Saiba quais são as principais ferramentas para salvar imagens online e garantir mais espaço de armazenamento no seu celular
Apps, arquivos, músicas, fotos e vídeos. A quantidade de itens que armazenamos em nossos smartphones no dia a dia é cada vez maior. Um usuário comum, mesmo que não seja tão ativo assim, dificilmente consegue conviver com apenas 8 GB de espaço ou 16 GB, para citar as capacidades de armazenamento mais frequentes na atualidade.
Recorrer a um cartão micro SD é uma das opções, mas nem sempre o aparelho em questão conta com esse recurso. Daí não tem outro jeito: para salvar imagens, a melhor maneira de liberar espaço no celular é utilizar um serviço de armazenamento na nuvem. Dois itens devem ser observados antes de qualquer escolha: confiabilidade e preço. Felizmente, boa parte deles é gratuito e seguro.
Google Drive: a opção do Google
Para quem possui um celular com o sistema operacional Android, essa é a opção mais fácil de ser utilizada, uma vez que o app é nativo. Por meio dele é possível armazenar até 15 GB de arquivos sem precisar pagar nada por isso. O único requisito necessário para usar a ferramenta é ter uma conta do Google – algo que você já deve ter se usa um celular com o sistema operacional da empresa.
Para quem utiliza smartphones com iOS e Windows Phone, basta baixar o aplicativo e proceder da mesma forma. Algumas fabricantes de celular, como a ASUS, costumam bonificar seus usuários com alguns GB a mais na compra de um aparelho, capacidade extra que é válida por um ano ou dois. De resto, caso você ultrapasse os 15 GB, será preciso pagar um valor mensal para hospedar os arquivos que ultrapassem essa capacidade – ou criar uma conta secundária apenas para essa finalidade.
Dropbox: boa pedida para salvar imagens
Outra ferramenta bastante conhecida dos usuários é o Dropbox. Assim como o Google Drive, essa é uma das formas mais confiáveis e seguras de salvar imagens na nuvem. A ferramenta está disponível para todos os sistemas operacionais mobile – Android, iOS e Windows Phone – e também pode ser acessada pelo computador – via Windows ou MacOS.
Para ter acesso ao Dropbox, basta criar uma conta de usuário. No total, são disponibilizados 5 GB de espaço de armazenamento, mas essa capacidade pode ser expandida gratuitamente de várias formas, como participando de promoções específicas, convidando amigos ou mesmo baixando também a versão para desktop. Se for necessário, você também pode pagar uma mensalidade para adquirir mais espaço.
OneDrive: a opção da Microsoft
Outro serviço que é uma boa pedida para salvar imagens é o OneDrive, da Microsoft. Ao se cadastrar nele você ganha pelo menos 5 GB de espaço livre para armazenar seus arquivos. Integrado ao Office 365, aqueles que assinarem por um ano a suíte de aplicativos de escritório da empresa podem conquistar até 1 TB de espaço sem pagar nada a mais por isso.
A grande vantagem do serviço é o fato de ele estar disponível para todas as plataformas (Windows, MacOS, Android, iOS e Windows Phone). A única exceção é o Linux. Depois de instalado e configurado no seu celular, a sincronização de fotos é automática. A integração com o Microsoft Office é um diferencial e tanto para quem trabalha com essa ferramenta.
iCloud: a opção da Apple
Para quem utiliza um smartphone ou tablet da Apple, a primeira opção que vem à mente é o iCloud. O serviço é nativo ao sistema operacional iOS e pode ser acessado com facilidade também a partir dos Macs. Com ele, o usuário tem acesso a 5 GB de espaço de armazenamento. Se você precisar de mais do que isso, terá que pagar uma mensalidade, que pode variar de US$ 1 (por 50 GB) a US$ 10 (por 1 TB).
A má notícia é que esse é um serviço exclusivo para aqueles que usam os dispositivos da empresa da Maçã. Você pode até acessar seus arquivos via web no PC, mas apenas poderá visualizá-los e não editá-los. Outra vantagem do iCloud é que ele integra ainda sua agenda e seus contatos na nuvem, de forma que todas as suas informações ficam centralizadas em um só lugar.
Box: menos espaço e mais segurança
Considerado um dos serviços mais confiáveis do mundo, o Box é também uma alternativa para os usuários que desejam salvar imagens e arquivos na nuvem sem precisar pagar nada por isso. Entretanto, entre todos os que apresentamos aqui ele é o que possui maior limitação de espaço: ne versão gratuita você pode hospedar até 10 GB de arquivos.
Se você preferir, pode ainda adquirir um plano mensal para ampliar o espaço de armazenamento, mas eles chegam a no máximo 100 GB. Para quem usa Linux, esse também é um ponto negativo, já que não há compatibilidade do Box com o software livre.
Um pouco de cada ou centralizar tudo em um só?
Como você pôde perceber, somando os espaços gratuitos em cada um dos aplicativos você pode garantir mais de 50 GB para salvar imagens sem pagar nada por isso. Entretanto, o uso de muitos aplicativos pode fazer com que fique mais complicado localizar as fotos que você deseja quando bem entender.
Portanto, se a proposta for economizar, é bom que você seja um bom gestor entre as suas contas para garantir muito espaço sem gastar nada. Senão, a melhor saída é investir em apenas um app – aquele com o qual você mais se identifique – e pagar uma mensalidade para guardar as suas fotos com segurança.
comentários