4020-1771

(capitais e regiões metropolitanas*) Ligue e contrate seu seguro

Sem categoria

5 coisas que você precisa saber sobre troca de óleo e filtro de carro

Confira quais os principais cuidados você deve ter com a troca de óleo e do filtro do motor do seu carro.

 

5 coisas que você precisa saber sobre troca de óleo e filtro de carro

Pode parecer uma bobagem, mas ela é um dos procedimentos mais importantes para a vida útil do motor, e quando mal feita ou inexistente, pode acarretar em problemas que vão do simples aumento no consumo de combustível à redução do desempenho até a fundição do motor – e aí o prejuízo pode chegar a até a metade do valor do carro. Veja aqui 5 coisas que você precisa saber na hora da troca de óleo do seu carro.

1 . O filtro também precisa ser trocado

Filtro de óleo - Bem Mais Seguro

Ao contrário do que muita gente pensa, o filtro também deve ser trocado todas as vezes que houver troca do óleo do motor. Apesar de cada veículo ter uma especificação, não adianta trocar o óleo e deixar o filtro velho, já que é justamente ele que impede a circulação de impurezas pelo motor. Se os dois não forem trocados juntos pode haver comprometimento de outras peças, de custo elevado para reposição, principalmente quando comparadas ao preço do próprio filtro.

2. Melhor óleo para o seu carro

Dica sobre o melhor óleo para o seu carro - Bem Mais Seguro

O melhor óleo para o seu carro não é aquele que aparece no comercial da televisão, nem o que o piloto de Fórmula 1 indica, nem o que o frentista garante ser a última palavra em tecnologia. O melhor óleo para o seu carro é aquele que vem especificado no Manual do proprietário que acompanha o carro de fábrica. Se ele está indicado ali, não é à toa: os fabricantes investem pesado em pesquisas e tecnologia para conseguirem o lubrificante que melhor potencializa as características daquele motor. Se não houver jeito e você tiver que completar o óleo com um de outra marca, atenção nas suas especificações, elas devem ser as mesmas do óleo indicado pela fábrica.

3. Cuidado com o preço da troca de óleo

Preço na troca de óleo - Bem Mais Seguro

Trocar o óleo não é uma coisa exatamente barata: afinal a indicação em geral é trocar o óleo das montadoras a cada 15 mil Km, o que acarreta em um custo de cerca de 7 litros de óleo por troca. Assustados com o preço da troca de óleo, muitos proprietários acabam se deixando levar por lubrificantes mais baratos, que têm menos resistência e são muito facilmente encontrados nos postos de gasolina. O problema é que os produtos mais em conta podem acabar saindo caro, ainda mais quando somados à baixa qualidade da gasolina que não queime da forma adequada e acabe se misturando ao óleo do motor, tirando sua capacidade total de lubrificação das peças. O prejuízo só não é maior quando o dono troca o lubrificante rigorosamente a cada 3 mil Km.

4. Procure um profissional de confiança

Bons profissionais na troca de óleo - Bem Mais Seguro

É preciso prestar atenção também ao profissional que fará a troca, porque nem sempre o posto de gasolina é o local adequado. Nestes locais é comum o frentista não se preocupar em perguntar qual o óleo que já está no veículo e, no caso de apenas completar o nível, usar o óleo que tem disponível – é preciso levar em conta não só a marca, mas também a viscosidade e o tipo de produto. Colocar outros aditivos junto com os que já estão no motor pode fazer com que ele se deteriore mais rapidamente, da mesma forma que misturar lubrificante mineral com sintético. Para mudar de marca ou de tipo é preciso fazer uma troca completa, retirando todo o óleo velho, substituindo o filtro e só então colocar o novo produto.

5. Quando é hora de trocar o óleo e o filtro

Quando é hora de trocar o óleo - Bem Mais Seguro

 

Você já sabe que ambos devem ser trocados juntos e porquê, agora veja quando. Mais uma vez o que deve ser levado em conta é o período indicado pela fabricante, inclusive com as ressalvas feitas no manual do proprietário. Quando o uso é considerado “severo”, em situações em que o carro enfrenta condições ruins de navegação, como ruas alagadas ou lama, muita poeira, engarrafamentos diários ou uso contínuo, o período deve ser antecipado.
O período normal varia de acordo com a marca e o modelo do veículo e pode variar entre 15 mil e 7,5 mil quilômetros rodados, mas pode ser antecipado para 3 mil Km. A dica é olhar – e seguir – todas as recomendações do manual. Dessa forma você estará contribuindo para o melhor rendimento e uma vida útil mais longa do motor.

Além das dicas para realizar a troca de óleo do seu carro, confira também nosso passo a passo sobre como funciona a troca de óleo e filtros do seu carro, no Guia Auto da BemMaisSeguro.com.

9 Comentárioss

  1. João Francisco Dos Santos Neto

    muito bom essas especificação de como fazer uma boa troca de óleo para nossos veículos muito bom é saber que podemos contar com quem sabe informa a forma correta e com um bom atendimento obrigado.

  2. Evaldo Tofoli

    Queria saber se um carro 1.0 (Fiesta),
    de pouco uso qual é a recomendação de quilometragem adequada para a cada troca.

  3. Evaldo Tofoli

    Queria saber se um carro 1.0 (Fiesta),
    de pouco uso, qual é a recomendação de quilometragem adequada para a cada troca do óleo.

    • carlos

      Evaldo em caso de vc não rodar os km dentro de 6 meses e melhor trocar assim mesmo.

  4. José severino dos santos

    Queria saber com quantos quilômetros se troca o óleo de um fox 1.6 e qual tipo de óleo

  5. Antonio

    Olá.
    Tenho um fiesta 1.0 2008 e o mecânico coloca óleo 15-40 nele.
    Gostaria de saber se está certo ou coloco o do manual que é 5-30 se não me engano.
    Moro no RS onde no inverno se congela e no verão cozinham os.
    Ele está com 90000 km.
    Obrigado

  6. ROSEMILTON OLIVEIRA

    toyota vitz ano 2003,gasolina quais são os oleos a usar~?

    combaterejaculacaoprecoce.com

  7. Angela

    Não me lembro aonde está o manual do Palio,qual o óleo melhor para éle,obrigado excelente as informações do site de vocês grata.

  8. cinthia

    bom dia gostaria de saber com 40 mil o que preciso trocar o meu e um onix

comentários

A Assurant Direta Corretora de Seguros Ltda., BemMaisSeguro.com, inscrita no CNPJ/MF sob o Nº 04.613.348/0001-05 é uma empresa especializada na venda de seguros pela internet. A BemMaisSeguro.com atua em estrita observância à legislação securitária estando registrada como corretora de seguros na Superintendência de Seguros Privados - SUSEP nº 10.2018459.0, e cadastrada nas principais seguradoras do país. Em nosso site, você encontrará um ambiente seguro, fácil e intuitivo para comprar o seguro mais adequado e os meios para esclarecer as suas dúvidas.