Siga essas sugestões sobre configurar celular para deixar o seu smartphone recém-comprado perfeito e pronto para o uso
Celular novo é sempre um momento feliz para o consumidor. Tirar o aparelho da caixa, ligar pela primeira vez e instalar os primeiros aplicativos, do seu jeito, é uma experiência bastante agradável e que valoriza bastante o seu investimento em um dispositivo caro. Mas pode ser que você se esqueça de alguma coisa na hora de ligar o seu celular – e vá sentir falta disso lá na frente.
Listamos aqui algumas dicas para você ficar de olho na hora de configurar seu novo celular pela primeira vez. Será que você já segue todos esses procedimentos?
1 – Cheque o tipo de cartão SIM
Existem vários tamanhos de cartão SIM e pode ser que a versão que você tenha em mãos não seja compatível com o seu novo smartphone. São três tamanhos: SIM, micro SIM e nano SIM. Portanto, veja qual é o tipo compatível com o novo celular e, se for caso, procure uma loja da sua operadora para adquirir um modelo compatível.
2 – Configure idioma e teclado
Não há nada pior que digitar mensagens no celular quando ele está configurado para exibir outro idioma. O auto corretor, que por padrão vem ativado, se encarrega de dar palpite em todas as palavras e o resultado pode ser uma digitação sofrida. Durante a configuração, não se esqueça de determinar o idioma – Português do Brasil – para evitar transtornos.
3 – Definir data e hora
Essa dica pode parecer óbvia, mas muitas pessoas deixam esse passo de lado e acabam tendo problemas na hora de baixar aplicativos. É de suma importância definir a data e a hora da rede em que você está, caso contrário alguns serviços podem ter problemas de autenticação por conta do horário diferente dos servidores.
4 – Configure uma rede WiFi
É recomendável que ao configurar um celular pela primeira vez você esteja em uma rede WiFi. Isso se deve ao fato que, de início, será preciso fazer muitos downloads para atualizar aplicativos e você não vai querer gastar toda a sua franquia 3G/4G para isso, não é mesmo? Portanto, configure uma rede WiFi segura antes de começar.
5 – Faça login com sua conta Google
Ainda não possui uma conta do Google? Procure criar uma então antes mesmo de começar a usar o seu smartphone. Se você já possui uma – todo mundo que tem Android tem um endereço de email do Gmail – insira os seus dados e deixe-os salvos no aparelho, para garantir que você vai poder baixar seus apps sempre que desejar.
6 – Verifique as atualizações disponíveis
Pode ser que o aparelho que você acabou de comprar não venha com a versão mais recente do Android instalada. Por isso, vale checar se existem atualizações disponíveis. Elas aumentam a sua segurança e permitem que o sistema rode de forma mais fluida. Vá em Configurações, Geral, Sobre o Telefone, Centro de Atualização e Atualização de Software para checar se há algo novo.
7 – Importe os dados do seu antigo celular
Para quem usa Android, uma boa notícia é a possibilidade de importar diretamente muitos dados do seu antigo smartphone, como fotos, apps e contatos da sua agenda. Para isso, habilite a opção de Fazer Backup, ainda durante a configuração. Isso vai fazer com que os dados do aparelho em que sua conta esteve logada venham para o celular novo.
8 – Apague os apps que você não vai usar
Muitos fabricantes embarcam de fábrica diversos aplicativos e, muitos deles, certamente você não vai usar. Para liberar um pouco mais de espaço, essa é a hora de apagar eles por completo e evitar que você fique sem espaço suficiente. Cheque um por um e veja quais serão necessários para você no futuro.
9 – Organize seus apps em pastas
A melhor maneira de organizar os aplicativos em um celular é logo no começo, quando o número de apps instalados ainda é pequeno. Por isso, dedique um certo tempo a criar as pastas e agrupar os itens da melhor maneira possível logo no primeiro dia de uso.
10 – Configure sons e notificações
Você pode personalizar os sons do seu aparelho, tornando-o mais pessoal do que nunca. Acesse as configurações e vá na opção “Sons e notificação” e defina o volume dos toques e também o som que será executado em cada uma das notificações.
11 – Proteja o aparelho com senha
Não deixe que qualquer um tenha acesso aos seus dados. Uma boa medida de segurança é configurar uma senha de acesso ou ainda habilitar o desbloqueio mediante impressão digital, caso o seu aparelho conte com tecnologia compatível.
12 – Insira um cartão de memória ou mande as fotos para a nuvem
Fotos e vídeos são dois dos itens que mais consomem espaço de armazenamento nos smartphones. Você pode evitar que ele fique lotado muito rápido inserindo um cartão micro SD (se for possível) ou configurando um serviço de hospedagem de arquivos na nuvem para salvar automaticamente suas imagens.
13 – Tenha um antivírus e um programa de limpeza
Outra boa ideia é ter instalado no seu celular um antivírus e um programa de limpeza. Isso pode fazer com que você não seja pego desprevenido por malwares ou ainda possa liberar memória RAM comprometida durante o uso do seu celular. O resultado é um aparelho mais rápido e mais seguro.
14 – Invista em películas e cases
Proteger um celular nunca é demais. Quedas e acidentes podem acontecer quando você menos espera e por isso uma sugestão interessante é aplicar uma película na tela e usar um case protetor. Obviamente, isso não resolve 100% dos problemas, mas minimiza as chances de que algo errado aconteça se o seu aparelho cair no chão.
15 – Faça um seguro do seu celular
Um smartphone hoje em dia pode custar até mais de R$ 4 mil no Brasil e, portanto, é bom não facilitar, correndo o risco de perder ou ter o aparelho roubado. A dica é procurar um seguro para o seu celular e evitar dores de cabeça caso ocorra algum incidente. Os valores a serem investidos por mês são relativamente baixos e podem fazer você economizar uma boa grana se algo de errado acontecer.
comentários