Windows 10 mobile. Veja se o seu Lumia está na fila dos primeiros a receber a atualização – mas calma, porque ela só vai chegar em novembro!
Quando a atualização gratuita do sistema Windows foi anunciada pela Microsoft a versão Windows 10 Mobile deveria começar a ser entregue gratuitamente aos usuários a partir do dia 29 de julho, o que gerou uma grande expectativa. No entanto, exatamente nesta data a única coisa que foi liberada foi a informação, por um executivo da companhia, que a nova versão só começaria a ser entregue em “algum momento” de novembro. E só – até que a própria companhia decidiu divulgar em seu site quais os aparelhos que receberão primeiro o Windows 10 Mobile, divididos por regiões do globo. Quem não está na listinha deverá esperar mais, mas o quanto ninguém sabe:
Reino Unido –
Lumia 430 Dual SIM, Lumia 640 e Lumia 640 XL.
Estados Unidos
- Lumia 435, Lumia 535, Lumia 640, Lumia 640 XL, Lumia 735, Lumia 830 e Lumia 930.
Resto do mundo (inclusive o Brasil) -
Lumia 430, Lumia 435, Lumia 532, Lumia 535, Lumia 540,Lumia 640, Lumia 640 XL, Lumia 735, Lumia 830 e Lumia 930.
Empresa não divulga os critérios de distribuição do upgrade
Provavelmente você estará sentindo falta de alguns carros-chefes da Microsoft, como um dos grandes campeões de vendas com o SO Windows Phone, o icônico Lumia 520; o melhor modelo com câmera da empresa, o Lumia 1020; o Lumia Icon ou os Lumia 530, 630, 730 e 1520, alguns com as mesmas especificações dos modelos 930 e outros selecionados para receber a atualização. Por que? Ainda não se sabe.
A lista divulgada pode ser apenas uma prévia, mas a verdade é que não há qualquer pista sobre os critérios da escolha. De qualquer forma, a Microsoft já afirmou que os demais modelos receberão a atualização gratuita em um “futuro próximo”, então nada de pânico.
Vale ressaltar que o Windows 10 para computadores já foi liberado, sendo que apenas 24 horas após a data prevista (29 de julho), já haviam sido feitas mais de 14 milhões de atualizações em todo o mundo.
Atualização gratuita traz novidades e corrige defeitos antigos
Entre as novidades mais interessantes do Windows 10 Mobile a aposta da companhia na integração do SO para smartphones com o Xbox One, com a função de streaming liberada no app de forma que você pode não só visualizar sua lista completa de games como compartilhar screenshots e clipes no Xbox Live.
Além disso, as vantagens da atualização gratuita é que a maioria dos bugs da build 10149 foi corrigida na build 10166, o problema de travamento da tela de bloqueio foi corrigido, o ícone da bateria está maior, o erro do desbloqueio antes de colocar o PIN também foi corrigido, o download de aplicativos está mais estável, as cores de aplicativos não é mais trocada e a antiga loja foi removida, assim como a tag Beta.
Novos aparelhos com Windows 10 de fábrica terão scanner de íris e suporte de caneta
A ideia da Microsoft é reverte seu quadro de vendas com smartphones, que não anda lá muito bem das pernas, e para isso está apostando em novidades top de linha para os primeiros aparelhos que saírem do forno já com o Windows 10 Mobile. Os dois modelos high-end que deverão ser lançados ainda este ano e que por enquanto respondem pelos codinomes “Talkman” e “Cityman” terão scanner de íris para desbloquear o dispositivo e um simpático suporte para caneta.
Só que a Microsoft acabou levando uma “calça arriada” da antiga parceira Fujitsu, que acabou de lançar o primeiro smartphone com leitor biométrico de íris do mundo e que roda com Android, o Arrows NX F-04G – um nome feio para um aparelho parrudo equipado com Qualcomm octa-core 810 de 64 bits, 32 GB de memória interna, 3 GB de RAM, tela de 5,2 polegadas e bateria de 3120 mAh.
Mas que ninguém pense que a Microsoft vai ficar para trás, seus modelos também são poderosos. Nas configurações básicas, telas de 5,2 e 5,7 polegadas, processador Snapdragon 808 e 810 de seis e oito núcleos e 64 bits, 32 GB de memória interna, 3 GB de RAM e câmeras traseira de 20 MP e frontal de 5 MP, respectivamente. Vai ser briga de cachorro grande.
Quem leu o texto sobre Windows 10 mobile também leu:
Confira os 5 Smartphones mais vendidos em 2015
15 aplicativos mais baixados nos E.U.A
comentários