Saiba quais são as particularidades de cada rede social e aprenda como tirar proveito das características de cada uma delas

O uso de redes sociais é certamente a opção que mais consome tempo dos brasileiros nos smartphones.

Opções não faltam para todos os gostos e muitos hoje se informam apenas por meio de serviços como o Facebook, o Instagram, o Twitter e o LinkedIn.

Porém, embora muita gente esteja online 24 horas, existem alguns horários que parecem ser melhores do que outros quando o objetivo é atingir um maior número de pessoas.

Por exemplo, parece lógico que fazer um post de madrugada no Twitter vai atrair menos atenção.

Será que essa regra se aplica a qualquer serviço? A resposta para essa pergunta é “sim” e “não”. Isso porque cada um dos sites funciona de maneira diferente e é acessado por públicos distintos.

Por essa razão, algumas redes são mais populares em alguns horários do que outras. Saber como cada uma delas funciona é de extrema importância para a sua estratégia de divulgação.

Pode ser que concentrando mais postagens em um intervalo de tempo menor você consiga atingir mais pessoas do que se postasse o dia inteiro.

Nesse artigo, falaremos sobre quais são os melhores horários para fazer um post nas principais redes utilizadas pelos brasileiros: Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.

Os melhores horários para postar no Facebook

Com 1,4 bilhões de usuários ativos em todo o mundo, o Facebook é disparado a principal rede social do planeta.

No Brasil não é diferente e a grande maioria das empresas utiliza essa plataforma como o principal meio online de se comunicar com os consumidores.

De acordo com dados do Sprout Social relacionados ao engajamento no Facebook, o melhor momento para postar no Facebook é entre as 10h e às 15h nos dias de semana. Isso significa que a maioria das pessoas acessa o serviço enquanto está no trabalho ou no horário de almoço.

O período entre 17h e 19h é o pior horário, assim como postagens no início da manhã, entre às 7h e às 9h, também não costumam dar muito retorno.

Isso ocorre porque nesse horário muita gente está se deslocando de casa para o trabalho ou do trabalho para casa.

facebook-redes-sociais

Os melhores horários para postar no Instagram

Já no Instagram o perfil de uso é um pouco diferente. Ver a linha do tempo do app no PC, por exemplo, não é uma experiência de uso tão agradável, de forma que os usuários costumam acessar tudo pelo celular mesmo.

O melhor momento para postar no Instagram é entre as 9h e às 18h, mas somente entre terças e sextas-feiras.

Isso porque a segunda-feira é considerada um dia fraco na rede social. Ela só não é mais fraca do que o domingo, esse sim o pior dia para se fazer uma postagem na rede.

Obviamente, cada setor em especial tem as suas peculiaridades. Enquanto para o varejo a segunda-feira é o pior dia para postagens, aqueles que trabalham com as áreas de tecnologia e saúde devem sempre evitar os finais de semana caso queiram mais popularidade.

Veja mais - Instagram libera vídeo chamada e lança o IGTV. Será que ele vai dominar o mundo?

Os melhores horários para postar no Twitter

Se você quer conquistar um maior engajamento no Twitter, anote na sua agenda: o melhor horário para postar é entre 10h e 12h nos dias de semana.

A sexta-feira é considerada o dia mais produtivo e o pior horário de todos é o domingo de manhã. O Twitter é uma rede social cujo comportamento difere das demais.

Ela é forte nos horários em que a TV costuma ter mais audiência, dando um indicativo de que o microblog funciona como uma espécie de segunda tela para a maioria das pessoas.

Mesmo nos finais de semana, especialmente no período da tarde, é possível obter um bom volume de RTs ou likes em suas postagens.

Porém, não se esqueça da importância da instantaneidade. Certas postagens não podem esperar, independentemente do horário.

Confira também – Carinhas de Emoji: Como fazer para todas as redes sociais.

Os melhores horários para postar no LinkedIn

Fechando a nossa lista de redes sociais, não poderíamos deixar de mencionar o LinkedIn.

Voltada para um público mais seleto e que busca oportunidades de trabalho ou conteúdos relacionados à profissão, aqui há várias particularidades a se observar.

Terças e quintas são os melhores dias, enquanto segundas, sextas e finais de semana são os momentos em que há o menor número de pessoas acessando a plataforma.

Nesse caso, a qualidade das suas postagens e a escolha dos horários certos conta mais do que a quantidade.

Com relação aos horários, o período mais indicado é entre as 15h e 17h. A quarta-feira é o dia campeão em engajamento. Em linhas gerais, as postagens feitas em horário comercial se saem melhor do que aquelas compartilhadas muito cedo ou à noite.

redes-sociais-horarios

Não deixe de ver - Parallel Space: Aprenda a Usar Duas Contas ao Mesmo Tempo em Todas as Redes sociais.

Toda hora é hora de proteger o seu smartphone

Como você pode perceber, cada rede social tem o seu horário de pico, o que mostra que ao longo do dia as pessoas estão ligadas em todas elas, alternando entre uma e outra.

Porém, se você estiver na rua e não tomar cuidado, alguém pode estar de olho no seu aparelho.

Os índices de roubo de celular são maiores no final da tarde e no início da noite. É quando as pessoas estão mais cansadas e distraídas que os bandidos se aproveitam.

Caso você se torne mais uma vítima dessa estatística, garanta ao menos a redução do seu prejuízo.

A melhor maneira de fazer isso é contratando um seguro para celular.

Com valores de mensalidade acessíveis você garante o dinheiro que investiu no aparelho de volta na hora de resgatar a sua apólice.

E você, já sabia sobre esses horários? Deixe nos comentários a sua experiência!