Conheça alguns recursos do sistema operacional da Google que a maioria dos usuários não sabe que existe
A cada dia que passa os smartphones ganham novas funções.
O número de aplicativo já passa da marca de 1 milhão e embora o aparelho esteja o dia inteiro com a gente, ainda existem muitas funções do Android que a maior parte do público desconhece.
Nesse artigo, listamos 9 funções do Android que provavelmente você não sabia que existiam.
1 – Controle o uso de dados
As operadoras de telefonia disponibilizam apps para que você possa acompanhar qual é o seu gasto no uso de dados ao longo do mês, mas o próprio Android é capaz de fornecer essa informação.
Para acessar esse recurso vá em “Configurações” e procure pela opção “Uso de dados”. Você poderá visualizar um gráfico com o seu consumo e até mesmo estabelecer limites para não estourar sua cota.
Essa é uma das funções do Android úteis também para comparar com o consumo no app da operadora e ver se, por acaso, não há nenhuma cobrança indevida.
2 – Roteador WiFi
Há momentos que apenas o celular não resolve, não é mesmo?
Que tal transferir a internet 3G ou 4G do seu aparelho para o computador?
Você pode fazer isso de uma forma simples.
Acesse “Configurações”, depois “Mais” e em seguida “Tethering e acesso portátil”. Lá dentro você pode configurar um ponto de acesso WiFi, com uma senha pessoal.
Basta ativar o ponto de acesso e em seu computador uma nova rede, com o nome do seu celular, deve aparecer.
Use a senha para se conectar e pronto!
3 – Acessar abas abertas em outros dispositivos
Essa não é exatamente uma das funções do Android, mas sim do Google Chrome, porém é igualmente interessante.
Se você estiver logado com sua conta Google no navegador, é possível acessar abas que estejam abertas em outros dispositivos, como o PC. É só abrir o navegador no celular e selecionar a opção “Outros dispositivos” no menu.
Isso evita que você tenha que ficar mandando links de um lado para outro.
4 – Informações na tela de bloqueio
Se você perder o seu celular, como a pessoa que achou vai poder desbloquear o aparelho para entrar em contato com você?
Uma solução é deixar seu e-mail ou número de telefone na tela de bloqueio. Para fazer isso, basta ir em “Configurações” e escolher a opção “Segurança”.
Dentro dessa aba, escolha a opção “Informações do proprietário” e coloque a mensagem que você deseja.
Assim, mesmo com um seguro para celular você fica mais garantido.
5 – Encoste o telefone em outro para compartilhar conteúdo
Se o seu smartphone for compatível com a tecnologia NFC, é possível compartilhar conteúdo com seus amigos apenas encostando o seu celular no aparelho deles.
Isso é possível graças ao Android Beam, um recurso inserido entre as funções do Android há mais de três anos. Basta ir em “Configurações”, depois em “Mais” e ativar o Android Beam.
Importante: o NFC do seu aparelho também precisa estar ativo. Se a opção não aparecer é porque o seu celular não é compatível.
6 – Emergência: disque 112
O número universal para celulares em emergências é o 112.
Mesmo que você esteja em um lugar fora da área de cobertura de sua operadora, basta ligar para o 112 que o seu celular vai procurar uma conexão com a operadora mais próxima para enviar o número de emergência local para você.
Até mesmo se o seu teclado estiver travado é possível fazer isso.
7 – Libere uma animação secreta
Em todos os celulares Android você pode ver uma animação relacionada à versão do sistema operacional. Para isso, acesse “Configurações” e procure a guia “Sobre o telefone”.
Na aba “Versão do Android”, pressione seguidas vezes de forma contínua até que uma nova tela seja exibida.
Trata-se de uma brincadeira da Google que muda a cada nova versão lançada do Android.
8 – Veja detalhes da bateria
Que saber um pouco mais sobre a bateria do seu celular? Digitando *#0228# são exibidas informações como voltagem, medições de energia e outras leituras.
As informações técnicas estarão disponíveis apenas em inglês. Se o código acima não funcionar, experimente o seguinte: *#*#4636#*#*.
9 – Inutilize seu celular se alguém o roubar
Para saber qual é o número de série do seu celular digite o seguinte: *#06#*. Na tela será exibido um código de 15 dígitos, um número único do seu aparelho. Guarde-o em um lugar seguro.
Se o seu celular for roubado, ligue para a sua operadora e informe esse código. Você não vai recuperar o aparelho, mas a operadora consegue bloqueá-lo e o ladrão também não vai poder utilizá-lo.
Atualização garante mais segurança
Sempre é importante verificar como anda o histórico de atualizações do Android do seu fabricante.
Ter a versão mais recente do sistema operacional significa que você tem acesso a todas as funções já lançadas pela Google, o que torna o seu aparelho mais moderno e com uma vida útil mais longa.
Por fim, vale lembrar que não é só na segurança do software que você deve pensar.
Um seguro para celular garante que o dinheiro que você investiu no seu aparelho não vai ser perdido por completo caso aconteça a infelicidade de ele ser roubado ou furtado.
Os valores das mensalidades são bastante acessíveis, de forma que é bem mais seguro contar com esse tipo de proteção.
comentários