Conheça as novas tecnologias presentes nos smartphones mais modernos e que estão ajudando a transformar a maneira como fotografamos

As câmeras dos smartphones estão hoje entre os itens mais importantes para os consumidores. A maior prova disso é que os fabricantes têm investido cada vez mais em tecnologias que tornem os celulares mais próximos às câmeras profissionais.

Sim, falamos de um comparativo direto com as câmeras profissionais, pois as semiprofissionais hoje já podem ser colocadas em pé de igualdade com as câmeras de celular. Esse é, sem dúvida, o campo que tem ganhado o maior número de inovações.

Não se trata apenas de aumentar a quantidade de megapixels de uma câmera, mas sim trazer novas tecnologias que permitam que o seu companheiro de bolso possa fazer a diferença. Nesse artigo, vamos falar sobre algumas das últimas novidades que têm ajudado a transformar a maneira como fotografamos.

câmera-de-celular

Controle de abertura

O smartphone Samsung Galaxy S9+, que chega às lojas neste mês no Brasil, vem sendo apontado como inovador pelo fato de trazer um recurso que permite ao usuário conseguir imagens de melhor qualidade mesmo em ambientes pouco iluminados.

O principal destaque da câmera traseira do Galaxy S9+ é um sistema de abertura de lentes variável. Na prática isso permite que a câmera do celular receba mais luz em ambientes pouco iluminados por meio de uma abertura maior na lente.

Isso resulta em fotos noturnas de melhor qualidade, com menos ruídos e granulações e com cores mais nítidas. Já em ambientes mais claros a abertura da câmera se fecha um pouco mais, controlando a entrada de luz. É um movimento similar ao que os nossos olhos fazem. Não deixe de ver também o Smartphone com foco em fotografia, da Kodak .

Lentes anamórficas para celular

As lentes anamórficas são amplamente utilizadas no cinema para se conseguir uma série de efeitos. Quando elas foram criadas, tinham como objetivo fazer com que paisagens amplas pudessem caber dentro do espaço de registro de um frame.

Esse recurso até hoje é muito complexo para ser colocado em um smartphone devido às limitações físicas – o aparelho precisaria ser bem mais grosso para conseguir guardar um conjunto de lentes que pudesse alcançar esse efeito. Porém, já existem as lentes anamórficas intercambiáveis para celular.

O acessório custa cerca de US$ 149 – ele não é vendido no Brasil – e permite que cineastas gravem filmes de qualidade profissional usando apenas uma câmera de celular. É o celular chegando a níveis nunca imaginados.

Câmeras traseiras duplas (ou triplas)

Uma tendência que você já deve ter percebido nos smartphones é a da inclusão de duas câmeras na parte traseira. As câmeras duplas não estão lá por acaso e em muitos casos podem servir para que o usuário tenha acesso a uma série de recursos que não seriam possíveis com uma só câmera.

Uma dessas possibilidades é o chamado efeito bokeh. Sabe aquelas fotos em que o primeiro plano fica nítido, mas o fundo fica desfocado? Esse efeito é difícil de ser obtido com câmeras mais simples devido ao fato de que as câmeras normais não capturam bem a profundidade de campo.

câmera-de-celular

Com duas câmeras, uma delas se encarrega de fotografar o fundo enquanto outra retrata o primeiro plano. As imagens são montadas via software e o resultado que você obtém são imagens com aspecto profissional, mesmo que você não seja um fotógrafo experiente.

Recentemente, a Huawei apresentou o smartphone Huawei P20 que conta com três câmeras na parte traseira. Segundo a empresa, a combinação de imagens permitirá resultados ainda mais incríveis, criando uma sensação de profundidade de campo diferenciada. Aproveite e veja os melhores aplicativos de fotografia!

Resolução 4K e câmera lenta

Não é apenas a fotografia que está se transformando com as novas câmeras de celular, mas também a gravação de vídeo. Imagens com resolução em 4K e os efeitos de slow motion e super slow motion são a principal aposta do momento entre as fabricantes.

O primeiro recurso é mais urgente. Com TVs e smartphones com telas de resolução cada vez mais altas, é natural que os usuários queiram também que o seu conteúdo seja produzido da melhor forma possível. Por isso, aparelhos com câmeras mais potentes são cada vez mais comuns.

A possbilidade de ter aparelhos com maior capacidade de processamento nos leva a outro recurso interessante: as gravações em câmera lenta, com a possibilidade e se chegar até a 960 frames por segundo. Isso significa 960 imagens capturadas no intervalo de um segundo, tudo isso para compor vídeos incríveis. Conheça também a câmera do iPhone X.

As câmeras de celular vão superar as câmeras profissionais?

É difícil que isso aconteça, mas não por conta da falta de tecnologia, mas sim em razão do espaço físico. As câmeras profissionais têm aquelas lentes enormes não é por acaso. Isso é para que os conjunto de lentes possa se movimentar enquanto você aplica efeitos como o de zoom.

Reproduzir o mesmo mecanismo em um smartphone seria bastante complicado. Porém, para a grande maioria dos usuários, ou seja, aqueles que não são fotógrafos profissionais, os resultados obtidos já são mais do que suficientes para fazer com que uma câmera profissional seja dispensável.

Portanto, proteja o seu smartphone do mesmo jeito que você protegeria uma câmera profissional se tivesse uma. O ideal é que você contrate um seguro para celular, de forma que caso algum incidente aconteça, como roubo ou queda acidental, você possa receber de volta o valor que investiu no aparelho.

Os valores de mensalidades são bastante acessíveis e ao menos você tem a garantia de que poderá reaver um aparelho de igual valor caso algo aconteça de errado. Aí, com a proteção garantida, é só sair por aí e fotografar tudo o que aparecer pela frente.

O que achou dessas novidades? Compartilhe conosco nos comentários!