Empresa que já foi uma das gigantes do mundo e era referência no assunto decretou falência, iniciou recuperação e decidiu apostar no mercado de smartphones
Quem tem mais de 30 anos certamente deve se lembrar da marca Kodak como uma referência quando o assunto era fotografia. A história da companhia praticamente se mistura com o nascimento da fotografia e do cinema como conhecemos e, por conta disso, ao longo de muitas décadas foi “impossível” pensar em foto sem lembrar da marca.
Porém, a era digital chegou e a Kodak não soube se adaptar. Depois de seguidos prejuízos, a empresa decretou falência de forma que pudesse se recuperar judicialmente. Passado o pior, aos poucos, a Kodak tenta voltar ao mercado, ainda com ações tímidas relacionadas à fotografia, mas no mês de outubro ela deu um novo passo em direção à modernidade.
A companhia anunciou o lançamento do smartphone Kodak Ektra, um celular com visual retrô e voltado para aqueles que consideram a fotografia a coisa mais importante em um aparelho. Inicialmente, ele deve ser vendido apenas na Europa e tem preço sugerido de 450 libras – o equivalente a aproximadamente R$ 1.800, sem impostos. Vamos conhecer um pouco mais sobre esse aparelho?
Bem-vindo, Kodak Ektra
A própria Kodak afirma que não têm intenção de competir no mercado de smartphones de igual para igual com marcas consagradas como Apple, Samsung, ASUS ou LG. A ideia é proporcionar aos seus consumidores uma experiência mais vintage e saudosista, de forma que o ato de fotografar remeta às antigas máquinas fotográficas fabricadas pela empresa.
O nome Ektra também não foi escolhido por acaso. Ele é o mesmo de uma das máquinas icônicas da companhia lançadas em 1940. Seu design também lembra o de uma câmera de bolso e o aparelho conta com uma base um pouco mais grossa que facilita para o usuário segurar o smartphone na hora de fotografar. Além disso, ele vem com uma bolsa de couro estilosa, inspirada nas bolsas que os fotógrafos carregavam na época.
Saudosista por fora, moderno por dentro
Se engana quem imagina que por dentro o celular seja também uma peça de museu. Aliás, pelo contrário: suas especificações técnicas revelam uma máquina potente o suficiente para competir de igual para igual com muito aparelho top de linha que existe por aí. O sistema operacional é o Android, na versão 6.0 (Marshmallow).
O Kodak Ektra tem tela de 5 polegadas com resolução de 1920×1080 pixels. Além disso, ele conta com o processador deca-core Helio X20, considerado o mais importante na atualidade entre os lançamentos da MediaTek. Para rodar e armazenar tudo, são 3 GB de RAM e mais 32 GB de espaço de armazenamento – que pode ser expandido com cartão microSD. A capacidade de bateria é de 3.000 mAh.
Fotografia de qualidade
Bom, estamos falando de um smartphone da Kodak cujo visual se assemelha ao de uma câmera fotográfica antiga da empresa. Portanto, nada mais natural que as especificações de câmera ganhassem o maior destaque no produto. De fato, numericamente elas não decepcionam.
O smartphone Kodak Ektra tem uma câmera traseira com resolução de 21 megapixels. Além disso, conta com recursos com estabilização óptica de imagens, foco automático e gravação de vídeos em 4K. A abertura focal é de f/2.0 e o sensor de imagens é da Sony, mais precisamente o modelo IMX230. A lente é de 26,5 milímetros
A câmera frontal também não foi esquecida. São 13 megapixels de resolução para os seus selfies – número que coloca o aparelho lado a lado com as principais câmeras frontais do mercado. A abertura focal na câmera dianteira é de f/2.2 e o recurso de foco automático também está presente. Em resumo, são configurações para ninguém botar defeito.
A empresa garantiu ainda que o conjunto é capaz de rodar com tranquilidade softwares como Lightroom, Snapseed, VSCO e Prisma.
Será que veremos o Kodak Ektra no Brasil?
Infelizmente, há poucas chances de que o Kodak Ektra chegue ao mercado brasileiro. Isso acontece porque a empresa deixou há muito tempo de focar seus esforços por aqui e tem apostado mais forte no mercado europeu. Mesmo nos Estados Unidos há uma limitação no número de produtos comercializados.
A Kodak se considera hoje uma empresa “de nicho”, voltada em especial para os amantes da fotografia e mais saudosistas e a maior parte do seu público ainda está concentrada na Europa. Por lá, o aparelho já está disponível nas lojas e tem preço médio estimado de 450 libras – o que dá mais ou menos uns R$ 1.800, sem impostos. Portanto, se você ficou interessado nele, a melhor forma de comprar o Ektra é mesmo adquirindo-o em uma loja europeia.
Embora o celular leve a marca da Kodak, a empresa responsável pela sua fabricação é outra, a Bullitt. Ela tem um bom nome no mercado por ter desenvolvido smartphones para outras companhias, como os modelos da Caterpillar e da JCB – os famosos celulares “duro na queda”, capazes de resistir às condições mais adversas de temperatura e ambiente. Infelizmente, esses modelos também nunca chegaram por aqui.
Kodak Ektra: especificações técnicas
- Sistema operacional: Android 6.0 (Marshmallow)
- Tela: 5 polegadas
- Resolução de tela: 1920×1080 pixels (Full HD)
- Processador: deca-core MediaTek Helio X20
- RAM: 3 GB
- Armazenamento: 32 GB (expansível com cartão microSD)
- Câmera traseira: 21 megapixels, com sensor Sony IMX230, abertura f/2.0 e estabilização óptica de imagem
- Câmera frontal: 13 megapixels, com abertura f/2.2 e foco automático
- Bateria: 3.000 mAh
comentários