Com a tendência dos games cada vez mais em alta, escolher o melhor smartphone para jogos é um assunto bem interessante. Especialmente no período de pandemia, os jogos foram bons companheiros de todos que estavam dentro de casa. Por isso, caíram no gosto das pessoas e continuam em alta, mais do que nunca.
Análise dos principais dispositivos para jogos no mercado atual
Na hora de saber qual a melhor opção de smartphone para jogos, é importante atentar-se a alguns detalhes fundamentais. Confira alguns dispositivos e suas características a seguir:
1. ROG Phone 6
O ROG Phone 6 conta com o processador Snapdragon 8 Plus Gen 1 (Qualcomm) e, para gráficos de jogos, o dispositivo usa a GPU Adreno 730. Outro recurso importante é a tela AMOLED de 6,78 polegadas com 165Hz de taxa de atualização.
A bateria tem uma boa capacidade, com 6.000 mAh e o smartphone conta com três opções de memória RAM, 8GB, 12GB e 16GB. Em todos os casos, o padrão é o LPDDR5, um tipo mais eficiente que garante maior velocidade na transferência de dados.
Sobre armazenamento interno, são 128GB, 256GB ou 512GB – sem entrada para cartão de memória. O smartphone pode ser usado com o AeroActive Cooler 6, o acessório oficial de resfriamento da marca que integra quatro botões dedicados a jogos.
2. Asus Zenfone 9
O Zenfone 9 não conta com sistema de resfriamento, nem tem o design chamativo do primo ROG Phone 6. No entanto, a tela Super AMOLED de 5,9 polegadas com taxa de atualização de 120Hz, assim como do processador Snapdragon 8 Plus Gen 1 (Qualcomm), o colocam como uma boa opção para os amantes de jogos.
Além do chip todo de linha, a Asus Zenfone 9 poderá ser encontrado no Brasil em opções de até 16GB de memória RAM (LPDDR5). Também conta com até 256GB de armazenamento interno com tecnologia UFS 3.1 ROM. Ou seja, tende a entregar leitura e transferência de arquivos de maneira mais rápida do que os padrões anteriores.
3. Xiaomi Black Shark 5 Pro
A tela do Xiaomi Black Shark possui 6,67 polegadas, com tecnologia OLED e trabalha com 144Hz de taxa de atualização. O processador é o Snapdragon 8 Gen 1, da Qualcomm e o processador gráfico (GPU) é o Adreno 730.
Por dentro, o produto traz sistema de refrigeração líquida para impedir que o smartphone superaqueça durante os jogos. Compatibilidade com recarga de 120W é outra característica do aparelho que conta com versões de até 16GB de RAM.
4. Apple iPhone 14 Pro
A novidade no iPhone 14 Pro é a presença do chip A16 Bionic, o mais rápido da empresa. Sua tela tem 6,1 polegadas e funciona com a tecnologia Super Retina XDR Display. Para um painel maior, tem a versão iPhone 14 Pro Max, com 6,7 polegadas. Nos dois modelos, os jogos compatíveis podem desfrutar de uma taxa de atualização de 120Hz.
Há três opções de armazenamento interno: 128GB, 256GB e 1TB. A memória RAM estimada é de 6GB e não impressiona quando comparada aos altos valores oferecidos por concorrentes Android. No entanto, o sistema operacional iOS 16, usado neste modelo, exige menos recursos para fornecer alto desempenho.
5. Motorola Edge 30 Pro
O Motorola Edge 30 Pro tem processador Snapdragon 8 Gen 1, da Qualcomm. O chip octa-core tem velocidade máxima de 3,0GHz, que trabalha em conjunto com 8 ou 12GB de RAM e armazenamento de até 512GB.
Juntas, essas especificações colocam o modelo como uma ótima opção para quem quer um smartphone para jogos. Não é atoa que o Edge 30 Pro está na lista dos smartphones mais rápidos, segundo o AnTuTu.
A tela também recebeu tratamento especial pela Motorola. O display OLED de 6,7 polegadas tem taxa de atualização de 144Hz. Para a recarga, a fabricante americana disponibiliza na caixa o potente carregador de 68W. Conforme a Motorola, este carregador pode carregar a bateria de zero a 100% em apenas 35 minutos.
6. Samsung Galaxy S22 Ultra
O Galaxy S22 Ultra segue como um dos dispositivos Android mais rápidos da atualidade. O smartphone traz o chip Snapdragon 8 Gen 1, da Qualcomm. Para multitarefas, são até 12GB de RAM e opções com 128GB, 25GB e 1TB de armazenamento interno.
A tela do S22 Ultra é um dos principais destaques. Com 6,8 polegadas e tecnologia Dynamic AMOLED 2X, o display roda com uma taxa de atualização de 120Hz.
Dicas para escolher o melhor smartphone para jogos de acordo com suas necessidades
A evolução da tecnologia, sem dúvida, traz os melhores resultados na busca do melhor smartphone para jogos. Por isso, escolher entre eles torna-se uma tarefa bem difícil. Entretanto, com algumas dicas é possível encontrar o seu.
Bateria
A bateria precisa ter uma duração um pouco maior que a de outros equipamentos, pois o aparelho utiliza outros recursos. Isso porque as linhas de smartphones voltadas para jogos precisam de processadores mais potentes, telas com melhor resolução e muitos outros recursos.
Tela
Uma tela de alta definição, com alta resolução de imagem e boa taxa de atualização vai aumentar a sensação de imersão nas partidas. Principalmente nos melhores jogos de tiro, a alta taxa de atualização pode te ajudar na hora de reagir mais rápido aos ataques dos adversários.
Processador
Contar com uma velocidade de processamento superior a de seus adversários vai fazer toda a diferença. Quando o celular processa as informações em alta velocidade, você reage antes que seus adversários te ataquem durante a partida. Então, um smartphone para jogos deve ter um processador com ao menos 1,5GHz de velocidade de processamento.
Memória interna
O espaço de armazenamento interno é importante, porque o jogador pode querer baixar jogos, assim, ter armazenamento com espaço suficiente pode fazer uma grande diferença. Dessa forma, modelos de smartphones com, pelo menos, 64GB de memória interna tendem a ser mais interessantes para quem procura smartphones para jogos.
comentários