Será que um bom aparelho pode ser capaz de melhorar a velocidade de acesso à internet? Descubra nesse artigo
A aquisição de um smartphone hoje tem, em geral, um objetivo básico: poder utilizar o aparelho para acessar conteúdos via internet.
Porém, quando falamos de velocidade de navegação, há vários fatores a serem levados em consideração: um aparelho mais caro resulta em melhor internet?
A resposta é não. Para que você possa compreender como o aparelho é apenas uma parte do processo, vamos explicar como fazer para tornar a internet do seu celular mais rápida, respeitando-se os limites do seu plano de dados a da região em que você se encontra.
A internet mais rápida do Brasil
Antes de tudo precisamos levar em consideração a velocidade da rede na qual você está navegando. Falando em acesso mobile, as redes mais rápidas do Brasil hoje são aquelas da frequência 4,5G ou 4G+.
Trata-se de uma nomenclatura comercial para um padrão chamado LTE Advanced, a evolução do LTE (popularmente conhecido como 4G).
Essa faixa de frequência não está disponível em todas as regiões do país, mas nas principais capitais ela já é uma realidade.
Portanto, esse é o primeiro elemento: a conexão em uma rede 4,5G sempre será mais veloz do que a conexão em uma rede 4G, que consequentemente será mais rápida do que a de uma rede 3G.
Independentemente do aparelho que você estiver usando, esse é um detalhe técnico a ser observado.
Escolhendo o aparelho ideal
É praticamente impossível definir qual aparelho de celular é capaz de prover a melhor internet.
No entanto, isso não significa dizer que todos os modelos têm a mesma capacidade. Para começar, é preciso que ele seja compatível com as conexões do tipo 4,5G.
Celulares lançados a partir de 2017 já contam com essa possibilidade, mas modelos anteriores não.
Sendo assim, é preciso saber se há compatibilidade com esse tipo de velocidade de rede antes de indicar qual é a melhor escolha.
Um celular que seja compatível com 4,5G, mas esteja em uma área em que não há disponibilidade desse tipo de sinal vai se conectar à internet via 4G e, portanto, será mais lento em uma cidade do que em outra. Sendo assim, não é culpa do aparelho, mas da conexão.
Veja mais - Redes de internet: 4G, 4.5G, 4G Max, 4G+ e 5G.
Todos em condições ideais
Para efeitos de comparação, vamos supor que temos dois aparelhos iguais, na mesma cidade, e em uma rede 4,5G.
Ainda assim, se uma pessoa estiver em uma área mais próxima de uma antena, é bem provável que ela obtenha uma velocidade maior na navegação.
A operadora escolhida também varia a velocidade, o que nos leva à conclusão que o celular, nesse caso específico, não é o fator determinante para se obter uma maior velocidade de navegação.
Então não há muito o que se fazer caso você queira internet mais rápida no celular?
Tudo influencia a velocidade
Para descobrir qual é a melhor internet para o seu celular, é preciso fazer testes, muitos testes. Por exemplo, o uso de um navegador ao invés de outro pode resultar em uma internet mais rápida. Cada aparelho responde de uma forma ao uso de um aplicativo.
É nesse momento que entramos em alguns conselhos técnicos que, esses sim, podem resultar em uma melhor velocidade de navegação.
Para isso, precisamos pensar no tipo de hardware que é mais usado enquanto você acessa a internet.
Dois itens são essenciais: um bom processador e uma capacidade suficiente de memória RAM.
No primeiro caso, podemos apontar os melhores processadores do mercado na atualidade: o A11 Bionic, embarcado no iPhone X, o Qualcomm Snapdragon 845 e o Exynos 9820.
Todos eles combinam velocidade de processamento com baixo consumo de energia. Para que eles funcionem bem, é preciso que haja um bom suporte de memória RAM: no caso dos modelos com Android, 4 GB é o mínimo recomendado.
Juntando essas características, podemos apontar modelos como o iPhone X, o Samsung Galaxy Note 9, o Samsung Galaxy S9, o ASUS Zenfone 5Z e o LG G7 ThinQ como os modelos com a capacidade de oferecerem a navegação mais rápida.
Contudo, para que eles possam operar na plenitude máxima, é preciso que estejam em um local compatível com 4,5G, com um plano de dados que suporte essa modalidade, e que estejam com as suas configurações otimizadas.
Ainda assim, apesar de todos esses fatores, nada é garantido e um celular pode apresentar resultados melhores do que outro.
Em resumo: se você quer velocidade de internet, garanta um plano de dados na operadora com melhor cobertura na sua região e invista em um celular top de linha.
Não deixe de ver - Loja de acessórios para celular: Seu smartphone com a sua cara!
Lembrou de tudo? Não se esqueça da proteção
Se você quiser a melhor internet no seu celular, não tem outro jeito: é pensar em bom plano de dados e em um celular top de linha.
Sabemos que esses dois itens não são baratos e, por essa razão, é preciso adicionar uma segurança extra ao seu investimento.
Um smartphone top de linha pode custar hoje mais do que R$ 4 mil, um valor muito alto para ficar exposto por aí sem a devida proteção.
Não é à toa que entre os itens mais visados pelos bandidos na atualidade, os celulares são os campeões.
Uma boa pedida para evitar problemas é a contratação de um seguro para celular.
Com valores acessíveis de mensalidade, você tem a garantia de que poderá receber de volta o valor que pagou no aparelho ao solicitar o resgate da apólice de seguro.
Para isso, será necessário registrar um boletim de ocorrência e estar em dia com documentação solicitada pela seguradora.
Marcelo Martins Da cunha
Tenho seguro com vcs
Se vender meu telefone consigo cancelar o seguro e as parcelas restantes q faltam a pagar ?