Entenda como esse software cria um cérebro no seu smartphone para deixá-lo tão inteligente
Processador, memória RAM, armazenamento, câmera… São vários os itens a serem observados antes de se comprar um celular.
Os componentes de um celular, ao que chamamos de hardware, são as peças responsáveis por executar as funções e fazer com que, de fato, o aparelho funcione.
Porém, nada disso seria possível, mesmo com as peças mais modernas, se não houvesse o sistema operacional.
É ele o responsável por diferenciar um celular comum de um smartphone.
Trata-se do software que dá vida ao seu aparelho e que faz com que todas as peças conversem entre si.
Nesse artigo, vamos entender um pouco mais sobre o que é um sistema operacional de celular e como ele funciona.
Escolhendo um sistema operacional
Quando você vai comprar um computador, basicamente há quatro opções de sistema operacional para serem escolhidas:
Windows, o mais popular de todos; MacOS, embarcado nos aparelhos vendidos pela Apple; Linux, software livre mais popular do mundo; e Chrome OS, sistema operacional da Google.
Sem qualquer um deles o seu computador não fará nada. A mesma regra se aplica aos smartphones.
Hoje, os sistemas operacionais mais populares são o Android, da Google, e o iOS, da Apple.
Alguns celulares ainda rodam o Windows Phone, da Microsot, mas já faz dois anos que a empresa deixou de lado as novidades em termos de aparelhos.
Como funciona um sistema operacional?
Os sistemas operacionais são responsáveis por fazer com que as peças do smartphone conversem entre si e também por administrar todos os aplicativos instalados.
É ele quem garante o ambiente propício para que as aplicações possam ser executadas de forma satisfatória. Confira os melhores e-commerces para adquirir o seu smartphone em 2018!
Os resultados dessas operações são exibidos de forma gráfica, na tela do celular, ou ainda podem ser executados em segundo plano.
Quando tocamos em um app para iniciá-lo, por exemplo, centenas de operações são executadas em segundo plano para que tudo possa funcionar a contento.
Diferenciando um celular comum de um smartphone
Há vários itens que podem ser apontados como os diferenciais entre um celular comum e um smartphone.
Obviamente, o hardware é importante, mas não é item definitivo. Um hardware poderoso não é nada de não tiver o sistema operacional correto instalado.
Dessa forma, podemos afirmar que o que mais diferencia um celular comum de um smartphone é o sistema operacional.
Mesmo os celulares comuns contam com sistemas operacionais, mas eles são mais simples e com menos recursos.
À medida que a tecnologia evolui e os smartphones incorporam mais funções, os sistemas operacionais ficam também mais complexos.
É por conta disso que todos os anos as principais desenvolvedoras lançam novas versões dos seus sistemas.
As versões dos sistemas operacionais
Vamos falar sobre os sistemas operacionais Android e iOS, os mais comuns nos smartphones da atualidade.
Todos eles recebem atualizações de versão ao menos uma vez por ano, geralmente no último trimestre do ano.
Nem todos os celulares são compatíveis com as novidades, uma vez que um sistema operacional mais eficiente pode exigir um hardware mais poderoso.
A Google batiza as versões do Android com nomes de doces em ordem alfabética.
A versão mais recente é chamada de Oreo (Android 8.0). Antes disso tivemos o Nougat (Android 7.0), o Marshmallow (Android 6.0), o Lollipop (Android 5.0), o KitKat (Android 4.4), o Jelly Bean (Android 4.1), o Ice Cream Sandwich (Android 4.0), o Honeycomb (Android 3.0), o Gingerbread (Android 2.3), o Froyo (Android 2.1) e o Eclair (Android 2.0).
Já a Apple é mais conservadora no batismo das versões do seu sistema operacional, o iOS. Atualmente estamos nos iOS 11, lançado no final de 2017.
Antes disso tivemos o iOS 10, o iOS 9, o iOS8 e assim por diante até a primeira versão, lançada há pouco mais de dez anos.
Segurança: um item fundamental nos sistemas operacionais
Um seguro para celular é o responsável por proporcionar mais segurança para você em caso de furtos ou roubo do seu aparelho.
Assim, compreender o que é um sistema operacional de celular é igualmente importante para que você possa dar a devida atenção para a segurança dos seus dados.
Tudo aquilo que você baixa em um smartphone é lido ou executado pelo sistema operacional. Veja também 11 dicas para escolher o seu smartphone ideal.
Ele sozinho não tem meios de identificar quais arquivos podem ser danosos ou não para o seu aparelho.
Sendo assim, ele conta com o auxílio de apps que tenham essa função. É importante, por exemplo, que você tenha um antivírus instalado no seu celular.
Outra dica fundamental para evitar danos ao sistema operacional do seu celular é baixar apenas arquivos executáveis cuja origem seja a loja de aplicativos da desenvolvedora oficial, no caso a Play Store (Android) e a App Store (iOS).
Os apps disponíveis nessas lojas são verificados anteriormente pela empresa, o que garante que estão sem vírus e atendem a todas as regras da empresa.
O cérebro do seu celular
Agora que você já sabe o que é um sistema operacional de celular e como ele se comporta como uma espécie de cérebro do seu aparelho, vale a pena ficar de olho nas versões do sistema operacional.
Quanto mais recente ela for, maior será a segurança e, provavelmente, maior será também o número de funções disponíveis.
Procure manter sempre o seu smartphone atualizado, pois as desenvolvedoras todos os meses lançam atualizações menores para corrigir eventuais falhas e brechas de segurança.
comentários