Deixar o celular antigo na gaveta nunca mais, separamos algumas dicas para você fazer negócio com o seu celular antigo.
Na mesma velocidade com que os celulares evoluem, a impressão que temos é que eles rapidamente ficam obsoletos em nossas mãos. Dados divulgados pela 4G Americas indicam que o brasileiro troca de celular, em média, a cada oito meses ou um ano e meio, de acordo com a faixa de preço do aparelho. Aqueles que compram celulares mais baratos trocam o modelo por outro mais rápido do que aqueles que adquirem os modelos top de linha.
Mas e o que fazer com o celular antigo quando você compra um novo? Para muitos, o caminho é colocá-lo novamente no mercado e recuperar ao menos uma parte do dinheiro, já que boa parte dos celulares se desvaloriza significativamente ao longo de um ano. Se você acabou de comprar um smartphone novo e está se perguntando o que deve fazer com o antigo, listamos aqui algumas dicas para você se dar bem.
Enquanto estiver com o celular antigo: cuide bem dele
A primeira coisa que você deve tentar fazer quando compra um smartphone é ter cuidado. Estamos falando de aparelhos extremamente finos, cobertos por uma tela de vidro e com acabamento muito delicado. É natural que pessoas menos cuidadosas acabem arranhando a tampa traseira, riscando a tela ou quebrando alguma parte do produto.
Por isso, é extremamente recomendável que você utilize um case para proteção contra choques e arranhões e, se possível, recubra a tela com uma película. Esses acessórios vão garantir que a vida útil do seu smartphone, ao menos em termos visuais, seja maior do que a média e, tendo passado um ano ou dois com o aparelho ele ainda vai estar com cara de novo – o que vai valorizá-lo na hora da venda quando for trocar de celular.
Faça um seguro do seu celular
Sim, uma das maiores provas de que você cuida do seu celular e se preocupa com ele é fazer um seguro do seu aparelho. Isso faz com que, caso alguma coisa de errado aconteça, você tenha a garantia de que vai receber um dinheiro de volta ou um aparelho similar novinho para continuar usando normalmente.
Aqueles que compram smartphones usados valorizam esse aspecto. Eles sabem que se você é uma pessoa que se preocupou a esse ponto com o aparelho é sinal que vai entregar para eles um produto que ainda mantém a sua qualidade e pode ter uma vida útil razoável nas mãos de outro consumidor.
Guarde os acessórios do celular
Na hora de revender quando for trocar de celular, conta muito a seu favor se você ainda tiver todos os acessórios originais. Caixa, fone de ouvido, cabo USB, carregador, manual de instruções e até a nota fiscal da compra. Oferecer um kit completo para quem está comprando um celular usado dá a sensação ao comprador de que ele está adquirindo um produto novo.
Assim, abra com muito cuidado a embalagem e deixe guardados todos os itens que não for usar com muita frequência. Quando for anunciar o seu produto, deixe claro o que ainda está novo e poste fotos para mostrar que você, de fato, cuidou do aparelho com todo o carinho. Isso dará confiança para o comprador de que você está repassando a ele um produto em ótimas condições.
Anuncie em sites de comércio eletrônico
Sites como Mercado Livre ou OLX são importantes ferramentas para que você revenda seu celular, mas existem algumas estratégias que você deve observar antes de colocar o produto à venda. Antes de tudo, pesquise na plataforma quanto em média outros vendedores estão pedindo por modelos similares ao seu.
Se um celular usado está sendo vendido por aproximadamente mil reais, não adianta você tentar vender por R$ 1,5 mil, só porque pagou R$ 2 mil quando comprou. Celulares desvalorizam mesmo, e você deve acompanhar aquilo que o mercado está cobrando. Em hipótese alguma também tente cobrar o mesmo preço do que um produto novo só porque o seu “está inteiro”. Só o fato de você o tirar da loja já o desvaloriza de alguma forma.
Procure operadoras de telefonia
Algumas operadoras de telefonia aceitam aparelhos usados como parte do pagamento para comprar um celular novo. Entretanto, há algumas ressalvas nesse tipo de negócio. O celular em questão precisa estar novo, como se tivesse sido usado poucas vezes. Ainda assim, é bem provável que o valor que elas paguem por ele seja abaixo do que o que você conseguiria se o vendesse diretamente. Porém, pode ser uma alternativa para quem não quer esperar.
É importante ressaltar também que as melhores oportunidades aparecem para aqueles que possuem não apenas planos mais caros, mas também os aparelhos mais caros. Dessa forma, se o seu celular custou menos de mil reais no lançamento, é bem possível que o valor a receber por ele seja pequeno nessa modalidade de venda.
Amigos e familiares são outra opção
As pessoas mais próximas também devem ser procuradas na hora de trocar de celular. Procure seus amigos e familiares que tenham aparelhos similares ou inferiores ao seu. Talvez eles estejam interessados em trocar de celular também e você pode oferecer uma boa oportunidade. Além disso, existe a possibilidade até de trocar seu smartphone por outro tipo de produto.
O importante é não perder a chance de repassar o seu celular para outra pessoa que talvez esteja precisando bastante dele. Lembre-se: um bom negócio é aquele que é bom para ambas as partes.
Agora que te mostramos como vender seu celular antigo, que tal contratar o seguro para o seu celular novo e ficar protegido? Com a Bem Mais Seguro você fica tranquilo e seguro.
Quer receber todas as nossas novidades? Cadastre-se em nossa newsletter e aproveite o universo da tecnologia!
comentários