Está em busca de dicas para tirar fotos? A gente conta as melhores!

10 dicas para tirar fotos perfeitas-enquadramento

Nunca a fotografia foi tão valorizada e hoje não tem quem não aponte uma lente para si mesmo, outra pessoa ou alguma coisa pelo menos duas vezes por dia.  Mas o mais interessante é que esses aparelhos fantásticos criaram toda uma nova forma de ver a vida, revolucionaram o jeito de olhar. Hoje as pessoas comuns, e não apenas os fotógrafos profissionais, passaram a pensar plasticamente, enxergando a beleza em ângulos diferentes, contrastando tons e pensando em enquadramentos que diferenciem suas fotografias. Por isso, para te ajudar a criar imagens ainda melhores, separamos 10 dicas para tirar fotos, seja qual for o seu aparelho.

 1.           Atenção para a distância

A distância é um fator muito importante, principalmente quando o objeto da foto é elemento humano. Fotos muito próximas, sejas selfies ou não, tendem a distorcer as proporções, aumentam a testa, evidenciam manchas e imperfeições, contorcem feições. O ideal é usar o chamado Plano Americano, ou seja, fotos da cintura para cima. A foto frontal desvaloriza o corpo, por isso procure sempre dar uma virada básica para o lado.

 

2.           Iluminação natural a favor

Fotografar contra a luz deixa a silhueta escura. Há fotos bastante bonitas e plásticas com contornos contra o por do sol, por exemplo, mas em via de regra as fotos contra a luz não costumam dar certo para quem não é profissional. A dica é procurar sempre uma fonte de luz natural frontal, como uma janela, por exemplo. Se quiser um efeito sombreado, deixe-a incidir lateralmente. As melhores horas do dia para aproveitar a luz natural são pela manhã (principalmente dentro de casa) e no final da tarde, quando a luz está menos “chapada”, especialmente em ambientes abertos.

3.           Enquadramento

 Você já reparou que a câmera do celular tem um recurso onde aparecem quadrados na foto formados por linhas-guias? Elas são feitas justamente para ajudar a conseguir o melhor enquadramento dos elementos: nos pontos em que elas se cruzam deve ficar o objeto principal, como o meio do rosto, por exemplo. Esteticamente ela fica muito mais agradável do que com o objeto centralizado. Esta é uma ótima dica para tirar fotos. Todo celular tem a opção de enquadramento.

10-dicas-para-tirar-fotos-perfeitas-paisagem-bemmaisseguro.com

 4.           Saiba usar o flash

Como o flash das câmeras de smartphones é fixo, não há como rebatê-lo no teto ou em alguma parede para evitar sombras, então o ideal é você utilizar a distância para que ele não estoure e deixe o objeto com a luz estourada. Essa distância vai variar de acordo com a potência do flash, que varia de acordo com o modelo do aparelho, então o ideal é fazer algumas experiências em casa até chegar na melhor distância. Os flashes de LED duplo procuram acabar com esse problema abrindo a luz antes do disparo principal.

 5.           Saída pela esquerda

Um estudo da Universidade Wake Forest (EUA) mostrou que o lado esquerdo do rosto é mais atraente do que o direito. O motivo pode ser porque é o lado da face que demonstra mais emoção, então fica a dica de qualquer forma. Ao inclinar o rosto um pouco para a direita você também estará visualmente afinando o rosto e as bochechas, ideal para quem tem o rosto gordinho.

10 dicas para tirar fotos perfeitas-bemmaiseguro.om

6.           Iluminação artificial

Se a iluminação artificial for boa, você nem precisa de flash. A melhor forma não é nem deixa-lo no automático, é desligar mesmo. Apesar de não ser a forma mais prática, aprendendo a fazer o controle manual da luz você tira fotos muito mais bonitas. Se for fazer uma foto no seu quarto, use por exemplo diferentes posições de um abajur ou luminária em relação ao objeto fotografado. Faça várias fotos e aprenda pela experiência, assim quando for para valer você já está craque. Lembre-se que a prática é a melhor forma de aprender a fotografar.

7.           Paisagens

Ao olhar para uma paisagem, procure imaginar como ela ficaria enquadrada pela câmera. Procure um detalhe diferente que possa ser o foco, ângulos esteticamente interessantes, que formem figuras geométricas, por exemplo: os paralelos da linha do mar e da praia, Pedras e montanhas que podem formar ângulos de 45 graus com a moldura da foto. As pessoas tendem a subir em algum lugar para ter uma visão “diferente” do alto, mas raramente experimentam abaixar-se para modificar o olhar, o que pode render surpresas muito interessantes.

8.           Selfie neles!

É selfie? Então escolha bem o pano de fundo e saiba aproveitar o que tem à sua volta. Claro que a figura principal é você, mas enriqueça o quadro com os elementos do entorno, deixando a foto mais bonita ainda. O azul do mar ao fundo ou flores no campo, por exemplo, fazem você realçar ainda mais no selfie. Por outro lado se estiver em casa use o ambiente para melhorar a qualidade da imagem. Cortinas clarinhas ou transparentes, como as de voal, fazem um efeito bonito e ajudam a melhorar a qualidade da imagem regulando a luz.

10-dicas-para-tirar-fotos-perfeitas-selfie-bem-mais-seguro-com

9.           Use e abuse dos aplicativos para fotos

Sim, eles são de grande ajuda, além de terem centenas de efeitos e filtros que podem transformar a sua fotografia totalmente. Consulte a lista dos 10 melhores e baixe os que mais têm a ver com o seu estilo fotográfico.

10.         De olho nos detalhes

Fotografar detalhes – como folhas caídas, um botão na mochila ou a garrafa de vinho com taças – mostram o olhar especial que você tem e criam uma aura de intimidade.