preservar a saúde desse componente.

Há formas de regular o uso da bateria em níveis diferentes, tanto em aparelhos com sistema Android como em iOS.

No sistema Android, o modo otimizado mantém o desempenho equilibrado, enquanto o modo de economia limita funções em segundo plano, como velocidade de processamento e elementos visíveis, como brilho de tela.

Já em iPhones, o modo de pouca energia, que também reduz temporariamente as atividades em segundo plano, até a carga ultrapassar 80% novamente. Entretanto, os fabricantes não recomendam manter o modo de economia ou pouca energia acionado o tempo todo.

O que fazer para o celular descarregar devagar?

Siga as dicas a seguir para economizar bateria do seu celular.

Aposte em um papel de parede com tons escuros e com menos brilho

Aparelhos de tela AMOLED se beneficiam muito de fundo de tela totalmente preto, o que deixa o realce dos pixels desativado e reduz o consumo da bateria.

Isso é especialmente útil para celulares com mais de dois anos, em que a bateria já perdeu parte de sua capacidade.

Apesar de muitos aparelhos conseguirem ajustar o brilho do display de acordo com a luminosidade do ambiente e/ou manterem um nível que mais agrada ao usuário, o ideal é desabilitar o recurso e ajustar a intensidade manualmente.

Não precisa manter conexões ativadas caso elas não estejam em uso

Considere ativar as conexões Bluetooth, rede de dados e GPS apenas quando necessário.

Uma solução um pouco mais drástica é ativar o Modo Avião, para salvar aquele tiquinho de bateria que resta para uma última mensagem ou ligação de emergência.

Desligue o vibra

Deixe a vibração para quando você realmente não puder utilizar os sinais sonoros do celular.

Como o motor vibratório precisa ser potente o suficiente para chamar nossa atenção, ele consome bastante energia.

Desligue o recurso para poupá-la, o mesmo vale para o retorno vibratório durante digitação.

Feche aplicativos

Aplicativos que rodam em segundo plano seguem consumindo dados da rede do celular ou do Wi-Fi, e também utilizando o processamento do chip, o que demanda mais energia.

Porém, os aparelhos mais modernos e os sistemas operacionais conseguem entender os hábitos de cada pessoa, para otimizar o padrão de uso e os gastos de bateria.

Então, faz sentido fechar os aplicativos quando precisar preservar bateria durante um dia longe do carregador.

Como economizar bateria por mais tempo?

Temos mais dicas a seguir para você usar ao máximo seu smartphone sem descarregá-lo rapidamente!

Cuidados ao carregar

Tente não usar o celular enquanto ele estiver carregando. O processo, em especial com carregadores super rápidos ou sem fio, deixa o smartphone aquecido por inteiro.

Evite também deixar o aparelho carregando em cima da cama, do sofá ou de almofadas. Prefira uma superfície mais fria. Além de sempre manter o ambiente ventilado.

Aparelho muito quente tem a bateria de íons de lítio comprometida, pois esse tipo acumula danos ao longo do tempo. Atenção ao deixar o celular exposto ao sol no carro, na praia ou na piscina.

Além disso, se algum jogo está deixando o aparelho quente demais, tente ajustar as opções gráficas para um nível menos exigente.

Prefira sempre acessórios originais

Evite acessórios genéricos e sem marca. Carregadores e cabos originais, compatíveis e recomendados para a marca e modelo vêm com padrão de voltagem e amperagem ideais para o aparelho, o que preserva a integridade e a capacidade da bateria no longo prazo.

Atenção na porcentagem da bateria

Os especialistas recomendam evitar um ciclo completo da bateria, de 100% até desligar.

Ao mesmo tempo, os smartphones e acessórios mais modernos são feitos para encerrar o trabalho quando a bateria atinge 100%.

Diversos celulares utilizam inteligência artificial para detectar o padrão de uso e recarregar aos poucos, de acordo com a rotina do usuário.

Porém, na prática, todo processo de carregamento aquece o aparelho, o que é um dos maiores inimigos do seu celular. E os extremos podem causar estresse no sistema de processamento de dados e alerta para o excesso de energia, danificando a bateria.

Por via das dúvidas, acabe com o hábito de deixar o smartphone carregando a noite toda e procure sempre deixar a bateria entre 20% e 80%.

Celulares com mais durabilidade de bateria: existem?

Com a modernização dos componentes de um celular, a procura por desempenho bruto deixou de ser uma prioridade e deu espaço para o desenvolvimento de outras características, como o aumento da autonomia da bateria.

Atualmente, nesta categoria, há modelos que oferecem desde 5.000 mAh a até mesmo 13.200 mAh. E, embora o foco destes modelos seja direcionado para a maior autonomia da bateria, seus demais recursos não deixam nada a desejar.

Atendendo a todos os gostos, a categoria de dispositivos “parrudos” na energia também oferece opções com destaque para as câmeras, tela e desempenho.

Vamos a lista de 5 celulares com desempenho diferenciado referente a bateria?

  1. Moto G60s: a bateria de 5.000 mAh, otimizada para oferecer até 36 horas de autonomia e com suporte para carregamento rápido de 50W.
  2. Moto G42: bateria de 5.000 mAh, seguindo a tendência do mercado.
  3. Galaxy A13: Assim como outros concorrentes, o Galaxy A13 também conta com bateria de 5.000 mAh, que a Samsung informa durar por até 21 horas utilizando o Wi-Fi.
  4. Galaxy M62: Todo o conjunto é energizado pela bateria de 7.000 mAh, com suporte para carregamento rápido de 25W, seu maior destaque.
  5. Galaxy M51: Além da enorme capacidade de 7.000 mAh, com carregamento de 25W, o rendimento do componente foi descrito como “monstruoso” pelo site DXOMARK, especializado em testes de celulares.

Diminuição da saúde dos celulares ao longo dos anos

Todos os celulares, e muitos dos eletrônicos e veículos elétricos atuais, são alimentados por baterias recarregáveis de íon de lítio.

E, apesar da transformação constante, essa tecnologia não mudou nas últimas décadas, o que dificulta a missão de criar baterias que duram mais.

As tecnologias para prolongar a vida útil das baterias são, normalmente, focadas em carros, satélites e sistemas de energia para casas.

Os celulares mais antigos não possuíam conectividade Bluetooth nem Wi-Fi. Conexões como esta são grandes inimigas da sua bateria.

O uso frequente do 4G e, recente 5G, e até mesmo o EDGE consomem a bateria de forma incomparável com o passado.

A busca constante pelo sinal mais forte e a recepção de dados exigem muito do seu celular.

Mesmo que você não esteja trocando dados naquele momento, o seu smartphone está alerta quanto ao sinal recebido da torre de telefonia; sendo assim, se quiser economizar bateria, desligue as conexões do seu gadget, como foi mostrado nas dicas acima.

Seu celular está seguro?

Além de preservar a bateria do seu aparelho, para que sua durabilidade seja maior e mantê-lo por mais tempo, é essencial que você tenha um seguro para o seu celular.

Com ele, você garante proteção em todos os momentos. Contrate hoje mesmo.