Com nossas dicas você vai proteger seu celular nas férias e garantir a sua diversão.
Estamos em pleno verão e nessa época de férias o passatempo preferido de boa parte dos brasileiros é aproveitar o calor em uma praia ou à beira da piscina. Porém, água e eletrônicos nunca fizeram uma combinação perfeita e, por mais que você saiba disso, é bem provável que ainda assim você não vá deixar o seu celular em casa na hora de ir para a areia, então proteger seu celular é sempre muito importante.
É nessas horas que surgem problemas inesperados, mas você pode aprender a se prevenir tomando algumas precauções básicas. Celular e areia ou celular e piscina podem combinar muito bem sim, desde que você não seja distraído e preveja tudo aquilo que pode acontecer. Assim, evitando que o seu aparelho estrague, você não vai precisar acionar o seguro para celular que você contratou.
À prova d’água vs. resistente à água
Esse é um item que confunde a cabeça de muita gente. Afinal, um smartphone é a prova d’água ou apenas resistente? E quais são as diferenças entre essas duas características? Explicamos. A maioria dos smartphones vendidos no Brasil não é nenhuma das duas coisas, ou seja, nada de colocar o aparelho na água, pois provavelmente ele não vai resistir.
Temos também os aparelhos que são resistentes à água, ou seja, aqueles que contam com certificação dada pelo fabricante (IP66) de que você pode molhar o celular, mas não deixá-lo submerso. Note que essa é uma diferença crucial: estamos falando que eles resistem a respingo de água e não a serem colocados por completo dentro de uma piscina, por exemplo.
Por fim, temos os modelos que contam com certificação IP67 ou IP68, ou seja, eles são de fato à prova d´água. Porém, isso não significa que ele seja infalível. Em geral, a certificação indica que o celular pode ficar submerso por no máximo 30 minutos e a uma profundidade de até 1 metro. Por isso, antes de entrar na água, verifique o manual de instruções do seu celular para saber exatamente do que ele é capaz.
Posso entrar na água do mar?
Em teoria a resposta é sim. Se estivermos falando de um aparelho comprovadamente à prova d’água, você poderá entrar na água do mar com ele. Entretanto, tenha em mente que a água salgada é mais nociva do que a água de uma piscina ou de um rio para o seu smartphone. Por isso, a recomendação em geral é evitar ou reduzir a exposição do produto à água ao menor tempo possível.
A areia também prejudica
Quando falamos de certificações IP66 ou IP67, ela contempla também a proteção do aparelho à poeira. E a areia da praia é campeã em fazer com que o seu celular fique todo sujo. A dica aqui é evitar colocar o aparelho em contato direto com a areia, não apenas pelo fato de que as micropartículas de sujeira podem entrar no smartphone, mas porque também a areia pode riscar a tela ou a tampa traseira do produto.
Como se proteger? Bolsas protetoras
Se levar o celular para a praia ou para a piscina é inevitável, tente minimizar os riscos de que algo de errado aconteça. Na internet você encontra uma série de cases protetores que permitem que você entre na água com o seu celular. Trata-se de uma espécie de sacola vedada que impede que a água entre em contato com o smartphone.
A recomendação nesse caso é a de fechar muito bem o case antes de mergulhar. É bastante comum que as pessoas deixem pequenas folgas no fecho principal e, sem se dar conta, percebem depois que o celular ficou todo encharcado.
Molhou o aparelho? Há salvação
Vamos supor que o seu aparelho não está protegido contra água e você acabou de molhá-lo. Não se desespere. A primeira coisa que você deve fazer é desligar o celular. Não tente ligá-lo enquanto ele estiver molhado, pois você só vai piorar as coisas. Depois disso, abra a tampa traseira, se for possível, e retire a bateria.
Coloque o celular, a tampa traseira e a bateria em um pote com arroz e deixe ele lá por algumas horas. O arroz tem a propriedade de sugar a água e, passado um tempo, seu celular vai estar completamente seco novamente e pronto para que você faça um teste. Há grandes chances que ele volte a funcionar depois disso.
Tudo deu errado. Hora de acionar o seguro para celular
Se você é uma pessoa que constantemente está em contato com a água e sabe que o seu celular está correndo sérios riscos em suas mãos, contratar um seguro para celular é uma das melhores alternativas. Assim, caso alguma coisa dê errado, você pode acionar a franquia e obter um novo celular. Porém, é preciso ficar atento à cobertura do seu plano.
Existem planos que não cobrem acidentes relacionados a queda no celular na água, por exemplo. Leia bem a apólice do seu seguro para celular para se certificar do que você está coberto ou não. Por fim, lembre-se de que a maioria dos fabricantes, quando o aparelho não possui nenhum tipo de resistência à água, alega mau uso na hora de consertar um celular molhado, de forma que mesmo estando na garantia, é bem provável que você tenha que desembolsar algum valor para arrumar o produto.
Por isso, é melhor evitar dores de cabeça e se precaver, para que suas férias sejam as mais tranquilas possíveis. Para ficar ainda mais seguro, contrate agora mesmo o seguro para o seu smartphone com a Bem Mais Seguro.
comentários