Foto de Smartphone. Que tal conhecer um pouco mais sobre os princípios da fotografia e aproveitar muito mais a câmera do seu smartphone? Veja como ela pode ser uma aliada poderosa na sua rotina!

 

primeira-camera-produziada-comercialmente

primeira câmera fotográfica produzida comercialmente

Câmera fotográfica, lentes, filmes, fotômetro, flash, rebatedor e, se bobear, tripé. Nos primórdios era assim. Hoje em dia a bolsa ficou bem mais leve, é verdade, isso é, se não quiser levar no bolso o smartphone, que substitui isso tudo e ainda por cima telefona! Mas a verdade é que muita coisa acontece entre o dedo no ícone da máquina e a imagem pronta na tela de LCD – e que dê o primeiro click quem nunca imaginou como isso tudo funciona. Pronto para saber como funciona uma câmera e aproveitar muito mais suas fotos pelo smartphone?

O princípio é o mesmo para todas as câmeras do mundo

A fotografia tem muita história, tentativas e acima de tudo, conquistas. Quando se pensa em toda a tecnologia que reúne tantos itens separados dentro de apenas um pedacinho de metal acaba-se esquecendo que, na verdade, o princípio de todas as câmeras não só é o mesmo como é também muito simples: uma câmara escura que recebe a luz projetada dentro dela e grava a imagem. É o próprio sentido da palavra fotografia, ou seja, “gravar com a luz”.

Nas câmeras antigas, como aquelas da década de 70, por exemplo, era mais fácil entender porque era possível abrir a sua parte traseira e retirar a lente, desvendando seus mistérios: dois tubinhos rotativos que estendiam o filme sobre a câmara escura e deixavam a luz, captada pela lente em maior ou menor quantidade, dependendo da abertura do obturador, gravar no filme a imagem que estava sendo focada.

Na câmera digital dos smartphones o processo é idêntico, só que em vez do filme, a luz que é captada pela lente passando pelo obturador se projeta em um sensor digital. E olha só que legal: esse princípio é o mesmo para todas as câmeras do mundo, desde a primeira inventada, em 1839 pelo francês Daguerre, até a mais sofisticada do planeta. O que a tecnologia fez foi reduzir cada vez mais o tamanho dos componentes até caber tudo em um espaço ínfimo, o seu smartphone.

câmera-smartphone-foto-de-smartphone

Você até pode só mirar e clicar, mas…

Muito provavelmente a sua foto vai sair muito melhor se, agora que você já sabe como a câmera funciona, entender os recursos que ela oferece para as suas imagens ficarem cada vez melhores. Para começar, tem toda aquela história de megapixels, que quanto maior melhor foto, certo? Não. Os megapixels indicam apenas o tamanho da foto e são definidos pela multiplicação de todos os pixels horizontais pelos verticais. Quanto maior a quantidade de megapixels, mais a fotografia poderá ser ampliada, mas isso não significa nitidez ou boas cores.

câmera-de-smartphone

Na verdade é a lente a grande responsável pela qualidade das fotos, porque é através dela que a luz passará para impregnar o sensor digital. As melhores lentes costumam trazer o nome do fabricante gravado. Outra dica é usar lentes cambiáveis se o seu smartphone permitir, assim você consegue efeitos diferentes de uma mesma paisagem, por exemplo. Se não, confira a abertura do foco que a lente original oferece e qual o seu alcance, assim fica mais fácil turbinar suas fotos. Então já sabe: a combinação entre muitos megapixels e boas lentes é um fator muito importante para a qualidade das fotos, que deverão ser mais claras e nítidas, mas não é o único.

Outro fator é a sensibilidade de quem aperta o botão de disparo – e aí entram vários outros recursos que você deve saber aproveitar, entre eles o zoom, que aproxima objetos distantes; o flash, que pode ser único ou até triplo LED; e funções como eliminador de olhos vermelhos (que acontecem devido à posição do flash em relação à pupila); detector de rostos, sorrisos e olhos fechados; e agora também, em alguns modelos mais sofisticados, controles manuais de sensibilidade do sensor à luminosidade através do ISO – como quando você quer fotografar à noite sem flash e precisa que entre mais luz para o sensor, deixando o diafragma mais tempo aberto.

Foto de Smartphone-saiba-como-funciona-sua-camera

Dê um uso inteligente à câmera no dia a dia

Tudo bem que o tripé pode ter sido substituído pelo stick ou bastão, mas a vida não pode ser feita apenas de selfies. Na verdade as câmeras do smartphone podem contribuir para uma vida mais prática e simples como, por exemplo, quando você deixa o carro no estacionamento lotado do shopping e na volta não tem a menor ideia da área que ficou. Um bom uso para a sua câmera é tirar uma foto do carro pertinho da placa que indica a área e o setor do estacionamento, assim na volta é só conferir e evitar o desespero. Você pode fazer a mesma coisa com a geladeira e a despensa de casa, tirando fotos das prateleiras antes de ir ao supermercado, assim você evita gastar com o que já tem ou esquecer justamente “aquilo” que saiu para comprar.

Foto de Smartphone-camera-interna

Viajou para um lugar pela primeira vez? Tire fotos da fachada do hotel e de pontos turísticos próximos, assim fica mais fácil não se perder e pedir informação. Sabe aquele visual completo que emprestou para a primeira saída da amiga com o gato ou o livro que tanto insistiram em levar? Fotografe também – e ainda coloque a data impressa na foto, para facilitar a cobrança. Quando for fazer uma mudança fotografe as caixas e seus conteúdos, assim fica mais fácil organizar a ordem de desembalar.

Conhecendo mais sobre a câmera do seu smartphone ela vai ajuda-lo muito mais na rotina do trabalho e no lazer, transformando-se em uma verdadeira aliada no dia a dia.

 Quem leu “Fotos de Smartphone, como funciona sua câmera”, também leu:

8 aplicativos para fotos perfeitas

10 dicas para tirar fotos perfeitas