Conheça recursos pouco explorados do Smartphone da Apple que podem ser bastante úteis no seu dia a dia

Os Smartphones contam com tantos recursos que muitas vezes nem nos damos conta de todos eles na hora de explorar tudo aquilo que o celular é capaz de fazer. No iPhone, por exemplo, são muitas as alternativas “secretas” ou que não estão tão evidentes assim e que podem ser de grande ajuda.

Por exemplo, você sabia que o iPhone possui uma calculadora científica completa? Esse recurso não está tão aparente assim e muitos acabam acionando apenas por acaso. Há ainda quem baixe apps específicos para essa finalidade e acabem ocupando um espaço desnecessário na memória do aparelho.

Nesse artigo, listamos essa e outras cinco coisas que provavelmente você nem imaginava que o seu iPhone era capaz de fazer. As dicas valem para praticamente todas as versões de celular da empresa, desde os mais antigos até o iPhone X, lançado no final do ano passado.

Uma calculadora científica nativa

Ativar uma calculadora científica completa de forma nativa no seu iPhone é algo muito simples. Tudo o que você precisa fazer é usar o celular na horizontal quando estiver no app de Calculadora. Para isso, ative o modo de rotação automática da tela.

Quando o aparelho estiver na posição tradicional, “em pé”, ele vai mostrar a calculadora tradicional a que você está acostumado. Porém, ao colocá-lo “deitado” a calculadora científica completa se revela. Um grande auxílio para aqueles que estão na faculdade, não é mesmo?

calculadora-01 (1)

1 – Tire fotos usando o fone de ouvido

Talvez você nunca tenha pensado nisso, mas você sabia que é possível usar os fones de ouvido do iPhone para tirar fotos? É isso mesmo! Tudo o que você precisa fazer é conectar os fones de ouvido ao aparelho e ligar a câmera. Na hora de tirar uma selfie, por exemplo, basta apertar o botão de volume para que a câmera capture uma imagem.

Em outras palavras, você pode usar o fone de ouvido como um controle remoto da câmera. Vale lembrar, no entanto, que isso só funciona quando você estiver usando os fones de ouvido originais da Apple, ok? A regra vale tanto para os fones que acompanham o produto quanto para os AirPods.

2 – Deixe a Siri ler as suas mensagens de texto

Está com preguiça de ler as mensagens de texto que você recebe? Deixe que a Siri faça essa tarefa para você. Para isso, antes de tudo, é preciso habilitar esse processo de configuração para nunca mais se incomodar com isso. Vá em “Ajustes” e, em seguida, selecione as opções “Geral”, depois “Acessibilidade”, depois “Fala” e, por fim, “Falar seleção”.

Agora, toda vez que você tiver uma mensagem diante de você, tudo o que precisa ser feito é tocar duas vezes sobre o texto e depois em “Falar”. O recurso é útil para mensagens mais longas ou para quando você estiver fazendo mais de uma tarefa ao mesmo tempo. Confira os cinco melhores sites para comprar iPhone!

3 – Escanear QR Codes sem apps de terceiros

Existem diversos aplicativos na App Store destinados a escanear QR Codes. Por meio deles você direciona a câmera do celular para um código e, automaticamente, ele direciona o usuário para a URL em questão. A boa notícia é que os modelos mais novos fazem isso automaticamente.

Portanto, se você tem um iPhone X, um iPhone 8 Plus ou um iPhone 8, basta usar a câmera traseira mesmo e apontá-la para um QR Code qualquer. O sistema vai reconhecer de imediato e em alguns segundos você será direcionado para a página em questão. Sobra mais espaço para você instalar outros apps.

qr-code-1903447_960_720

4 – Use o iPhone como um nivelador

Será que aquela sua mesa está torta ou está reta? E o quadro que você pôs na parede, como ele está? Saiba que o seu iPhone tem a resposta para essas perguntas. Isso porque você pode usar o app Bússola, nativo do aparelho, como um nivelador.

Para fazer isso é fácil: acesse o app e deslize para lado esquerdo para encontrar a opção “Nivelador”. Basta colocar o seu celular sobre a mesa e pronto. Quando o mostrador estiver em 0 é sinal que está nivelado. Trata-se de um recurso muito interessante e que não está disponível de forma nativa no Android.

5 – Coloque um timer nas suas fotos

Sabe aquele problema de que quem tira as fotos geralmente não aparece nelas? Você pode resolver essa situação colocando um timer nos disparos. Dessa forma, você pode deixar o celular apoiado em algum lugar ou até mesmo em um tripé e correr para aparecer nas imagens.

Ativar o timer na câmera do iPhone é simples. Na tela de câmera, você verá um símbolo similar a um pequeno relógio. Clique sobre ele para ver três opções: “sem” (padrão), “3 segundos” e “10 segundos”. Esse é o espaço de tempo que você terá entre o clique na tela e a captura da foto.  Aprenda também a usar o photoshop para celular e edite suas fotos como profissional. 

Cuide bem do seu companheiro

Como você pôde perceber, o celular é mesmo um grande companheiro e mesmo nas horas que você imagina que ele não será capaz de dar conta do recado vem a surpresa com alguma função diferente. Por isso, não deixe você também o seu aparelho na mão sem a devida proteção.

Ao contratar um seguro para celular, caso algum incidente ocorra com o aparelho, você recebe de volta todo o dinheiro que investiu na compra do produto. Com celulares cada vez mais caros – e com o grande número de furtos e roubos nas principais capitais do país – não convém facilitar.

Você usa mais algum recurso do seu smartphone que não é tão conhecido? Compartilhe conosco nos comentários!