Aprenda como limpar smartphone e tablet para manter seus aparelhos livres de germes e bactérias.
Eles são tão legais, tão amigos e companheiros, com todos os nossos segredos tão bem guardados, que nem dá para largá-los. E carregar o smartphone ou tablet para todos os lugares é básico: praia, trabalho, balada – até banheiro. Aí de repente a gente olha bem pra ele e já nem o reconhece mais. Ele, que era tão íntimo e elegante, subitamente parece um estranho, com a aparência esquisita. Pior: um estudo da universidade de Standford, nos Estados Unidos, mostrou que as telas touchscreen têm 18 vezes mais germes e bactérias do que… As descargas de banheiros públicos! É por esse motivo que hoje ensinaremos como limpar smartphone e tablet.
Dicas ajudam a manter o aparelho limpo
Pois é, o problema acaba indo muito além da aparência surrada do tal amigo de todas as horas. E essa pesquisa não foi a única não, na Nigéria, outro grupo de cientistas, desta vez pesquisadores das universidades de Ado-Ekiti e de Osun, estudaram os aparelhos de 150 pessoas comuns e também encontraram bactérias ligadas à água e ao solo contaminados e também às fezes.
Aí não tem smartphone ou tablet que a gente continue vendo da mesma forma, por mais que tenha aquele lugarzinho reservado no coração. Mas esse problema tem jeito: com uma limpeza bem feita seguindo algumas dicas é possível deixá-lo com aparência de novo – de novo – e preservar a boa convivência por muito mais tempo.
Livre seu gadget da gordura e da poeira
Mas atenção, porque o assunto merece uma certa delicadeza. Para cada tipo de sujeirinha há uma solução. Por exemplo, você percebe que a tela está com aquele aspecto engordurado, marcas de dedos e sabe lá Deus mais o quê. Bem, para isso existem uns kits próprios que vêm com flanelinha e produto químico específico para display LCD. Mas não exagere na quantidade do líquido para não vazar para dentro do gadget.
Já para poeira e fiapos o procedimento é praticamente o mesmo. Eles são praticamente invisíveis, mas vão se instalando entre as frestas e podem prejudicar conexões como a do carregador, USB ou fones de ouvido, por exemplo. Você pode fazer uma limpeza sprays de ar comprimido ou mini aspiradores de pó ou, ainda, um pedaço de fita adesiva enrolada na haste de um clipe. Mas cuidado para não danificar nenhum componente.
Praia: inimigo número 1 dos smartphones
O verão está chegando e é claro que você vai querer levar seu amigo inseparável à praia com você, e de lá ele, muito provavelmente, vai voltar cheio de areia- e ela é um problemão para smartphones e tablets. Pode não ficar lá muito bonito, mas se você o envolver em um daqueles filmes plásticos já estará dando um grande passo para a sua conservação. Também existem umas bolsas impermeáveis próprias para celulares, são outra solução, mas isso é para prevenir. Se você não fez nada disso, o jeito é usar aquele spray de ar comprimido e tentar assoprar a areia que entrou.
Se ele caiu na água bem, aí o jeito é abrir, tirar a bateria o mais rápido possível, tentar secar tudo com uma toalhinha macia e colocar aparelho com bateria em um saco de arroz bem fechado, porque aí ele absorverá a umidade do seu telefone depois de algum tempo. Mas prepare-se para ficar sem ele, porque se for ligado poderá haver curto-circuito. E lembre-se de manter as mãos sempre bem limpinhas antes de manusear, assim você evita contaminações indesejadas.
Agora que você já sabe como higienizar seu aparelho é hora de pensar em segurança: O que acha de contratar um seguro para Smartphone?
comentários