Nokia 530 traz benefícios com baixo custo e alta qualidade
Ter um bom smartphone em mãos é muito mais que status. Mas sim ter acesso a todas as funcionalidades com eficiência e bom preço. O Nokia 530, surpreende nesse quesito. Continuação da série Nokia 620, o 530 é um aparelho de baixo custo, com preço entre R$300 e R$400, sendo o mais barato dos Windows Phones.
A boa relação custo-benefício se reflete na praticidade de ser dual micro chip, de suportar cartão de memória de até 128G, ter boa ergonomia e alto-falantes poderosos, ideais para quem gosta de ouvir música. O diferencial da linha 530 é que ela não tem botões sensitivos, com os controles sendo realizados por meio da barra de rolagem, uma novidade do Windows Phone 8.1 que já vem instalado de fábrica. O processador usado é o Qualcomm Sanpdragon quad-core 1.2GHz 200 com 512 MB de RAM e 4GB de armazenamento.
Tela
O desempenho honesto se reflete em praticamente todos os aplicativos. A tela de 4 polegadas 854 x 480 pixels (245 ppi) às vezes atrasa um pouquinho na atualização, principalmente nas páginas do Word, mas nada que chegue a comprometer a performance geral. Ela é, no entanto, praticamente o único aspecto negativo, principalmente se levarmos em consideração ser um telefone de baixo custo.
O painel TFT é bem simples, mas traz uma boa fidelidade de cores, ainda que dê para perceber uma leve névoa sobre as imagens, principalmente em locais com forte incidência de luz solar, já que não há nivelamento automático de iluminação. É na tela também que estão os botões do sistema, uma forma encontrada pela Microsoft para reduzir ainda mais o custo de aparelho. Apesar de parecerem pequenos à primeira vista, têm resposta rápida ao toque.
Design
Como aparelho compacto e de entrada, o Lumia 530 é um pouco robusto, com espessura de 11,7 mm, mas se encaixa bem nas mãos por conta da sua curvatura. O plástico da traseira é resistente e não escorrega com facilidade, mantendo a pegada gostosa. A tampa traseira é fácil de ser retirada, facilitando o acesso aos slots de microSD e chips SIM. Com a bateria, o Nokia 530 pesa 129 gramas.
Câmera
Como já era de se esperar por ser um smartphone mais em acessível, o Nokia 530 conta apenas com câmera traseira, com resolução máxima de 5 mp e sensor de ¼ polegada. A lente tem foco fixo e não há flash LED, o que faz com que seu uso fique mais limitado a registros onde haja boa iluminação, principalmente de objetos a média e longa distância, como paisagens. Nesse caso as imagens têm boa intensidade e o resultado compensa.
Outra boa solução para quem quer incrementar as fotos é usar o app Nokia Camera, que já vem no aparelho e que permite ajustes manuais como velocidade do obturador, ISO e balanço de branco. A resolução máxima é de 480p com 30 frames por segundo – ou seja, as fotos ficam bem melhores do que os vídeos.
Desempenho e software
Alguns recursos bastante interessantes tornam o Nokia 530 ainda mais atrativo. Como ele roda o Windows Phone 8.1 juntamente com o pacote Lumia Cyan ele permite acessar notificações mesmo com a tela no modo de bloqueio, o que é interessante para acessar rapidamente a câmera, por exemplo. Além disso ele também consegue exibir mais tiles na tela de início.
O processador Snapdragon 200 de 1,2 GHz com GPU Adreno 302 dá conta perfeitamente de tudo, em grande parte também graças à otimização do Windows Phone 8.1, à exceção de aplicativos mais pesados, claro, porque aí ninguém faz milagre: alguns jogos podem dar uma engasgada básica, mas nada que inviabilize seu uso. Atenção, no entanto, na hora de instalá-los, por uma questão simples: o espaço na memória. Como ele tem apenas 4 GB e o sistema operacional utiliza cerca de 2,5 GB, é claro que não vai sobrar muita coisa. Como, no entanto, você pode utilizar cartão SD de até 128 GB, tudo tem solução.
Bateria
Como o hardware é simples, a bateria de 1.430 mAh dá conta de um dia inteiro de uso moderado sem necessidade de recarregar. Na recarga, ela leva aproximadamente duas horas na tomada para ir de2% para 100%. Bastante razoável.
De um modo geral, portanto, o Nokia 530 se torna uma ótima opção principalmente em relação ao preço, já que conta com recursos bastante interessantes. Mas preste atenção para reservar um dinheiro a mais na hora da aquisição, porque ele não vem com cabo USB nem fone de ouvido e no Brasil ele só é vendido nas cores preta e branca: quem quiser tampa traseira ou capa com flip coloridas terá que encomendar no exterior.
Gostou tanto que já vai garantir o seu? Aproveite e garanta o seu Seguro para Celular
comentários