Versão mais simples da linha Moto G, aparelho tem preço acessível e briga para conquistar o bolso dos consumidores

Entre todas as linhas de produtos lançadas pela Motorola no Brasil, o Moto G se tornou um clássico em suas duas primeiras gerações por reunir um bom hardware e um preço muito atrativo. No entanto, esse conceito se perdeu com o tempo, mas a proposta do Moto G5S é retomar isso.

Analisamos todas as especificações técnicas do celular e revelamos agora para você se vale a pena ou não investir o seu dinheiro nele. Será que o modelo básico da Motorola ainda é capaz de conquistar os usuários?

Smartphone Motorola Moto G5S: ficha técnica

  • Sistema operacional: Android 7.1.1
  • Tela: IPS de 5,2 polegadas com proteção Gorilla Glass 3
  • Resolução de tela: 1920 x 1080 pixels (Full HD)
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 430
  • GPU: Adreno 505
  • RAM: 2 GB
  • Armazenamento: 32 GB (expansível com cartão micro SD)
  • Câmera traseira: 16 megapixels
  • Câmera frontal: 5 megapixels
  • Bateria: 3.000 mAh
  • Peso: 157 gramas

smartphone-moto-g5s

Design: o mesmo padrão de toda a linha

A linha Moto G conta hoje com diversas variações de produtos, o que torna o seu espectro bastante amplo para o consumidor. O Moto G5S é o mais simples de todos. Seu revestimento é todo em metal e o acabamento nos cantos de tela é bastante caprichado.

O leitor de impressões digitais está na parte frontal, mas apesar do espaço disponível os botões capacitivos são exibidos na tela.

O slot para cartão de memória e SIM cards (2) está na lateral. Ele é daquele modelo híbrido, que impede que você use um cartão de memória se estiver usando os dois chips.

Tela Full HD: um atrativo para a categoria

Em geral, as fabricantes que optam por construir um smartphone voltado para o mercado de entrada acabam escolhendo algum item para sacrificar no celular. A tela é uma das escolhas mais frequentes nesse sentido, mas felizmente esse não é o caso aqui.

O Moto G5S tem uma tela Full HD (1920 x 1080 pixels) com um ótimo controle de brilho e contraste de cores.

É mais do que o suficiente para um aparelho dessa faixa de preço, de forma que esse se mostra um diferencial competitivo em relação aos demais produtos concorrentes.

Simples, mas eficiente

Inegavelmente, o Moto G5S é um aparelho para os consumidores que buscam alternativas com bom preço, mas ainda assim não querem um hardware ruim. O processador Snapdragon 430 de oito núcleos é inferior até mesmo à versão que era usada no Moto G4 (Snapdragon 617).

No entanto, os 2 GB de RAM dão uma boa sobrevida ao aparelho, que se sai muito bem nas tarefas cotidianas.

Para os gamers, a má notícia: ele não é a melhor escolha para jogos mais pesados e em alguns momentos os jogadores mais atentos podem perceber quedas de frames e pequenos travamentos.

Confira também: Como resolver a memória insuficiente do seu celular.

Duração de bateria: o ponto alto

Devido ao baixo consumo do processador, mesmo a tela Full HD não é suficiente para comprometer o desempenho do uso da carga.

Nesse caso, são 3.000 mAh de capacidade nominal, o suficiente para você tirá-lo da tomada pela manhã e chegar ao fim do dia ainda com pelo menos 30% de carga.

Recursos como recarga rápida, por exemplo, também estão presentes, e é possível preencher toda a carga em cerca de 2 horas e 20 minutos na tomada.

Aliás, vale mencionar que essa funcionalidade chama a atenção em um aparelho dessa faixa de preço e é muito bem-vinda.

Você também pode gostar de: A evolução das baterias de Smartphone e as projeções futuras!

Câmeras: um bom trabalho na câmera principal

Novamente, não podemos nos esquecer que estamos falando de um smartphone de entrada e, por essa razão, não dá para ser tão exigente com a qualidade final das imagens.

Contudo, podemos dizer que câmera principal do Moto G5S, com 16 megapixels, faz um ótimo trabalho.smartphone-motorola-moto-g5s

Em condições adversas de luminosidade os resultados são satisfatórios. O modo automático entrega boas configurações, mas se você optar pelo modo manual verá que a interface não é tão atrativa assim.

O mesmo não se pode dizer da câmera frontal: aqui o resultado não vai além do básico.

Confira também: Android One, Go e Oreo – Você sabe a diferença?

Vale a pena?

Por tudo o que apresenta, não podemos considerar o Moto G5S um smartphone potente ou ideal para qualquer tipo de uso.

Suas especificações denotam um aparelho simples, capaz de atender aos usuários menos exigentes ou que não estejam dispostos a gastar muito com um celular.

A duração de bateria e a qualidade da câmera traseira são dois aspectos que surpreendem positivamente.

Já a câmera frontal e o desempenho podem decepcionar usuários que ainda têm na memória o bom conjunto apresentado pelas versões anteriores da linha Moto G.

O preço, no entanto, é o principal atrativo. Em média, é possível encontrar o smartphone por cerca de R$ 750 nas lojas brasileiras, um valor razoável e justo para o que o produto oferece.

Além disso, é importante destacar que essa faixa de preço vem sendo pouco explorada pelos fabricantes, de forma que há poucos lançamentos para atender os consumidores. Sem dúvida, é um ponto positivo a Motorola entrar nessa briga.

Mesmo sendo um celular mais em conta, vale a pena incluir um seguro para smartphone nos seus planos na hora da compra.

seguro-para-celular
A razão para isso vai além do alto índice de roubo de celulares no Brasil: os aparelhos da linha Moto G, especialmente pelo sucesso no passado, ainda estão entre os mais visados pelos bandidos.