WhatsApp bloqueado por causa de uma ação judicial!
Isso mesmo. A Justiça de São Paulo, mais precisamente de São Bernardo do Campo, mandou bloquear o WhatsApp por 48 horas. Isso significa que: até a meia noite do sábado nada de bolinha verde apitando nas telas dos smartphones.
WhatsApp bloqueado por que deveria ser considerado operadora?
Toda a confusão aconteceu porque ao permitir que o aplicativo realize ligações por meio do número de telefones dos usuários, as operadoras de telefonia pagam impostos. Ou seja, nenhuma gostou do prejuízo enorme nos cofres, já que 93% da população brasileira, que possui smartphone utiliza o aplicativo, segundo pesquisa do Ibope. Para as operadoras, o aplicativo funciona como se também fosse uma operadora. Sendo assim, deveria pagar os mesmos impostos que as demais. Contudo, segundo o CONJUR o bloqueio ocorreu por conta de uma investigação da Polícia Civil. Segundo o site, um homem foi acusado de trazer cocaína da Colômbia e maconha do Paraguai. Bem, é estranho que por conta de uma investigação policial toda a população brasileira seja prejudicada. Mas, há essa justificativa oficial. Não. Não foi a Dilma quem mandou bloquear o WhatsApp. A liminar é proveniente da 1ª Vara Criminal da cidade de São Bernardo do Campo, em São Paulo. O jeito é esperar e ver o que vai acontecer.
Veja trecho da decisão que bloqueia o WhatsApp.
A 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo determinou a operadoras de telefonia móvel o bloqueio do aplicativo WhatsApp, pelo período de 48 horas. O prazo passa a contar a partir da 0 hora seguinte ao recebimento do ofício da Justiça.
A decisão foi proferida em um procedimento criminal, que corre em segredo de justiça. Isso porque o WhatsApp não atendeu a uma determinação judicial de 23 de julho de 2015. Em 7 de agosto de 2015, a empresa foi novamente notificada, sendo fixada multa em caso de não cumprimento.
Como, ainda assim, a empresa não atendeu à determinação judicial, o Ministério Público requereu o bloqueio dos serviços pelo prazo de 48 horas, com base na lei do Marco Civil da internet, o que foi deferido pela juíza Sandra Regina Nostre Marques.
Mark Zuckerberg fala sobre o bloqueio do WhatsApp
o CEO e fundador do Facebook, Mark Zuckerberg disse estar chocado com a decisão e afirmou que este é “um dia triste para o país”. Falando em facebook, o Messenger pode ser utilizado como uma alternativa, enquanto o WhatsApp não voltar.
Além do Messenger, existem alguns aplicativos como o Telegram, Viber e Signal que funcionarão como alternativa. Em tempo – Atualização (14h) Por volta das 14h do dia 17 de dezembro os serviços do WhatsApp voltou ao normal. A regularização aconteceu graças a uma liminar do desembargador Xavier de Souza, da 11ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo. Fontes: Me Explica / Tec Mundo / Conjur
comentários