Já vai longe o tempo em que a gente entrava em uma loja e pedia “um celular” e no máximo se preocupava com o tamanho ou a cor do aparelho
.
Vida simples, aquela, bem diferente de hoje quando são tantos os nomes, números e siglas que antes da metade do caminho a maioria dos mortais já se perdeu no que o vendedor está falando e está pensando no almoço, na conta que tem que pagar ou no filme que quer ver quando chegar em casa.
Mas em meio a tanta coisa, uma palavrinha sempre ressalta: processador. Só os nomes já são poderosos – Snapdragon, Atom, Ax, Exynos, Tegra, HiSilicon – mas, sozinho, por melhor que seja o processador não consegue fazer milagre. Veja então como é que esses “corações” interagem nos conjuntos de especificações que compõem os celulares e, aí sim, fazem eles realmente rodarem com fluidez.
Conhecer para entender
O processador é um “coração”, sim, que como no corpo humano é pequeno, mas importantíssimo no todo – e sozinho não faz ninguém correr por aí. No smartphones ele é o responsável pela velocidade de execução de vídeos, jogos, câmeras e várias outras tarefas, mas precisam interagir com outras peças para garantir a usabilidade e eficiência do aparelho.
Quanto mais poderoso, mais potente e rápido será o aparelho, e também mais caro. Mas se ele precisa interagir com outros fatores, como a memória, por exemplo, ele mesmo é composto por diversas peças. Ele será tanto mais rápido quanto o número de GHz.
Clock speed
- É a frequência que o processador gira em um segundo, ou velocidade de giro.
Chipse
t – É a plataforma na qual o processador roda, também conhecida como grupo de chips. Faz a ligação entre o celular e o processador.
GPU
Gerencia o design que vemos na tela, é a Unidade de Processamento de Gráficos.
Core -
É o cérebro que processa todas as informações, também conhecido como núcleo.
Veja como tudo está interligado
Hoje em dia a grande pergunta a se fazer na hora de escolher o smartphone é: você quer o aparelho para quê? Sim, porque já existem aparelhos octa core, então para que tantos cérebros se tudo o que você quer é ficar navegando pela internet? Por outro lado a performance também é potencializada pelo tipos de processador, não só pela quantidade de núcleos, por isso um aparelho com um processador mais fraco pode ser mais lento do que outro com a mesma quantidade de cérebros. Por outro lado, quanto mais “core”, menor o consumo de bateria, melhor o desempenho e também menos ele aquecerá na hora de desempenhar tarefas pesadas.
Single core
- São aqueles que têm apenas um núcleo, estão nos celulares mais antigos e nos mais novos de entrada. Ideais para o uso básico e rodam melhor em celulares de clock de entrada a partir de 1GHz e 512 MB de RAM.
Duo Core
- São os mais de serem encontrados e normalmente habitam os aparelhos intermediários e alguns mais poderosos também. Funcionam muito bem em aparelhos com pelo menos 1,2GHz e 1GB de RAM, mas ficam melhor ainda com 1,76 GHz e 2GB de RAM. Exemplo: Moto X (processador Snapdragon S4, superior) e Moto E (Snapdragon 200, inferior ao S4). Neste caso, apesar de terem a mesma quantidade de núcleos, o que processador superior será também mais rápido – e mais caro.
Quad Core
- Bem, aí já são quatro núcleos para dividir as tarefas, é claro que ele vai ficar mais rápido e ágil. Para esses a configuração mínima deve ser velocidade de 1,2GHz e 1GB de RAM. Exemplo: Galaxy S5 (processador mais forte) e Galaxy Win Duos (processador mais fraco, quase a metade do preço do outro, apesar de ambos serem quad core).
Hexa, Octa Core
- Esses são para os que realmente realizam muitas tarefas ao mesmo tempo, mas são poucos os hexa, como o Galaxy K Zoom, com 1,3 GHz e 2GB de RAM. Os de oito, então, são mais difíceis ainda de saírem do papel, e aí as opiniões se dividem, porque há quem os considere desperdício. Um dos poucos é o Galaxy S4, com clock de 1,6 GHz e capaz de cumprir tarefas realmente pesadas.
Ou seja, pense para quê você quer o seu próximo smartphone, porque dependendo do uso, ele pode ser um simples desperdício de dinheiro e tecnologia ou não ser capaz de atender às suas necessidades.
Marcello Henrrique
Vlw ajudou muito esse artigo sobre os processadores
Da Luz
Muito bom !! Obrigada!
Jaqueline da Silva
Obrigada matou minha curiosidade
Josival Pessoa
Muito boa a matéria, mim ajudou na escolha.
bemmaisseguro.com
Olá Josival, tudo bem? Que bom que gostou. Esperamos que adore seu novo celular!
João Alexandre
Muito bom a explicação sobre os processadores , tirou uma dúvida enorme que tinha na hora de comprar meu celular . Valeu mesmo , parabéns !
Viviane
Adorei a explicação, eu que sou bem leiga nesses assuntos, entendi.