Modelos recordistas de memória RAM e memória de armazenamento foram anunciados em 2018 e ainda são inéditos no mercado brasileiro
Quando se fala em memória de celular, qual é o primeiro item que vem à sua mente? O termo pode se referir tanto à memória RAM, que auxilia o processador na execução dos apps, quanto à memória de armazenamento, o espaço que você tem para salvar os seus arquivos.
Independentemente de qual tenha sido a opção que veio à sua mente, o fato é que os fabricantes estão trabalhando pesado para se superar nos dois quesitos a cada ano que passa.
Prova disso é que foi em 2018 que ocorreu o anúncio dos recordistas em cada um dos quesitos.
Ambos os smartphones que vamos detalhar abaixo ainda são inéditos no mercado brasileiro e não há previsão de quando chegarão por aqui.
Curiosamente, os recordes pertencem a duas empresas chinesas, que têm investido forte para se posicionar como pioneiras no mercado.
O celular com maior capacidade de memória RAM
Pense em um aparelho que conseguiria ser top de linha em praticamente todos os quesitos no qual ele poderia concorrer.
Um resumo de tudo isso pode ser visto no Vivo Xplay 7. O aparelho ainda é inédito no mercado internacional, mas já foi anunciado pela empresa chinesa.
A Vivo, que não tem nenhuma relação com a operadora de telefonia que opera no Brasil, é uma das novas fabricantes chinesas que mais crescem no mercado asiático.
Seus aparelhos ainda não são vendidos oficialmente por aqui, mas é possível compra-los via importação.
O Vivo Xplay 7 impressiona em vários quesitos, mas o principal deles é a memória RAM: são nada menos que 10 GB, o que faz dele o primeiro modelo do mundo a chegar nesse nível.
Anteriormente, outras fabricantes, como a ASUS, haviam revelado celulares com até 8 GB de RAM.
Essa capacidade de memória é mais do que suficiente para rodar com tranquilidade qualquer aplicativo disponível na Play Store.
Mais do que isso, nesse exato momento podemos dizer até que se trata de um exagero, pois mesmo os aparelhos com 8 GB de RAM não usam todo seu potencial.
No entanto, em se tratando de memória de celular, ostentar o título de aparelho com maior capacidade é um ativo valioso no mercado e faz com que tanto os demais fabricantes quanto os consumidores passem a ver a marca com outros olhos.
Não deixe de ver – Como resolver a memória insuficiente do seu celular.
Smartphone Vivo Xplay7: ficha técnica
- Tela: resolução 4K com leitor biométrico sob o display
- Processador: Qualcomm Snapdragon 845
- Armazenamento: versões com 256 GB e 512 GB
- RAM: 10 GB
- Câmeras: 2 frontais e 2 traseiras
O celular com maior memória de armazenamento
Qual é a capacidade de armazenamento do seu celular? A maioria dos aparelhos vendidos na atualidade entregam pelo menos 32 GB de espaço para salvar arquivos. Em geral, os consumidores têm optado cada vez mais por modelos de 64 GB – suficiente para a maioria.
No entanto, não é difícil encontrar nas lojas aparelhos cujas capacidades sejam de 128 GB ou 256 GB. Podemos considerar esses números até mesmo um certo exagero, tendo em vista que geralmente eles contam ainda com entrada para cartão micro SD.
Porém, três modelos decidiram chutar o balde e incluir nada menos que 512 GB de espaço de armazenamento.
São eles: o Vivo Xplay 7, o Huawei Mate X e o Galaxy Note 9, aparelho que será anunciado oficialmente neste mês. Eles só não virão com o novo Android P.
Todos eles têm em comum o fato de terem um espaço de armazenamento superior ao de muitos PCs.
Os aparelhos com 512 GB de memória, ao menos por enquanto, ainda são um luxo, pois pouquíssimos usuários têm a necessidade de salvar tantas coisas assim em um dispositivo portátil.
Contudo, esses aparelhos já fazem parte de uma geração que tem como principal foco o armazenamento de vídeos em 4K.
Para se ter uma ideia, três minutos de vídeo nessa resolução ocupam 1 GB de espaço. Ou seja, todo mundo vai precisar de uns GB a mais se essa moda pegar.
Entre os três aparelhos, o Galaxy Note 9 deve ser o primeiro a se destacar globalmente.
Enquanto os modelos das fabricantes chinesas ainda estão restritos ao mercado asiático, o Galaxy Note 9 terá o seu anúncio oficial ainda na primeira quinzena de agosto.
A expectativa é de que o Galaxy Note 9 comece a ser vendido, inclusive no Brasil, na primeira semana de setembro.
Se essa capacidade for confirmada, ele será oficialmente o primeiro celular com 512 GB de armazenamento a ser vendido no Brasil.
Veja também – Samsung Galaxy A8 x iPhone X: Comparativo!
Aparelhos caros e que merecem atenção
Aparelhos com 512 GB de armazenamento ou 10 GB de RAM certamente figuram na lista de sonhos de consumo de qualquer aficionado por tecnologia.
Contudo, é preciso ter em mente que esses celulares, ao menos por enquanto, são para poucos.
Não espere que nenhum deles chegue ao mercado custando menos do que R$ 4 mil. Trata-se de um valor alto, mas é o preço que se paga para ser o primeiro a ter acesso a novidades de memória de celular no mundo da tecnologia.
Se você é um felizardo e pode pagar quantias como essas, então é bom que você dê o devido valor ao seu dinheiro.
Antes mesmo de tirar um aparelho desses da loja, o nosso conselho é que você contrate um seguro para celular.
Os valores de mensalidade são bastante acessíveis se comparados ao preço do produto e você garante uma proteção extra nos casos de roubo.
Afinal, perder uma quantia dessas da noite para o dia é algo que pesa no bolso de qualquer um.
comentários