Aprenda como fazer a bateria do seu smartphone durar um pouco, independentemente do modelo que você estiver usando
A cada geração os celulares ganham uma infinidade de novas funções.
Telas de maior resolução e com brilho mais intenso, maior capacidade de processamento, novos aplicativos e funções inteligentes que podem ser ativadas por comando de voz.
Tudo isso é muito bem-vindo, mas quanto mais funções estiverem disponíveis em um aparelho, maior será o consumo de bateria dele.
Em termos energéticos houve também muita evolução.
Uma bateria de 3.000 mAh, por exemplo, que há dois anos tinha uma determinada autonomia, hoje consegue fazer muito mais graças às otimizações impostas pelos fabricantes.
Porém, pode ser que ainda assim essa quantidade não seja suficiente para que o seu smartphone chegue com carga até o final do dia.
Pensando nisso, listamos aqui algumas dicas para você economizar bateria no seu smartphone Android, independente do modelo que esteja em suas mãos.
1 – Diminua o brilho da tela
Um dos itens responsáveis pela maior parte do gasto energético de um celular é a tela. Por conta disso, quanto mais você puder economizar bateria nesse quesito, melhor.
A primeira dica que você pode seguir é a de reduzir a intensidade de brilho da tela. Quanto maior a intensidade, maior o é o gasto. Assim, aqui você pode proceder de duas formas.
A maioria dos smartphones hoje em dia conta com recursos de brilho automático, ou seja, que se adapta de acordo com o ambiente em que você está.
Manter esse recurso ativo (“brilho automático”) ainda é uma boa maneira de não gastar energia além da conta.
Se preferir, desative o brilho automático e reduza-o o máximo que puder, de forma que ainda fique confortável enxergar as informações na tela.
2 – Desative conexões de rede WiFi e Bluetooth
Não dá para negar que é extremamente prático entrar em um ambiente e o WiFi conectar automaticamente.
Porém, pensando em economia de bateria, ativar o WiFi manualmente sempre que você chega em casa pode garantir uma carga extra ao longo do dia.
Isso porque quando você está fora do alcance de uma rede, com o WiFi ligado, o sistema fica procurando sinal.
O mesmo acontece com o Bluetooth. Se você não possui nenhum aparelho pareado, como smartwatch ou fone de ouvido sem fio, a dica é manter esse recurso desligado.
Essas dicas simples vão fazer com que você economize uma boa carga ao longo do dia, deixando energia para o que realmente importa.
3 – Desative as notificações por vibração
Muitas vezes precisamos deixar o celular em um modo silencioso para não incomodar outras pessoas no ambiente.
Porém, para que possamos ter uma espécie de “lembrete”, ativar a vibração sempre que uma nova notificação chega é a solução encontrada por muita gente. Pois saiba que essa vibração também consome mais bateria do que o normal.
Para que a vibração ocorra, o sistema precisa ativar um pequeno motor rotatório quando a notificação chega.
Em outras palavras, trata-se de energia sendo dispendida para acionar um item físico do aparelho.
Basta desabilitar o modo de vibração e pronto. Suas notificações vão continuar chegando, mas agora sem consumir tanta bateria.
4 – Reinicie o celular de tempos em tempos
Por mais que você possa desabilitar alguns processos, com o passar do tempo o sistema operacional acumula algumas atividades em segundo plano que vão, de alguma forma, minando o consumo de bateria.
Individualmente elas não chegam a ser significativas, mas somadas podem representar 1% ou 2% da sua bateria ao longo do dia.
A dica então é encerrar manualmente aplicativos abertos em segundo plano e, pelo menos uma vez a cada três dias, reiniciar o aparelho completamente.
Essa medida simples vai fazer com que o sistema flua melhor e que você não acabe gastando energia com apps esquecidos.
5 – Evite usar widgets
Os smartphones Android têm um recurso que os usuários adoram: a possibilidade de usar widgets. O problema está na maneira como eles funcionam.
Para que eles se mostrem sempre atualizados na sua tela inicial é preciso que essas aplicações recebam notificações com uma frequência maior do que o normal – como por exemplo a cada minuto.
Assim, eles acabam se tornando grandes vilões para quem quer economizar bateria.
A melhor solução, nesses casos, é desabilitá-los, fazendo com que a sua bateria dure mais ao longo do dia.
Se você não quiser perder alguma das funcionalidades, deixe no máximo um widget. Quanto mais widgets estiverem ativos, pior será para a bateria.
A vida continua longe do celular
Por fim, o último conselho tem mais a ver com a maneira com que você utiliza o seu smartphone. Algumas pessoas se tornaram viciadas no aparelho e fazem questão de checa-lo a cada cinco minutos – sem que haja necessidade.
Aliás, conferir o smartphone a todo instante quando se está na rua é uma das principais causas de furtos e roubos de celulares, já que os ladrões ficam à espreita para dar bote.
O nosso principal conselho é que você evite utilizar o smartphone com tanta frequência em locais públicos.
Se não puder evitar, garanta ao menos a contratação de um seguro para celular visando minimizar o prejuízo caso você seja mais uma vítima de uma estatística cujos números não param de crescer.
Nesse caso, priorizando o uso apenas em ambientes fechados, você garante não apenas uma economia de bateria, mas também a redução das chances de ser assaltado.
comentários