Confira alguns fatos interessantes sobre os aparelhos que estão com a gente o tempo todo

Você já parou pensar em qual é o modelo de celular mais vendido de todos os tempos? Ou mesmo qual é a fabricante que mais vende celulares no Brasil? Nesse artigo, listamos 15 curiosidades relacionadas aos smartphones. Certamente, muitas deles serão uma completa surpresa para você.

1 – Medo de ficar sem o celular

medo de ficar sem o celular

Sim, esse mal existe. Há casos médicos registrados sob o nome de “nomofobia”, que diz respeito ao medo ou a angústia de não conseguir se comunicar com outras pessoas usando um celular. Em outras palavras, é aquela sensação ruim que você sente quando esquece o seu celular em casa. Se as coisas saírem do controle é sinal de doença – e você precisa buscar tratamento.

2 – É mais fácil ter celular do que saneamento básico

Mais fácil ter celular do que saneamento Básico

Pode parecer assustador, mas é verdade. No mundo hoje existem 7 bilhões de pessoas e foram registrados 6 bilhões de aparelhos. Ou seja, na teoria, somente 1 bilhão de pessoas não têm celular. Mais curioso ainda é o fato de que apenas 4,5 bilhões de pessoas têm acesso a um vaso sanitário. Infelizmente, nesse cenário, a saúde não vem em primeiro lugar.

3 – Qual foi o celular mais vendido de todos os tempos?

Celular mais vendido de todos os tempos

Nas nossas curiosidades sobre os smartphones não poderia faltar a indicação do modelo mais vendido de todos os tempos. Foi o Nokia 1100, lançado em 2003. Ele atingiu a marca de 250 milhões de unidades ao redor do mundo – mais do que toda a população do Brasil, por exemplo. Seu diferencial? Era colorido e à prova d’água.

4 – Quantas vezes você desbloqueia o celular?

Desbloqueando o celular

Segundo uma informação apresentada na conferência All Things D, em 2015, em média um usuário comum desbloqueia o celular cerca de 110 vezes por dia. É bem possível que você não tenha se dado conta disso, mas certamente o seu número está muito próximo da média mundial. Quer fazer o teste? Baixe o aplicativo Checky.

5 – Deixar o celular ligado na tomada a noite inteira estraga a bateria?

Celular carregando

Essa é uma das curiosidades sobre os smartphones mais questionadas em fóruns de ajuda. A resposta para essa pergunta é “não, não estraga a bateria”. Isso porque os modelos atuais hoje têm um sistema inteligente que, quando a carga chega em 100%, o recebimento de energia é desativado. Simples, não é mesmo?

6 – Baixar apps? Não, obrigado

apps

Você sabia que a maioria das pessoas que tem celular não baixam nenhum aplicativo? Sim, segundo a Multilaser, 65% dos usuários usam apenas os apps que já vêm instalados no aparelho. Em algumas regiões do país, é possível ver anúncios de celular que indicam que ele “já vem com o WhatsApp instalado” como se esse fosse um diferencial do produto. Inclusive, saiba como ter duas contas do whatsapp.

7 – Smartphones emitem radiações e causam câncer

Radiação

Essa dúvida é muito difundida na internet e há quem diga que os celulares são nocivos à saúde. O fato é que não existe nenhuma evidência científica de que a radiação emitida pelos aparelhos – sim, eles emitem radiação – seja em quantidade suficiente a ponto de fazer mal para a saúde. Portanto, pode usar seu celular à vontade sem medo.

8 – Os celulares de hoje são mais poderosos que os computadores da Nasa dos anos 60

Computadores da NASA

Sim, é verdade. Os computadores usados pela NASA para controlar a espaçonave que levou o homem à Lua tinham apenas 64 Kb de memória. Hoje, esse espaço não seria suficiente nem mesmo para armazenar uma foto. Os celulares mais modernos contam com 256 GB de espaço de armazenamento.

9 – Seguro para celular existe há mais de 5 anos

Seguro celular

Não se sabe ao certo onde e como surgiu o primeiro seguro para celular. Porém, sabemos que pelo menos desde 2013 eles estão no mercado brasileiro e a cada ano que passa a procura aumenta. O alto índice de roubo de celular e o aumento no preço dos aparelhos são dois fatores que contribuem para a maior procura.

10 – Smartphones têm mais germes que um vaso sanitário

germes

Essa não é uma curiosidade sobre os smartphones que muita gente gostaria de saber, mas é verdade. Os celulares costumam ter, em média, 18 vezes mais bactérias do que um vaso sanitário. Isso se deve ao fato do contato constante com as nossas mãos, com as nossas roupas e até mesmo com germes expelidos na hora da fala.

11 – Um mercado bilionário

Mercado Imobiliário

Para se ter uma ideia do tamanho do poder do mercado de smartphones, em 2012 todas as vendas de iPhone somadas renderam mais do que US$ 22 bilhões. Esse valor significa mais do que todos os produtos da Microsoft juntos. Na época, a dona do Windows conseguiu obter um total de US$ 17 bilhões.

12 – Android é líder no Brasil

Android lider

O mercado brasileiro de smartphones é praticamente dominado pela Google com o sistema operacional Android. Dados divulgados pela Kantar Wordpanel aponta que 92,1% dos celulares brasileiros rodam o sistema operacional do robozinho. O iOS está em segundo, com 4,3% do mercado e o Windows Phone, já encerrado pela Microsoft, em terceiro com 3,3%.

13 – Android também é líder no mundo

Android lider no Mundo

Em termos globais o Android também lidera, mas com uma folga menor. Cerca de 76,3% dos smartphones vendidos usam o sistema operacional da Google enquanto a Apple tem pouco mais de 22% do mercado. A distância menor se deve à força da empresa da Maçã especialmente nos Estados Unidos.

14 -Samsung domina o Brasil

Samsung domina

Segundo a consultoria Counterpoint Research, a Samsung é a marca que mais vende celulares no Brasil. Ela domina nada menos do que 46,7% do mercado enquanto a Motorola e a LG brigam pela segunda posição, com 13% e 12,4%, respectivamente.

15 – A China mostra a sua força

China

As marcas chinesas não param de crescer. No mercado mundial, a sul-coreana Samsung também é líder, com cerca de 21% dos celulares vendidos. Porém, a segunda posição hoje é da Huawei, com pouco mais de 12%. A Apple, que sempre foi a segunda colocada, caiu para terceiro, com pouco mais de 11%.

Você sabe quais benefícios você terá se obter um ROGUSEprincipalmente no fim do ano?