Confira as nossas impressões sobre o mais novo lançamento da Sony no Brasil
A Sony está lançando no mercado brasileiro um novo modelo de smartphone. Trata-se do intermediário Xperia XA2 Ultra, um aparelho que se destaca pela tela grande – nada menos do que 6 polegadas – e pela câmera dupla na parte frontal.
O modelo foi anunciado durante a CES 2018, evento realizado na cidade de Las Vegas, nos Estados Unidos, durante o mês de janeiro. O visual ainda remete aos modelos mais antigos da empresa japonesa e o preço não é dos mais baixos dentro da sua categoria. Será que vale a pena investir nele?
Smartphone Sony Xperia XA2 Ultra: ficha técnica
- Sistema operacional: Android 8.0 (Oreo)
- Tela: IPS LCD de 6 polegadas com proteção Gorilla Glass 4
- Resolução de tela: 1920 x 1080 pixels (Full HD)
- Processador: Qualcomm Snapdragon 630 de 2,2 GHz
- GPU: Adreno 508
- RAM: 4 GB
- Armazenamento: 64 GB (expansível com cartão micro SD de até 256 GB)
- Câmera traseira: 23 megapixels
- Câmera frontal: 2, uma com 16 megapixels e outra com 8 megapixels
- Bateria: 3.580 mAh
- Dimensões: 16,3 cm (altura) x 8,0 cm (largura)
- Espessura: 0,95 cm
- Peso: 221 gramas
- Preço sugerido: R$ 2.399
Design conservador
A Sony decidiu não mexer muito no design dos seus aparelhos. Enquanto outras fabricantes têm adotado estilos mais modernos, com bordas menores na parte frontal para um melhor aproveitamento de tela, a empresa japonesa permanece fiel ao design que segue há cerca de três anos.
Assim, há muito espaço com bordas nas laterais e nas partes superior e inferior. A traseira não é removível e foi escolhido um material plástico em sua construção que, infelizmente, deixa muitas marcas de digitais. De novidade mesmo entre os aparelhos da marca, apenas o fato de que o leitor biométrico agora está na parte traseira.
Para quem gosta de telas grandes
Com uma tela de 6 polegadas, podemos dizer que o Xperia XA2 Ultra é um celular para quem gosta de aparelhos grandes. O display com resolução Full HD oferece ainda a proteção Gorilla Glass 4, o que o torna mais resistente a riscos e quedas.
A qualidade das cores exibidas é bastante satisfatória. É possível ativar um modo que as deixa ainda mais intensas. Além disso, há opções para ajuste no balanço de branco e nas tonalidades. Trata-se de uma experiência agradável de uso, especialmente para assistir a séries e filmes. Aprenda como baixar filmes no celular.
Desempenho: o suficiente para a maioria
Há que se levar em consideração que estamos falando aqui de um smartphone que se enquadra na categoria dos aparelhos intermediários. No entanto, seu conjunto de hardware com um processador Snapdragon 630 e 4 GB de RAM é suficiente para garantir uma boa execução em praticamente todas as tarefas.
Para aqueles que gostam bastante de jogos, especialmente os que requerem maior capacidade de processamento, será possível notar algumas quedas de frames em certos momentos. Nada que prejudique o desempenho, mas pode incomodar aqueles mais atentos a detalhes como esses.
Câmera dupla frontal: aposta nas selfies
Um dos diferenciais que o Xperia A2 Ultra traz é a aposta no interesse dos consumidores pelas selfies. Para isso, a empresa decidiu incluir duas câmeras na parte frontal – de 16 e 8 megapixels. A diferença maior aqui, no entanto, está na abertura, já que elas são de f/2.0 e f/2.4. Assim, cabe mais gente na foto na hora de tirar um autorretrato.
Já na câmera traseira são poucas as novidades. A Sony sempre foi conhecida por apresentar sensores de ótima qualidade, mas com um pós-processamento que mexe demais nas imagens. Esse é o caso aqui, onde você pode conseguir boas fotos durante o dia, mas verá imperfeições mais evidentes nas fotos tiradas à noite. Confira os acessórios que transformam a câmera do seu celular em profissional.
Bateria generosa
Outro aspecto digno de nota no Xperia A2 Ultra é o fato que a sua capacidade de bateria é bastante generosa: são 3.580 mAh para sustentar o “gigante” japonês. Ele se sai bem nesse quesito. Um usuário normal vai conseguir chegar ao final de um dia de trabalho com cerca de 40% da carga de energia.
Infelizmente, o modelo não é compatível com nenhuma tecnologia de recarga rápida e será preciso esperar mais de 3 horas para completar totalmente a bateria. O curioso é que o processador em questão tem suporte para isso, mas a empresa decidiu colocar no pacote um carregador que não está apto para esse recurso. Aproveite e veja também como economizar bateria no android.
Será que vale a pena comprar o Xperia A2 Ultra?
A Sony sempre foi conhecida por lançar celulares no Brasil com preços muito acima da média dos concorrentes. Essa diferença diminuiu um pouco nos últimos anos, mas ainda assim o posicionamento da empresa é claro. São produtos premium, daqueles que você precisa fazer um seguro para celular assim que retira o smartphone da loja.
Com o Xperia A2 Ultra o padrão foi mantido. O preço sugerido, de R$ 2.399, o coloca acima da média dos demais concorrentes. Contudo, dessa vez, a empresa traz diferenciais interessantes como uma tela com tamanho maior, uma bateria com ampla capacidade e duas câmeras na parte frontal.
O ponto negativo fica por conta do design “datado” dos produtos da Sony. Há pelo menos três gerações a empresa não investe em mudanças nos seus produtos, o que faz com que muitos sejam semelhantes entre si e despertem pouco interesse dos consumidores por conta disso.
Com a chegada dos displays “infinitos”, ou seja, praticamente sem bordas, é de se estranhar a demora da Sony para adotar essa tendência. Porém, no final das contas, o conjunto do aparelho é bom e se você encontrar esse modelo com um bom desconto, vale a pena considerar a compra.
O que você achou desse novo modelo? Deixe nos comentários a sua opinião!
Daniel
O design dos aparelhos da Sony é lindo, já tive um Xperia, e espero ter o prazer de possuir outro logo logo…