Que tal ganhar um espaço na memória do smartphone com dicas rápidas e fáceis de fazer?

Fotos, vídeos, músicas, aplicativos, documentos… É cada vez maior o número de itens que as pessoas costumam armazenar em seus smartphones. Porém, nem sempre o espaço disponível na memória do aparelho, acompanha o ritmo frenético com o qual salvamos os mais variados itens no celular.

ganhe-espaco-no-smartphone-bemmaisseguro

Pode ter certeza: não há nada mais frustrante do que tentar tirar uma foto ou gravar um vídeo e, durante o processo, perceber que o arquivo não poderá ser salvo por falta de memória no smartphone. Felizmente, é possível minimizar esse problema tomando alguns cuidados básicos e prestando atenção sempre em tudo aquilo que você deixa guardado.

Listamos aqui cinco dicas para você ficar de olho e garantir que nada de errado aconteça na hora de deixar gravadas as suas memórias.

1 – Desinstale apps que você não usa mais

Pode parecer óbvio, mas esse é um dos erros que a maioria das pessoas comete e nem se dá conta. Ao longo do tempo, baixamos jogos e aplicativos para testes, mas nem sempre eles correspondem às nossas expectativas. Além disso, há aqueles serviços que são utilizados de forma pontual, mas que ficam ali somente ocupando espaço na memória.

O primeiro passo é fazer uma varredura em um por um dos seus aplicativos instalados. Se um app está ali há mais de um mês e você não mexeu nele, pode ter certeza que ele já não faz mais parte da sua rotina. Desinstale sem dó.

Outra dica é ficar de olho naqueles aplicativos cujo conteúdo pode ser acessado também direto do navegador. Isso pode tornar o processo um pouquinho mais demorado na hora de encontrar conteúdo, mas vai poupar alguns MB preciosos da sua memória interna. Praticar o desapego é o melhor caminho para ter o celular livre.

2 – Fotos e vídeos no celular: você precisa deles mesmo ali?

Salvar fotos e vídeos na memória interna do aparelho é um dos itens que mais consomem espaço de armazenamento. Mas calma, não estamos falando que você deve mandar as suas recordações para o lixo. Entretanto, há outras alternativas mais inteligentes e seguras de salvar esse tipo de conteúdo e evitar dissabores caso o seu celular seja roubado, por exemplo.

A melhor maneira de ganhar um pouco mais de espaço é salvar os seus arquivos em serviços de hospedagem na nuvem, como o Google Drive, o Dropbox ou o OneDrive. A maioria deles oferece capacidades de armazenamento gratuitas suficientes para você salvar a grande maioria dos seus conteúdos.

Depois de fazer o seu backup (cópia de segurança dos seus arquivos), crie o hábito de mover para a nuvem de tempos em tempos os novos vídeos e fotos armazenados. Se o seu celular for compatível, você pode utilizar ainda um cartão de memória para facilitar esse processo.

3 – Adote um serviço de streaming de músicas

Se o espaço de armazenamento é um problema para você, mas ainda assim você não quer abrir mão das músicas que estão salvas no seu aparelho, uma boa alternativa é considerar o uso de um serviço de streaming musical, como o Spotify, o Deezer, o Apple Music ou o Google Music.

Todos eles permitem que você acesse gratuitamente boa parte da biblioteca musical disponível – e são milhares de músicas em todos os serviços. Se você optar pela assinatura de qualquer um deles, poderá ainda baixar algumas playlists e deixar as canções para serem acessadas off-line. Os arquivos, em geral, são compactados e, por conta disso, ocupam menos espaço na sua memória.

4 – WhatsApp: o grande vilão do espaço de armazenamento

Fique tranquilo, não estamos sugerindo que você desinstale o WhatsApp do seu celular. Afinal, não há motivos para ficar sem o mensageiro mais popular entre os brasileiros na atualidade. Entretanto, pare para pensar se há mesmo necessidade de baixar e salvar todas as imagens e vídeos que você troca com seus amigos no serviço.

Muitas vezes de forma oculta, esses arquivos ficam lá escondidos ocupando um belo espaço da sua memória. Isso inclui vídeos e fotos repetidas. Sabe aquele meme que você já está cansado de receber? Pode ter certeza que, se você salva esses arquivos em seu celular, é bem provável que existam várias fotos idênticas por lá lotando seu smartphone.

Para resolver esse problema, vá em “Configurações”, “Conversas e chamadas” e depois em “Download automático”. Ali, há três opções: “Quando utilizar rede de dados”, “Quando conectado ao Wi-Fi” e “ Em roaming”. Desmarque todos os itens e, a partir de então, o download será manual, ou seja, você vai ter que autorizar que a foto seja baixada.

5 – Elimine o cache dos apps

Esse é outro item que fica oculto no sistema operacional, mas que, quando recebe a devida atenção, pode garantir alguns MB a mais de espaço no seu aparelho. O cache é composto por arquivos extras, salvos previamente pelos aplicativos, para que certas funções possam ser acessadas com mais rapidez quando você executa um app.

Ou seja, você não precisa necessariamente desses itens para executar os programas. Para fazer uma limpa no cache, vá em “Armazenamento” em seguida toque em “Aplicativos (dados de aplicativo e conteúdo de mídia). Escolha a opção “Limpar cache” para apagar os arquivos desnecessários sem comprometer o funcionamento dos apps.

Não esqueça de salvar a memória do seu smartphone e de quebra garantir toda a segurança necessária. Já que agora você vai ter espaço para sair por aí fazendo tudo o que quiser, não esqueça do seguro para celular. Assim, você deixa o seu bem protegido.