mashableFoto: JUSTIN SULLIVAN/GETTY IMAGES

Na conferência que acontece anualmente e tem como foco os desenvolvedores, a empresa anunciou diversos lançamentos 

A WWDC, conferência anual da Apple voltada aos desenvolvedores, trouxe muitas novidades relacionadas aos produtos da empresa.

Entre elas, a nova geração do Mac Pro, Apple Watch, nova versão do iOS, fim do Itunes e muito mais. Veja a seguir mais detalhadamente.

iOS 13

ios13Foto: Divulgação/ Apple

A nova versão do sistema operacional para Iphones promete abrir aplicativos duas vezes mais rápido que a anterior.

Ela também ganhará o já conhecido modo escuro, que facilita o uso durante a noite, diminuindo a emissão de luz azul, prejudicial ao nosso sono.

Entre as principais novidades está o “Sign In with Apple”, sistema de login que protege os seus dados em qualquer site e é feito através do Touch ID ou Face ID.

Com a ferramenta, os usuários podem criar um login aleatório para cada aplicativo, configurando-o para que ele expire depois de algum tempo de uso, sendo substituído por outro.

Outros anúncios incluem a implantação do recurso swipe no teclado nativo e a remodelação do Lembretes. No Maps, o novo Look Around é uma adaptação do Google Street View, mas com uma fluidez maior.

A versão beta será lançada para o público a partir do mês de julho, enquanto a final chegará no terceiro trimestre.

iPadOs

ipados-home-screen-100798508-origFoto: Divulgação/ Apple

Agora o iPad contará com o seu próprio sistema operacional, que permitirá o modo multitarefa com os aplicativos tanto nativos como de terceiros.

Uma novidade muito celebrada é o suporte a unidades de armazenamento externo, como pen drives e leitores de cartão. 

Em relação ao Safari, cai a versão mobile para sites. Agora a visualização é feita em modo desktop.

watchOS 6

5cf5828e11e2051cb71a4263-1334-1001Foto: Divulgação/ Apple

Para o relógio inteligente da Apple, a principal novidade é a API que permitirá o desenvolvimento de aplicativos que não dependam do Iphone.

Entre os novos apps estão a calculadora, um para execução de audiobooks, outro para o registro de atividades físicas (sem coleta de dados). Também será possível gravar notas a partir de áudios e medir o ruído do ambiente.

Para as mulheres, existe um novo aplicativo que acompanha o ciclo menstrual e registra ocorrências, além de previsões para o próximo período.

tvOS 13

03-tvos04Foto: Divulgação/ Apple

A nova versão mostrará sugestões personalizadas para cada usuário, além de ser possível trocar de perfil mais facilmente. Uma parceria com a BBC traz novos papéis de parede feitos no fundo do mar, com qualidade 4K.

macOS Catalina

Apple-previews-macOS-Catalina-screen-06032019_big.jpg.largeFoto: Divulgação/ Apple

No novo sistema operacional para computadores da Apple, o Itunes será desmembrado em três aplicativos: Apple Music, Apple TV e Podcasts.

Outro recurso é o suporte a aplicativos, chamado Catalyst. Agora, desenvolvedores podem adaptar os apps para iOS e Ipad para que funcionem no Mac. O Twitter foi o primeiro a anunciar que irá fazê-lo.

Também será possível usar o Ipad como um segundo monitor, além de melhorias nos sistemas de acessibilidade. Agora será possível controlar o Mac apenas por comandos de voz.

Novo Mac Pro

mac_pro_wwdc_2019Foto/Créditos: 9to5mac

Confirmando o erro em relação ao lançamento de 2013, o Mac Pro retorna com uma aparência antiga porém completamente redesenhado por dentro.

Ele volta a ser modular e flexível, contando com um processador Intel Xeon de até 23 núcleos e 300W de potência. Possui também um sistema de resfriamento potente.

A memória pode ser expandida em 1,5 TB em 12 slots DIMM, além de slots PCI Express. O novo Mac Pro ainda tem duas portas USB-C/Thunderbolt 3 e duas portas USB-A.

Para os profissionais que trabalham com vídeo, a novidade é um módulo que será vendido pela empresa e adiciona uma placa dedicada capaz de processar até 6 bilhões de pixels por segundo.

Os preços iniciam em US$ 5.999 e o produto também será lançado no terceiro trimestre.