Smarthponhes, Smartwatches e o melhor da tecnologia. Confira os principais lançamentos do MWC 2015

logo evento do mwc151

A MWC 2015 (Mobile World Congress), que este ano aconteceu em Barcelona entre 2 e 5 de março, chegou ao fim dividindo opiniões. Para alguns as novidades reais foram poucas, para outros, a feira foi um celeiro de boas ideias. Dentre os lançamentos da feira está o Android Pay, a plataforma de pagamentos de código aberto da Google, que roubou a atenção logo no primeiro dia do evento. De qualquer forma vamos destacar os principais aspectos do evento que reuniu as maiores marcas de tecnologia mobile do mundo.

Android Pay

imagem do google pay

Logo de cara a nova plataforma de pagamentos da Google roubou a atenção de todos no MWC 2015, na verdade uma tentativa de ressuscitar o antigo Google Wallet que não funcionou no mercado. A novidade, entretanto, fica por conta do código aberto, que permitirá que cada desenvolvedor parceiro use sua própria solução. Ele será mais ou menos como é hoje o Apple Pay: os usuários armazenam informações de pagamento no próprio telefone, mas a segurança dessas informações ficará a cargo dos aplicativos de terceiros. Por outro lado, o sistema não salvará os dados do seu cartão de crédito, gerando uma ficha única para cada transação, de forma que mesmo que alguém capture seus dados eles não terão validade para serem reutilizados.

Smartwatches

Huawei smartwatch

Estes wearable gadgets não tiveram muitas novidades na feira, mas a LG conseguiu todos os holofotes do setor com o lançamento do LG Watch Urbane, principalmente com sua versão ZTE. Ambos têm basicamente a mesma configuração (processador Snapdragon 400 e WebOs no ZTE, display de 1,3 polegadas e 1GB de RAM e uma potente bateria de 700 mAh), mas este último é o primeiro com conectividade 4G e, como o próprio nome diz, é compatível com chips de operadoras, ficando completamente independente do smartphone, inclusive para fazer chamadas. Além das interfaces cambiáveis eles ainda são elegante, sofisticados e com o design que lembra os relógios tradicionais.

Nesse quesito a Huwaei também fez bonito e também conseguiu atenção para o seu Huawaei Watch. Com design de luxo, foi produzido para competir com os gigantes do mercado. O display de 42 mm traz ainda uma película de cristais de safira e caixa de metal 40% mais resistente do que a dos concorrentes devido a uma liga especial. Nas configurações ele traz display AMOLED sensível ao toque com 1,4 polegada, resolução de 400×400 pixels, 286 ppi e taxa de contraste de 10.000:1; hardware de 4GB de armazenamento interno e 512 MB de memória RAM e processador Qualcomm de 1,2 GHz.

 

Os melhores smartphones lançados no MWC 2015

Nem todos levaram lançamentos, a Apple, por exemplo, já havia feito seus grandes lançamentos em setembro do ano passado – o iPhone 6, assim como o iOS 8. Aparelho, aliás, que ganhou o prêmio de Melhor Smartphone pelo Global Mobile Awards. Entre as novidades os destaques ficam para o esperadíssimo Galaxy S6, da Samsung, e o Sony Xperia M4 Aqua.

Samsung

- A sul-coreana Samsung se superou no design da sexta versão da linha Galaxy S. Leves e finos, com base de metal, tela de 5,1 polegadas, cores translúcidas diferenciadas e agora com câmera de 16 megapixels os aparelhos trazem ainda o Samsung Pay, o novo sistema de pagamentos que funciona com o leitor de digitais. A tela curvada nas duas laterais do Galaxy S6 Edge, a versão maior do S6, é um joia de design. Os aparelhos devem chegar às prateleiras no dia 10 de abril.

design samsung galaxy s6

Sony

- Bastante aguardado, mas não apareceu. A Sony deveria lançar na feira o Xperia Z4, mas em vez dele levou o Xperia M4 Aqua, a atualização do Xperia M2. A bateria que suporta até dois dias de uso e a câmera de 13 megapixels estão entre as maiores novidades do modelo à prova d’água.

XPERIA M4 AQUA 2

LG

O LG Magna também merece destaque, com tela ligeiramente curva e tela de 5 polegadas. Lançado para o público intermediário, a grande vantagem é que ele traz recursos antes só presentes nos top de linha da marca, com o Gesture Shot, que permite tirar selfies com gestos a 1,5 metro do aparelho, e o Glass View, que exibe informações de aplicativos mesmo com a tela travada.

Microsoft -

Já a Microsoft colocou tela de 5 polegadas no Lumia 640, câmera de 8 megapixels e sistema operacional Windows Phone 8.1, que em breve deverá ser trocado pelo Windows 10. Outra boa novidade da feira, que a bem da verdade, não teve lá muito o que mostrar em questão de smartphones.

Lumia 640, lançamento da Microsoft para o mercado de smartphones de baixo custo

 

Muitos lançamentos legais e indispensáveis. Assim como garantir a segurança de todos esses aparelhos. Pense nisso!