Entenda por que o número de jogadores em smartphones não para de crescer
Se existe uma indústria que não para de crescer, essa indústria é a dos jogos eletrônicos.
Ano após ano essa tem se tornado uma das principais formas de investimento e o faturamento desse mercado tem movimentado cifras absurdas.
Alguns lançamentos do mundo dos games, inclusive, chegam a arrecadar mais do que filmes de grande bilheteria nos cinemas.
Boa parte desse sucesso se deve aos jogos mobile.
São eles os responsáveis por incrementar esse bolo e hoje representam dentro do nicho de jogos o segmento que mais cresce e que mais tem perspectivas de aumentar o seu faturamento ao longo dos próximos cinco anos.
Mas o que explica o sucesso dos mobile games e por que as perspectivas desse mercado os colocam como a próxima grande onda da indústria?
1 – Jogadores casuais: um novo universo
O sucesso do mobile games pode ser explicado pelo simples fato de que eles conseguiram atingir uma série de jogadores que, até então, não estava acostumado a dispender algum tipo de dinheiro com esse segmento.
Não é todo mundo que possui um PlayStation 4 ou um Xbox One em casa, mas a grande maioria tem um celular no bolso.
A evolução desses pequenos aparelhos fez com que o nível gráfico dos jogos chegasse muito próximo ao que é oferecido em consoles vendidos separadamente, o que fez com que muitas pessoas se interessassem por eles.
Some a isso o fato de que eles são muito mais baratos e existe uma variedade imensa de títulos, para todos os gostos.
2 – Oportunidade para desenvolvedores independentes
Criar um jogo do zero para um grande console não é uma tarefa simples.
Para que um jogo seja bem-sucedido, é preciso dedicar muitas horas de trabalho e equipes inteiras, de forma que esse é um processo demorado e caro.
Alguns jogos, por exemplo, chegam a ter um orçamento que ultrapassa os US$ 300 milhões – valor mais alto até mesmo do que o investido em grandes filmes.
O mesmo não acontece no mundo mobile. Obviamente, há jogos que requerem um alto poder de investimento, mas mesmo títulos feitos por uma única pessoa podem apresentar uma proposta diferenciada e, ainda assim, competir de igual para igual pela atenção dos usuários.
Há vários casos de jogos que começaram assim e se tornaram referência, como é o caso de Flappy Bird.
3 – Dá para ganhar mais dinheiro em jogos mobile
Mesmo quando os jogos são oferecidos gratuitamente, o desenvolvedor ainda tem diversas oportunidades de conseguir rentabilizar o game.
Isso acontece de duas formas: a primeira delas pode até desagradar algumas pessoas, mas muitos não se importam com isso: estamos falando da exibição de anúncios em telas de jogo.
A outra forma, mais usual, é a venda de itens virtuais para que você possa evoluir no jogo ou ainda fortalecer o seu personagem.
A ideia é que você invista apenas aquela quantia que julgar necessário e, em troca, tenha mais benefícios por conta disso.
Por fim, o jogo pode ser completamente pago, o que diminui o número de usuários, mas aumenta a receita.
4 – Não há necessidade de investimento alto
Para os usuários, a principal vantagem é que não há necessidade de se investir em uma máquina especialmente voltada para a finalidade de jogar.
Muitas pessoas têm vontade de ter um console, mas os altos preços muitas vezes fazem com que essa alternativa acabe ficando em segundo plano.
O mesmo não acontece com os smartphones.
Nesse caso, praticamente todo mundo hoje em dia possui um aparelho e, por mais simples que ele seja, existem jogos compatíveis.
Por conta disso, mais pessoas entraram no mercado, aumentando assim as chances de que um jogador casual seja fisgado e se seja tentado a comprar um item virtual dentro de um jogo.
5 – Seu companheiro em qualquer lugar
Por fim, o último fato que pesa em favor dos mobile game é a portabilidade.
Enquanto no caso dos consoles você precisa estar em casa para ligar o seu videogame a uma TV – ou mesmo no PC, que você precisa de um monitor – no caso dos jogos para smartphone tudo o que você precisa fazer é sacar o seu celular do bolso onde quer que você esteja.
Essa simplicidade é um dos principais fatores que contribuem para que os mobile game sejam mais inclusivos, ou seja, pessoas de todas as idades e com qualquer condição de renda podem desfrutar de centenas de títulos, sem a necessidade de “aprender” a jogar ou ter que tirar uma grana alta do bolso.
Essa facilidade, entretanto, requer que você tenha um pouco mais de atenção ao sair por aí com o seu celular na mão.
O índice de roubos de aparelhos ainda é alto no Brasil. Para minimizar as dores de cabeça por conta disso, nossa recomendação é que você contrate um seguro para smartphone.
Os valores de mensalidade são bastante acessíveis se comparados ao valor total do aparelho e você vai poder se divertir com os seus jogos preferidos, em qualquer lugar, com a cabeça mais tranquila.
Entretanto, ainda assim, tome muito cuidado ao usar o seu aparelho na rua, pois esse sucesso todo dos jogos mobile fez com que eles ficassem muito visados.
comentários