Viajar é tudo de bom, mas os cuidados com passaporte, seguros de viagem, bagagem de mão e mala são essenciais. Por isso, preparamos dicas infalíveis para você!

seguro viagem bemmaisseguro.com

Enfim, férias – e você não vê a hora de fazer as malas e partir. Bem, a gente sabe que não é tão simples assim, principalmente quando a viagem é para o exterior. É preciso fazer as reservas de voo e hotéis, providenciar todos documentos necessários, dependendo do lugar para onde você for ainda há as vacinas e é preciso, contratar um seguro  viagem que o te deixe tranquilo para ficarão longe de casa. Mesmo fazer as malas pode não ser uma tarefa tão simples assim. Por isso nessas horas prestar atenção em algumas dicas de viagens pode fazer uma diferença enorme entre horas de puro lazer ou de aborrecimento. Então fique esperto: confira as 10 dicas abaixo e programe-se sem susto.

Planeje sua viagem com antecedência

planejando a viagem bemmaisseguro.com

Deixar tudo para última hora é a receita certa do fracasso e do aborrecimento, por isso planeje sua viagem com bastante antecedência. Assim você tem tempo de escolher o destino com calma vendo todas as possibilidades e conhecendo um pouco mais sobre cada lugar; consegue os pacotes mais interessantes nas agências, inclusive fazendo uma busca sobre possíveis incidentes ocorridos com aquela operadora, prestando atenção no serviço prestado e não apenas no preço; e ainda pode fazer a troca de moeda com calma, aproveitando o melhor câmbio.

Faça um seguro de viagem

viaje com segurança bemmaisseguro.com

Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem, a garantia de que você terá toda a cobertura necessária caso algum incidente ocorra enquanto você estiver fora. Além disso, não esqueça que ele é obrigatório para entrar nos países da União Europeia, por exemplo, mas você deve contratar um seguro mesmo que vá viajar para lugares mais próximos.

Como escolher um bom hotel

escolhendo o hotel bemmaisseguro.com

Analise todas as facilidades que o hotel oferece, como o café da manhã (há hotéis que oferecem buffets imensos no café da manhã, por exemplo, outros quase nada), o acesso à internet (é feito por wi-fi no conforto do seu quarto ou em um computador disputado no salão do hotel?), se há transfer e se ele é gratuito ou não, a proximidade e o tipo de acesso aos pontos que você pretende visitar (se fica perto da praia, se há condução farta nas proximidades ou se há ladeira íngremes que você terá que transpor a pé). Dica: dê sempre uma olhada na avaliação dos hóspedes.

Faça a mala sem exagero

fazendo a mala - seguro viagem - bemmaisseguro.com

Em uma mala bem organizada você não precisa pagar peso extra à toa. Veja a previsão do tempo para a região nos dias da sua viagem nos sites especializados, veja a recomendação dos hotéis da região sobre o tipo de roupa que deve ser levado para os passeios. Faça uma lista com peças que priorizem o conforto e a versatilidade. Procure colocar peças em sacos especiais que tiram o ar e economizam espaço e vá vestido com as peças mais pesadas ou grandes, deixando mais área livre na mala para outros itens. Dica: use molas de canetas para proteger os fios de carregadores de celulares, binder clips para proteger lâminas de barbear e enrole as roupas, em vez de dobrá-las.

Verifique seu passaporte

passaporte - seguro viagem- bemmaisseguro.com

Pode parecer básico, mas muita gente esquece: verifique se o seu passaporte está na validade, inclusive se na volta ela não estará vencida. Outro ponto a ser verificado também é a sua carteira de identidade (RG). A data de emissão da via não pode ser superior a 10 anos.

Vacinas

acinas - seguro viagem - bemmaisseguro.com

Não esqueça de pesquisar se há exigência de vacinas para o destino escolhido, mas isso deve ser feito pelo menos dois meses antes da data da viagem. Nas viagens nacionais e para a Ásia e África crianças e adultos devem tomar vacina contra febre amarela para as áreas endêmicas pelo menos dez dias antes, assim como a tifoide. Nas viagens internacionais verifique as exigências de cada país.

Na bagagem de mão…

bagagem de mão seguro viagem - bemmaisseguro.com

Deve conter alguns itens necessários e outros que podem ajuda-lo em situações inesperadas, como seus documentos pessoais (como identidade e passaporte), voucher da viagem de ida e de volta, objetos de higiene pessoal, uma muda de roupa, seus cartões de crédito e dinheiro, claro. Assim você não fica na mão se sua mala se extraviar.

O que não pode ser levado na bagagem de mão

Bebidas alcoólicas, objetos pontiagudos, cortantes, armas de fogo e a maioria das ferramentas, produtos químicos, como sprays para cabelo, cloro e acetona, são terminantemente proibidos. Se você tiver que levar medicamentos essenciais, lembre-se que pode ser necessário apresentar a receita no balcão de embarque. Guarda-chuva, tesouras sem ponta, líquidos em pequenas embalagens medicinais, batom e desodorante estão liberados, assim como aparelhos eletrônicos.

Cartões

cartões - seguro viagem - bemmaisseguro.com

Viajar sem fazer compras é uma tarefa quase impossível, por isso não esqueça de habilitar seu cartão de crédito para a função internacional e avise à operadora as datas de ida e volta, evitando que ela bloqueie uma compra em outro país.

Tenha sempre dinheiro em cash

Por outro lado, não esqueça de andar sempre com dinheiro cash, ao vivo, já que pode haver situações em que nenhum cartão é aceito, como pequenas despesas. Dica: na hora de trocar a moeda, prefira as casas de câmbio que têm margem de negociação maior, inclusive com descontos dependendo da quantidade de moeda a ser trocada.

Bom, depois dessas dicas é só aproveitar cada momento. Ainda não escolher para onde vai? Temos algumas dicas dos melhores destinos de viagem.