A Pane Seca pode dar multa, além de prejudicar o motor do seu veículo
Você é daquelas pessoas que só deixa para reabastecer o carro quando o combustível já está lá no finalzinho? Acha que assim economiza mais ou evita misturar combustível velho com o novo? Se a resposta é sim, além de enganado você pode estar prestes a passar por um problema bastante comum, a chamada pane seca – ou seja, ficar sem gasolina na rua.
Só que se isso acontecer, a dor de cabeça pode ser muito maior do que a de encontrar o posto de gasolina mais próximo. Um dos problemas que você pode enfrentar logo de cara é a multa de R$ 85,13. Isso mesmo, a pane seca é considerada uma infração média pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e, além do valor a ser pago, você ainda leva 4 pontos na carteira e tem o veículo removido. Calma, porque os prejuízos não para por aí.
Conserto pode sair muito mais caro do que um tanque cheio de combustível
Andar com pouco combustível também causa problemas ao veículo, como a possibilidade de quebrar a bomba de gasolina, conserto que não sai nada barato – mas na verdade isso acaba sobrecarregando todo o sistema de alimentação do carro. O que acontece é que a bomba de gasolina leva o combustível do tanque ao sistema de alimentação do motor e fica dentro do tanque. Hoje em dia praticamente todas elas são acionadas por um motor elétrico e deve ficar imersa no combustível, que ajuda a mantê-la resfriada e a prolongar sua vida útil.
Sujeira do fim do tanque: vilão que você faz acontecer
O problema maior, no entanto, não seria nem o fato da bomba não ficar completamente mergulhada quando você roda com a luz amarela acesa, mas sim a sujeira que se acumula no tanque e passa para o pré-filtro, que aos poucos entope e vai bloqueado a capacidade da bomba de aspirar o combustível e acaba queimando. A manutenção periódica deve ser feita por meio da troca do filtro externo e desse pré-filtro, mas sua regularidade varia de acordo com as especificações de cada fabricante. O grande problema é que a bomba não pode ser consertada, qualquer problema ela precisa ser totalmente substituída – e ela não costuma ser uma peça barata. Além dos gastos com a mão de obra, uma bomba pode custar até R$500.
Olho vivo na manutenção periódica
Por isso toda atenção é pouca nos itens de manutenção do carro, principalmente se você está pensando mesmo em economizar. Lembre-se que quando o assunto é veículos, na maior parte das vezes o chamado “barato” costuma sair muito caro, porque pequenas atitudes como essa, que parecem inofensivas ao motor do carro, podem causar um grande estrago. Ande com pouco combustível apenas em situações de emergência e faça revisões regulares no seu veículo. Uma boa ideia é fazer um Seguro Auto que também ofereça serviços opcionais, como assistência 24 horas, por exemplo, e serviços de reparo rápido, entre outros, como guincho e transporte terrestre ou aéreo para motorista e passageiros. Assim você só fica a pé se esquecer de colocar gasolina.
comentários