Miitomo é o misto de game e rede social da Nintendo e já tem mais de 3 milhões de Miis. Saiba tudo antes da novidade chegar ao Brasil
A primeira coisa a se saber sobre o aplicativo pra Nintendo para iOS e Android lançado no mundo todo é que ele não é um jogo. O Miitomo é, como a própria empresa o descreve, um app social que revela um lado nunca antes visto de seus amigos.
Com o lançamento de seu primeiro aplicativo para smartphones, a Nintendo também reafirma seu programa de recompensas, batizado de My Nintendo, que oferece jogos e app para os consoles por meio de um sistema de pontos. Para conquistá-los, é necessário comprar aplicações ou realizar tarefas específicas dentro dos games. Outra maneira que a empresa consegue ganhar dinheiro com a novidade, já que o download é gratuito, é a possibilidade de realizar compras opcionais dentro do app na forma de uma moeda especial.
A marca afirma que este é só o primeiro dos seus aplicativos para celulares. A promessa é de lançar mais três títulos até março de 2017, além do novo Pokémon GO, para os fãs da saga. Pelo que se sabe até agora, estas novidades serão pagas.
Mas afinal, o que é o Miitomo?
O conceito do Miitomo é semelhante a muitos outros games, como o Tomodachi Life e ao antigo Second Life, pois utiliza um avatar digital para interações com as versões virtuais dos amigos.
O primeiro passo para começar é criar o seu Mii, nome dado aos avatares. Dentro do app estão disponíveis diversas características faciais, mas o usuário também pode tirar uma foto com a câmera do smartphone para que ele fique o mais parecido possível com o jogador. Em seguida, é preciso determinar a linguagem e a personalidade que ele terá, além de dar um nome original ao seu representante digital. Feito isso, o avatar estará pronto para a parte social do app.
Uma vez inserido no mundo Miitomo, seu Mii vai te fazer perguntas que o usuário jamais pensou em responder, tudo para descobrir coisas divertidas e curiosas que o tornam único. Algumas das perguntas que se tem conhecimento até o momento são relacionadas ao universo da moda, gastronomia e hábitos de consumo.
Quando o seu avatar encontrar um amigo, mesmo sem a sua supervisão, eles poderão trocar informações reais antes desconhecidas por todos, pois o usuário nunca precisou responder a este tipo de pergunta. O app também conta com um tipo de chat, onde é possível arquivar mensagens-padrão, desde que o conteúdo não viole os termos de uso.
Outra possibilidade do Miitomo, considerado um dos maiores atrativos do aplicativo, é vestir o seu Mii. Com moedas virtuais adquiridas durante o uso do app ou com o pagamento de dinheiro real, a loja oferece todo tipo de roupas, sapatos e acessórios para vestir o Mii do jeito que o usuário quiser. Dentro do aplicativo, está disponível também um jogo pago chamado Miitomo Drop, onde o Mii se transforma no personagem principal, em uma espécie de saga por diferentes terras. A recompensa são itens exclusivos, que não estão disponíveis para compra na loja, além de outros prêmios. As duas estratégias são as principais formas de convencer o usuário a acessar frequentemente o aplicativo, já que, no início, enquanto os amigos não aderirem, as atividades dos Miis podem se tornar um pouco limitadas. Mais um recurso deste app é o Miiphoto, um editor de imagens que também fica dentro do app, com o qual o usuário pode inserir seu próprio avatar ou o dos amigos para um “foto” totalmente personalizável com textos, margens e stickers divertidos, além de aproveitar as fotos do smartphone para fazer intervenções criativas. O compartilhamento do resultado já está aparecendo em redes sociais como Twitter, Facebook e Instagram, e é uma forma de divulgar o novo game social.
A repercussão do lançamento
O aplicativo foi anunciado em 2015, mas houve atrasos que o tornaram disponível apenas no mês de março deste ano. Primeiramente, foi lançado no Japão, mercado de gamers tradicional. No país, inclusive, a Nintendo preparou um comercial para TV, que mostra uma adolescente contando algo que não sabia sobre a amiga, reforçando o público teen esperado para entrar no app.
O tiro foi certeiro e o lançamento inicial para os japoneses somou mais de um milhão de download feito em apenas uma semana nas duas plataformas em que está disponível (iOS e Android), de acordo com a Forbes. Na sequência, foi anunciado o lançamento mundial do app e, em menos de um dia, já eram 3 milhões de smartphones com a instalação realizada.
Considerando que o aplicativo não conta com os personagens famosos da Nintendo, o lançamento pode ser considerado um sucesso. Para as próximas versões, há boatos de que os clássicos Mario, Zelda e Donkey Kong sejam incorporados ao app.
Embora a empresa afirme que a novidade tem alcance global, a aplicação não funciona em português, muito menos foi liberado para download nas lojas online das plataformas no Brasil.
Quando o primeiro app da Nintendo chegar ao Brasil, jogue o Miitomo em qualquer lugar e divirta-se o tempo todo com o seguro para smartphone!
comentários