Lindas, poderosas e precursoras. Conheça e se inspire!

Steve Jobs, Bill Gates ou Elon Musk. O mundo da tecnologia é composto, predominantemente, por homens. Historicamente, foram eles que tiveram acesso às melhores posições e às mulheres coube uma luta árdua para conquistar o seu espaço. E elas conseguiram. Hoje, é cada vez maior o número de mulheres nas áreas de Ciências Exatas e tecnologia. Mas, felizmente, essa contribuição delas para esse mundo vem de longa data.

Mulheres da tecnologia

Hoje, no Dia Internacional da Mulher, listamos aqui algumas mulheres que foram pioneiras no mundo da tecnologia ou precursoras de tecnologias imprescindíveis para que os celulares, como conhecemos hoje, pudessem se tornar realidade. A lista de mulheres importantes na tecnologia é imensa, mas escolhemos aqui 10 das mais significativas e que merecem a nossa homenagem não apenas no dia de hoje, mas todos os dias.

1 – Hedy Lamarr – precursora do sinal de celular

Hedy Lamarr

Hedy Lamarr foi atriz, mas se destacou também na área da tecnologia.

Hedy Lamarr nasceu na Áustria, mas foi morar nos Estados Unidos logo cedo. Entre 1938 e 1950, estrelou diversos filmes em Hollywood como atriz, mas foi no mundo da tecnologia que ela escreveu seu nome na história. Durante a Segunda Guerra Mundial, em 1940, ela inventou o sistema que serviu de base para o que hoje são os telefones celulares. Foi nesse ano que ela patenteou um aparelho de interferência em rádio para despistar radares nazistas. O projeto, porém, foi concretizado somente na década de 60. O reconhecimento veio apenas na década de 90, quando ela recebeu um prêmio pela invenção e vendeu os direitos da patente à Ottawa Wireless Technology.

2 – Radia Perlman – inventora do protocolo STP

Radia Perlman

Radia Perlman é considerada a “mãe da internet”.

A norte-americana Radia Perlman é uma projetista de software e engenheira de redes, que muitas vezes é referenciada na indústria de tecnologia como a “mãe da internet”. Quando trabalhou na Digital Equipment Corporation, suas pesquisas foram responsáveis por criar o STP (sigla para Spanning Tree Protocol), uma tecnologia que permitiu resolver problemas de loop em rede e foi precursora do WiFi e do Bluetooth.

3 – Erna Hoover – inventora do switch computadorizado de telefone

Erna Schneider Hoover

Erna Schneider Hoover revolucionou as chamadas nos smartphones.

A matemática Erna Hoover foi responsável por uma importante invenção no final da década de 60. Ela criou o switch computadorizado de telefone, uma criação que permitiu que os sistemas de telefonia pudessem suportar altas cargas de ligação, monitorando o tráfego e priorizando as tarefas mais importantes. Se você consegue atender uma chamada em espera hoje, por exemplo, agradeça à ela.

4 – Janese Swanson – criadora dos games da série Carmen Sandiego

Janese Swanson

Janese Swanson foi a criadora do jogo “Onde no mundo está Carmen Sandiego?” Foto: invention.si.edu

“Onde no mundo está Carmen Sandiego?” Esse é um dos jogos casuais mais bem-sucedidos de todos os tempos e ele só se tornou realidade graças à força de vontade de Janese Swanson. Aos 15 anos ela ouviu que se quisesse ser chamada de doutora um dia deveria se casar com um médico. Foi professora, comissário de bordo e modelo e em sua carreira sempre lutou por mais oportunidades para as mulheres. Conseguiu sete diplomas acadêmicos, sendo um deles de design de produto, que a ajudou a desenvolver o visual do game.

5 – Mary Keller – primeira mulher a receber um doutorado em Ciências da Computação

A freira norte-americana Mary Keller foi a primeira mulher a receber um título de doutora em Ciências da Computação. O que hoje pode parecer simples, foi conquistado somente em 1965 e abriu muitas portas para outras mulheres seguirem caminho em uma área que ainda hoje é dominada por homens. Ela também participou do desenvolvimento da linguagem de programação BASIC.

6 – Ada Lovelace – escritora do primeiro algoritmo

Ada Lovelace

Ada Lovelace foi a primeira mulher a fazer um algoritmo.

A inglesa Ada Lovelace é nome obrigatória em qualquer lista de inventores e pioneiros. Matemática, foi ela quem escreveu o primeiro algoritmo para ser processador por uma máquina, isso em 1842. Por esse feito, é considerada a primeira programadora da história. Filha do poeta Lord Byron, morreu de câncer no útero aos 36 anos.

7 – Edith Clarke – primeira mulher a receber diploma de Engenharia Elétrica no MIT

Edith Clarke

Edith Clarke foi a primeira mulher a se formar em Engenharia Elétrica pelo MIT. Foto: www.pddnet.com

Em uma época em que o lugar de mulher era apenas seguir o marido, Edith Clarke ousou desafiar a sociedade e em 1911 decidiu sair de Nova York e ir para Massachussets, cidade-sede do MIT, uma das principais instituições de tecnologia do mundo. Lá ela se tornou a primeira mulher a conseguir um diploma de Engenharia Elétrica, quebrando paradigmas. Trabalhou durante toda a sua carreira na General Electric, onde inventou a calculadora gráfica, para resolver problemas da linha de transmissão de energia elétrica.

8 – Meg Withman – CEO da HP

Meg Withman

Meg Withman se tornou CEO da HP em 2015.

Meg Withman é considerada uma das 10 mulheres mais poderosas do mundo da tecnologia na atualidade. Antes de se tornar CEO da HP, em 2015, empresa fabricante de notebooks, impressoras, tablets e outros dispositivos, trabalhou como executiva na Hasbro e na Disney. Ela também é uma grande acionista do eBay.

9 – Susan Wojcicki – CEO do YouTube

Susan Wojcicki

Susan Wojcicki hoje é a CEO do YouTube.

A norte-americana Susan Wojcicki foi a funcionária 16 do Google e tanto trabalho e dedicação em prol do maior site de busca do planeta garantiram a ela o reconhecimento por parte dos fundadores da empresa. Foi dela a sugestão, em 2006, para que o Google comprasse o YouTube, em um negócio avaliado em US$ 1,75 bilhão. Hoje, mais de dez anos se passaram e a principal plataforma de vídeos do planeta vale nada menos que US$ 70 bilhões. Desde de 2014 ela assumiu a liderança do YouTube e segue conduzindo a rentável plataforma do Google, cujo tráfego é de mais de 1 bilhão de usuários por mês.

10 – Marissa Mayer – CEO do Yahoo!

Marissa Mayer

Ex-funcionária do Google, hoje Marissa Mayer é CEO do Yahoo!

Ex-funcionária da Google, a norte-americana Marissa Mayer é desde 2012 a CEO do Yahoo!, um dos conglomerados mais importantes da história da internet. Assumiu a empresa em tempos de crise e teve a missão de transformar um negócio que acumulava seguidos prejuízos em uma empresa enxuta e capaz de ser rentável outra vez para os seus acionistas. Conseguiu em partes, já que no início de 2017 a operadora Verizon adquiriu o grupo Yahoo. Em outras palavras, ela conseguiu transformar a companhia em uma empresa voltada para o mundo mobile e, no fim das contas, os acionistas se saíram bem.

Quer receber todas as nossas novidades? Cadastre-se em nossa newsletter e aproveite o universo da tecnologia!