LG G4 ou Samsung Galaxy S6? Qual é o smartphone com o melhor desempenho? Preparamos um comparativo para você eleger o seu preferido.
A sorte está lançada. O domínio do mundo está em jogo e você vai ter que escolher um lado. Com mais de 1 bilhão de usuários ativos e dispositivos acessados mais de 100 bilhões de vezes por dia, a cada ano o SO Android se firma na soberania da telefonia móvel em todas as regiões do planeta. No entanto, uma guerra interna disputa a liderança desse mercado, onde dois gigantes sul-coeranos se digladiam: de um lado o novo top da LG, o G4 com seu design arrojado e uma câmera poderosa, por outro a grande aposta da Samsung, o Galaxy S6 e seu desempenho espetacular. Lançados quase ao mesmo tempo, é difícil saber quem bate quem nessa briga que promete muitos rounds. Item por item, quem sairá vencedor?
Potência e desempenho
Claro que na briga pela preferência do consumidor o que vai valer mesmo é o uso que você costuma dar para o aparelho e suas preferências pessoais – por isso é bom entender o que cada um tem a oferecer para fazer a melhor escolha. Afinal, quem busca um smartphone flagship espera potência e desempenho, itens que dependem do conjunto de menos cinco aspectos: processador, capacidade de armazenamento interno, memória RAM, conectividades e bateria.
O LG G4 tem processador Hexa-core Snapdragon 808, com 3 GB de RAM e 32 GB de memória interna com possibilidade de expansão em micro SD de até 2 TB e bateria de 3.000 mAh. O Samsung Galaxy S6 é até parecido, mas sai na frente, com processador Octa-core Exynos 7420, também 3 GB de RAM, memória interna de 32, 64 ou 128 GB e bateria 2550 mAh. A conectividade é a mesma para ambos – 4G, GPS, Bluetooth, acelerômetro e Wi-Fi – mas o S6 traz ainda medidor de batimentos cardíacos e o Samsung Pay.
Bem parecidos, não é mesmo? Mas no conjunto o top da Samsung merece destaque. Afinal, se com seus seis núcleos o LG G4 roda com facilidade todos os aplicativos Android com até mais de um aberto ao mesmo tempo, imagine o que não faz o Samsung Galaxy S6 com seus oito núcleos.
Câmera
Disputa apertadíssima, mas algumas pequenas diferenças pesam mais na balança para quem realmente gosta de fotografar. Para quem gosta de selfies, por exemplo, o LG G4 traz câmera frontal de 8 MP, enquanto a do S6 tem “apenas” 5 MP. Já a câmera traseira surpreendeu com 16 MP, HDR e ajustes manuais de ISO, foco e exposição desde seu lançamento, em maio. Ela conta ainda com uma abertura maior que a tradicional, o que torna as capturas noturnas muito mais fieis – inclusive no “escuro”.
Só que o top da LG também tem câmera traseira de 16 MP com disparo ultrarrápido e filmagem com 2.160 p a 30 fps, flash dual-LED, estabilizador de imagem e controle manual completo. O S6 chegou a ser considerado o smartphone com a melhor câmera do mercado, antes, no entanto, do lançamento do LG G4, que ganha essa disputa.
Bateria
Rolaram vários rumores de que a marca estaria tendo problemas de alinhamento da bateria com o processador Snapdragon 810, a última e mais poderosa versão do chipset da Qualcomm e que embala o G Flex 2. Os boatos acabaram sendo confirmados pela LG e, no final das contas, justificam a escolha do 808, considerado inferior, para o flagship G4.
A falação do mercado era que havia superaquecimento do processador, aumentando o consumo da bateria – problema negado pela Qualcomm, mas que mereceu uma resposta oficial da LG, segundo a qual “o processador (… 808) oferece o melhor equilíbrio entre performance e consumo de energia. (…) A grande vantagem é seu pequeno consumo de energia se comparado ao 810″.
Isto posto, e processadores devidamente alinhados com a bateria, vamos aos fatos. Já que estamos falando do smartphone da LG, ele tem a bateria maior que a do S6 (3.000 mAh contra 2.550 do S6) e, assim como o concorrente (que tem a função Turbo Charge, de carregamento ultrarrápido), também aceita carregamento sem fio, mas precisa de uma case específica. A autonomia maior compensa, entretanto, até porque ele aceita substituição da bateria interna – a tampa traseira do S6 não é removível. Ponto para o G4.
Sistema operacional
Os dois são Android, é verdade, mas como o G4 é um pouquinho mais novo que o S6 ele já sai de fábrica com a versão 5.1, portanto com todo o conteúdo Google pré-instalado, enquanto seu opositor nessa disputa exibe o 5.0. Aí ganha o mais novo e mais completo, o gadget da LG.
Tela
Agora a briga volta a ser de “cachorro grande”. Antes de mais nada é preciso ter em mente que a qualidade da imagem tanto é melhor quanto maior for a densidade de pixels por polegada – e aí, como é preciso fazer uma análise da resolução em relação ao tamanho do display, nem sempre a tela maior é a melhor.
É justamente o que acontece entre os concorrentes, já que o G5, com tela de 5,5 polegadas, tem imagem de 1.440 x 2.560, o que gera 538 ppi. Já o S6, com tela de 5.0 polegadas mas com a mesma resolução (1.440 x 2560), gera 577ppi. Só por isso ela já seria melhor, mas ainda há a questão dos materiais: a Samsung usa a Super Amoled com proteção Gorilla Glass 4, enquanto a LG aposta no Gorilla Glass 3 para proteger a tecnologia PIS LCD.
Design
Gosto não se discute, é verdade, mas há que se levar em conta alguns fatores. O problema é que ambos têm soluções estéticas para lá de interessantes, como o acabamento levemente curvo do G4, ainda que muito parecido com o do seu antecessor, o G3. Ele não chega a ser exatamente tão curvo quanto o LG G Flex, mas o suficiente para se encaixar no rosto e nas mãos com muita suavidade. Feito em plástico, traz o capricho de uma versão com a traseira em couro, mais sofisticada, onde se encaixa o Smart Botton, mas acaba tendo, de qualquer forma, uma aparência mais robusta por causa da bateria maior. A diferença de espessura é considerável: 9,8 mm contra 6,8 mm do Galaxay S6.
No quesito design os coreanos da Samsung saíram da caixinha, mesmo. Para começar trocaram o plástico por metal – e com vidro na parte traseira. Se o couro da versão especial do G4 confere sofisticação, metal e vidro na linha regular do S6 conferem modernidade e elegância. Vale o gosto pessoal Claro que sim, mas no plano das boas ideias e inovações o S6 vence.
Custo benefício e preço
Aí, como dissemos lá no início, vai depender do que uso que você fará dele, das suas expectativas e do seu gosto pessoal. No geral, ambos são excelentes smartphones, ainda que bem diferentes. Estão também na mesma faixa de preço, por volta dos R$ 2 mil / R$ 2,5 mil, dependendo das configurações, valores esperados para tops de linha. Olhando friamente para os dados, no entanto, o Galaxy S6 é o que apresenta melhor custo-benefício em relação.
comentários